Alimentação

Confira se o cachorro pode tomar chá de camomila

Publicado em 20 de maio de 2022

Tempo de leitura: 4min

Para trazer alimentos e bebidas diferenciados para a dieta dos bichinhos, é preciso entender se eles causam alguma reação adversa no organismo. Por isso, é comum que surjam algumas dúvidas, como: cachorro pode tomar chá de camomila?

Plantação de camomila sendo regada

Se está em dúvida se pode dar chá de camomila para cachorro, confira o conteúdo que preparamos. Por aqui, vamos te contar como inserir essa bebida na dieta dos bichinhos e quais os benefícios para eles, além de te mostrar a quantidade ideal que eles podem beber. Confira!

Chá de camomila: conheça os benefícios

Você com certeza já deve ter ouvido que o chá de camomila acalma, não é mesmo? É muito comum que as pessoas mais velhas passem esse conhecimento para os mais novos. Nos cachorros, isso também é verdade. Isso porque a bebida funciona como uma espécie de calmante natural para bichinhos ansiosos ou agitados.

Mas esse não é o único benefício desse chá para acalmar cachorro. Ele trabalha para aliviar sintomas de problemas digestivos e cólicas causadas por gases. Além disso, pode ser uma ótima alternativa para os bichinhos que sofrem com insônia, já que pode ajudar a dormir.

Mas afinal, o cachorro pode tomar qualquer chá?

A resposta para essa pergunta é não. Apesar  do chá de camomila para cachorro ser bem benéfico, algumas composições possuem cafeína, uma substância que faz mal aos bichinhos. Ela causa algumas reações nos animais. Confira alguns exemplos:

  • vômito;
  • tremores;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • convulsões.

O ideal é evitar os chás mais escuros ou com aspecto alaranjado. Na hora de comprar, é importante fazer a leitura do rótulo e garantir que não há nenhum ingrediente que possa causar reações nos bichinhos. Se tiver alguma dúvida, consulte seu veterinário de confiança.

Como servir chá de camomila para o cachorro?

Agora que você já sabe que cachorro pode tomar chá de camomila, precisa aprender como inserir essa bebida na dieta dos bichinhos. O primeiro ponto de atenção é que ela deve ser servida em pequenas quantidades e com frequência moderada.

Se for dar o chá de camomila para cães, não adicione açúcares e outros ingredientes. Além disso, fique atento à temperatura da bebida. Se estiver muito quente, pode queimar a boca do bichinho, então, o ideal é servi-lo gelado ou em temperatura ambiente.

Mesmo sabendo que o cachorro pode tomar chá de camomila, é importante ficar de olho no bichinho depois do consumo. Se notar alguma reação alérgica, interrompa o uso da bebida na dieta do animal e consulte um veterinário para dar o melhor tratamento. Esse profissional também pode te ajudar a determinar a frequência com a qual o cão pode tomar o chá.

Cachorro lambendo focinho

Como preparar o chá?

O cachorro pode tomar chá de camomila, por isso, é importante saber prepará-lo. Comece diluindo uma xícara de chá em meio litro de água. Se quiser que a bebida fique mais gelada, deixe na geladeira por algumas horas. Para servir, basta colocar numa vasilha até o bichinho beber tudo.

Conheça outros tipos de chá para cachorro

Sabendo que cachorro pode tomar chá de camomila, ficou curioso sobre quais outros sabores podem ser inseridos na dieta do bichinho? Então, confira nossa lista com alguns exemplos e seus benefícios:

Chá de boldo

O cachorro pode tomar chá de boldo. Esse sabor é extremamente benéfico para a digestão e ainda combate problemas no fígado. Como sempre, consulte o veterinário para entender a frequência ideal para dar essa bebida ao animal.

Chá de hortelã

Outro exemplo de chá para cachorro é o de hortelã. Entre os seus benefícios estão o auxílio na respiração dos bichinhos e a sua função oxidante. Além disso, é uma alternativa bem refrescante. 

Chá de valeriana

Sabendo que o cachorro pode tomar chá de camomila, você também pode oferecer o de valeriana. Ele tem um efeito parecido com o primeiro, ajudando a acalmar em casos de nervosismo e estresse.

Chá de erva-doce

O cachorro pode beber chá de erva-doce também. Esse sabor, que costuma ser um dos favoritos para a dieta dos tutores, é excelente para o tratamento de dor de estômago, cólicas e outros problemas digestivos. Isso porque ele alivia as dores e ainda desintoxica o organismo.

Chá de calêndula

O cachorro também pode tomar chá de calêndula. Essa composição promove a atividade hepática, sendo uma boa alternativa para cães com problemas no fígado e estômago. É importante consultar o veterinário para entender se esse tratamento natural pode ser benéfico no caso do bichinho e qual a frequência para utilizá-lo.

Plantação de camomila

Pronto! Agora você já sabe que o cachorro pode tomar chá de camomila e de outros sabores. Aproveite, então, para conferir o pet-shop online da Petz. Por aqui, temos todos os produtos que os pets precisam para a rotina. Se preferir, pode conhecer as nossas lojas físicas.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog