Alimentação

Cachorro pode comer tomate?

Publicado em 22 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 3min

Para nós, seres humanos, o tomate é um alimento que, além de saudável, é um grande curinga culinário: pode ser comido na salada, servir de aperitivo, com um pouco de sal, e, claro, é ingrediente fundamental no molho da macarronada. Mas e para os pets? Será que cachorro pode comer tomate ou esse alimento não é recomendado?

tomates em prato

Posso oferecer tomate para o cachorro?

Cachorro pode comer tomate, mas, com tantas ressalvas, o melhor é evitar. Existem outros alimentos mais seguros e saudáveis, além de igualmente saborosos para esses pets.

Quando preparamos um molho de tomate, é comum seguirmos os conselhos da avó e acrescentar uma pitada de açúcar. Embora isso não elimine o problema — só uma base, como o bicarbonato de sódio, seria capaz disso — o truque serve para mascarar a acidez. É essa acidez natural do fruto que, em excesso, lesiona o estômago do pet.

Outro risco do tomate para cachorro é a substância chamada solanina. Ainda que esteja mais presente na planta que no próprio fruto do tomate, ela é tóxica para os cães. Entre os sinais de intoxicação pela substância estão: 

  • desconfortos gastrointestinais;
  • alterações no ritmo cardíaco;
  • perda de coordenação motora;
  • fraqueza;
  • tremores,
  • convulsões.

Nesse sentido, é importante destacar que, quanto mais verde estiver o tomate, maior será a concentração de solanina no alimento. Embora quadros graves de intoxicação pela ingestão de tomate sejam raros, ela pode, sim, provocar dores e alterações no organismo do cachorro. 

Por fim, as sementes presentes em abundância no tomate podem causar obstrução gastrointestinal. Já a casca desse fruto é uma das mais contaminadas pelo uso de agrotóxicos. Ou seja, ao questionar se cachorro pode comer tomate, saiba que é melhor é evitar o fruto.

cachorro com a língua de fora

Alguém ofereceu tomate ao cachorro por descuido, e agora?

Se você achou que cachorro come tomate e já ofereceu o alimento para o pet alguma vez, não se desespere. Embora pouco recomendada para os cães, a ingestão do alimento raramente evolui para quadros graves de intoxicação. 

Isso, especialmente, se o alimento for oferecido maduro, sem pele e sementes, em pouca quantidade. Nesses casos, pode dar tomate para cachorro, mas é comum que o pet apresente algum desconforto gastrointestinal. 

Seja como for, após a ingestão de tomate pelo cachorro, fique atento a qualquer mudança no comportamento do amigo. Em caso de falta de apetite, fraqueza, tremores ou qualquer outro sintoma, um médico-veterinário deverá ser consultado imediatamente!

Pé de tomate: um risco para os cachorros

Como regra geral, tomate faz mal para cachorro e traz mais malefícios que benefícios. No entanto, não se trata de um alimento tão nocivo quanto uva, abacate, chocolate, entre outros. 

Já os pés de tomate são potencialmente mais perigosos para os pets. Isso porque, como dito anteriormente, as folhas e o caule possuem uma maior concentração de solanina, substância tóxica para os cachorros. Portanto, se você tem uma hortinha em casa, o melhor é mantê-la em local ao qual o pet não tem acesso. 

cachorro encarando tomate

Agora que sabe se cachorro pode comer tomate, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre saúde e alimentação pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog