Cachorro pode tomar banho todo dia? Descubra!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 21, 2021

Cachorros
Cachorro pode tomar banho todo dia? Descubra!
Tempo de leitura: 3 minutos

Se para seres humanos já parece não haver um consenso, com alguns tomando até três banhos por dia, e outros, um por semana, quando o assunto são os banhos dos animaizinhos, é aí que a discussão esquenta. Mas será mesmo que cachorro pode tomar banho todo dia?

cachorro tomando banho

De um lado, há quem defenda que cachorros têm que ser cachorros e tomar a menor quantidade de banhos possível. De outro, muitos apaixonados por cães acreditam que manter os cães limpinhos é essencial para o bem-estar deles. Porém, em relação à saúde, qual a frequência de banho em cachorro

Como identificar a frequência com que meu cachorro deve tomar banho

Embora muitos gostem de estabelecer regras gerais para o banho dos peludos, é importante lembrar que nenhum pet é igual ao outro. E isso em relação tanto às suas características físicas quanto aos seus hábitos no dia a dia. 

Um animal que fica mais dentro de casa, por exemplo, tende a acumular menos sujeira que um que permanece no quintal, passeia bastante ou frequenta algum day care

Da mesma forma, não há tanto problema que um peludo que não suba na cama ou no sofá não esteja sempre limpinho, o que não pode ser dito daquele que dorme no nosso travesseiro.

Além disso, alguns problemas de saúde podem alterar a frequência de lavagem em pet. Por exemplo, banho baixa a imunidade do cachorro e, por isso, alguns deles devem ser lavados menos vezes. Já para cães com problemas de pele, pode ser recomendado banho até duas vezes por semana com produtos especiais.

A frequência de banhos ideal de acordo com a pelagem

Considerando tudo isso e dadas condições normais de saúde, o fator determinante da frequência de banho em cachorro está ligada ao tipo de pelagem, como você confere a seguir.

  • Cães de pelo curto: intervalo de 10 a 15 dias, no máximo, entre os banhos.
  • Cães de pelo longo: intervalo de 7 a 10 dias, no máximo, entre os banhos.

cachorro tomando banho

Cães de pelo longo do tipo cabelo 

Alguns pets, como Maltês, Yorkshire e Shih-tzu, possuem pelos com estrutura que se assemelha à do nosso cabelo. Por acumularem mais oleosidade, o ideal é manter o cachorro tomando banho semanalmente.

E no frio? Você pode estar se perguntando. Embora seja recomendado diminuir a frequência de banhos no inverno, uma dica para quem não deseja aumentar os intervalos é escolher dias mais quentes para dar banho no cãozinho. Outra opção é apostar na lavagem a seco.

Riscos do excesso de banho para a saúde do cachorro

Se você é do tipo que tem mania de limpeza e ficou com os cabelos em pé ao ler se cachorro pode tomar banho todo dia, vale pensar nos prejuízos que tomar muitos banhos traz para o seu amigo.

Entre os principais está o fato de as lavagens em excesso removerem a camada de gordura que protege a pele dos animais, deixando-os mais expostos a fungos e alergias. 

Além disso, a remoção dessa camada também elimina bactérias ligadas ao bom funcionamento do sistema imunológico dos cães. Sem ela, eles ficam mais suscetíveis a doenças.

Escovações removem sujeira

Ao se perguntar se cachorro pode tomar banho todo dia, saiba que lavagens não são a único cuidado de higiene com os peludos. Fazer escovações diárias também é essencial para remover poeira e células mortas da pelagem, o que reduz bastante o cheirinho de cachorro. 

Aliás, no caso de o amigo peludo possuir algumas restrições ou alergias, não deixe de levá-lo ao veterinário antes de dar banhos constantes. Dessa forma, você evita qualquer infecção e garante a felicidade do pet.

cachorro tomando banho

Agora que você já sabe mais se cachorro pode tomar banho todo dia ou não, é só colocar em prática! No blog da Petz você encontra conteúdos sobre saúde e bem-estar animal. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *