Alimentação

Cachorro pode comer pimentão?

Publicado em 05 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

É só abrir uma embalagem ou pegar um prato que o pet já vem. A vontade é de dividir tudo, mas sabemos que não podemos. Alguns alimentos fazem muito mal aos cães e não devem ser oferecidos. Por exemplo, você sabe se cachorro pode comer pimentão?

cachorro preto

Essa é uma das comidas que geram muitas dúvidas. É saboroso e tem um cheiro maravilhoso quando acrescido a uma receita. Para o ser humano, ele oferece vitaminas C, E e vários nutrientes essenciais à dieta.

Mas a pergunta que não quer calar: pimentão faz mal para cachorro ou pode ser oferecido sem medo? Para não errar nem colocar seu pet em risco, o melhor é se informar. Vem com a gente fazer essa descoberta!

Pimentão para cachorro: pode ou não pode?

A resposta é que cachorro pode comer pimentão, sim! Então, na hora em que você estiver fazendo uma salada com esse alimento e o pet pedir sem parar, pode oferecer um pedacinho sem medo.

Embora não haja problemas em oferecê-lo cru, é sempre mais interessante cozinhar para ajudar a digeri-lo mais rapidamente. O mesmo pode ser feito com vários outros legumes e verduras que os cachorros podem comer.

Benefícios do pimentão para cachorro

Agora que você sabe que cachorro pode comer pimentão e pensa em introduzi-lo à alimentação natural diária do pet, é interessante saber o que isso traz de bom a ele. Para o ser humano os benefícios são muitos, mas será que funciona da mesma forma para os animais?

Ao dar um pedaço de pimentão para cachorro, você estará oferecendo vitaminas B1, B2, B5, cálcio e ferro ao pet. Além disso, ele possui características antioxidantes que podem ajudar tanto o sistema cardiovascular quanto o imunológico.

O melhor é que o pimentão é um alimento de baixa caloria e que pode ser oferecido sem muito peso na consciência. Não dá para ter uma despreocupação total nesse quesito por conta do teor de acidez do alimento. Sem os devidos cuidados, o excesso pode afetar o estômago do bichinho a longo prazo.

Como oferecer pimentão para cachorro?

Apesar de que o tutor pode dar pimentão para cachorro de todos os tipos, o melhor para os cães é o vermelho. Os níveis de acidez dele são mais baixos e evita problemas por consumo em excesso.

Como dissemos, o ideal é oferecer verduras e legumes sempre cozidos, e o pimentão não foge à regra. Na hora de introduzir a hortaliça à alimentação, escolha os mais maduros, retire todas as sementes e cozinhe por alguns minutos.

É sempre bom lembrar: sem condimentos. Cachorros não podem comer alimentos que foram temperados, ou seja: cebola e alho estão completamente fora do cardápio de qualquer animal de estimação. Eles são prejudiciais e podem oferecer riscos à saúde do cachorro.

Nesses casos, o cachorro pode comer pimentão misturado à ração, mas também como petisco. Há quem ofereça apenas o alimento industrializado nas refeições e use frutas, verduras e legumes como premiação por bom comportamento ou como lanche ao longo do dia. No entanto, é sempre importante fugir dos excessos.

Seja só com ração, alimentação natural ou um misto dos dois, é sempre bom ter equilíbrio para que não falte nenhum nutriente no dia a dia do cachorro. A porção diária precisa ser respeitada, assim como a porcentagem certa de proteínas, carboidratos e outros elementos.

cachorro deitado no sofá

Quais outros alimentos cachorro pode comer?

Agora que você sabe que o pimentão pode ser oferecido para o pet, com certeza não vai dar medo dar um pedacinho, não é? No entanto, você sabe que não são todas as comidas que cachorro pode comer. Nesse caso, sempre pesquise em caso de dúvida. O que você pode oferecer a ele é:

  • abóbora;
  • batata cozida;
  • banana;
  • brócolis cozido;
  • beterraba;
  • cenoura;
  • chuchu;
  • frango e carne sem temperos;
  • maçã;
  • mamão;
  • ovo cozido;
  • pimentão.

São várias opções de frutas, verduras e legumes. O melhor de tudo é poder variar e oferecer uma alimentação com nutrientes, natural e diversificada. Até cachorros que têm dificuldade de comer ração se interessam mais quando têm um alimento diferente ali. Claro, não precisa colocar todos juntos ou diariamente.

Mas atenção! A ração é um ótimo alimento, com todos os estudos para torná-la balanceada e oferecer tudo o que o cachorro precisa. Não há necessidade de complemento para questões de saúde. Por isso, oferecer essas comidas é opcional.

Em caso de mistura com a ração seca, dose a porção diária de alimento. Calcule o que você deve oferecer por refeição e, ao acrescentar outro alimento, retire um pouco de ração. Isso e a prática de exercícios ajudam muito no combate à obesidade canina.

O que cachorro não pode comer?

Saber o que seu pet pode comer é bom, mas a atenção precisa ser dobrada para aqueles alimentos que cachorro não pode comer. Sabia que alguns são tóxicos a ponto de matar o pet? Isso mesmo, dependendo do tamanho, raça e quantidade ingerida, o animal pode vir a óbito depois de consumi-los.

Nesses casos, existem diversos níveis, desde os alimentos que realmente podem matar até aqueles que podem causar problemas a longo prazo. Por isso, não ofereça as seguintes comidas ao cão:

  • abacate;
  • alho e alho poró
  • café;
  • álcool
  • cebola e cebolinha
  • chocolate;
  • leite;
  • sementes em geral;
  • temperos e condimentos;
  • tomate verde;
  • uva e uva-passa.

Esses são os principais vilões da alimentação dos cachorros. Por isso, evite oferecer e fique de olho para que ele não pegue um pedacinho que caiu no chão ou ele “roube” sem que você veja.

cachorro recebendo comida do tutor

Muito bom saber que cachorro pode comer pimentão e poder variar a alimentação dos pets, não é? Mas aqui, na Petz, também é possível encontrar as melhores rações e petiscos diversos para o seu cão. Assim, tédio na hora de comer não tem!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog