Alimentação

Cachorro sente sabor? Descubra e tire suas dúvidas

Publicado em 17 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 6min

Não são necessários muitos anos com o amigo de quatro patas para perceber que ele prefere certos alimentos. Já os motivos que levam o pet a gostar tanto de uma comida em vez de outra são um verdadeiro mistério para muitos tutores. Afinal, cachorro sente sabor ou é guiado apenas pelo cheiro?

Cachorro com pelagem preta tomando sorvete de casquinha.

Além disso, é comum o surgimento de outras dúvidas, como: quais são os sabores preferidos dos cachorros? A textura é importante ou não faz diferença na escolha do alimento? O cachorro sente gosto de comida?

Pensando nisso, preparamos um artigo exclusivo com informações que respondem a algumas dessas dúvidas em relação a se o cachorro sente sabor e outras curiosidades sobre cachorro.

Os cachorros têm papilas gustativas?

Como mamíferos, os cães compartilham diversas características anatômicas e fisiológicas com seres humanos. Entre elas, está o fato de possuírem papilas gustativas distribuídas não apenas na língua, mas também no céu da boca. 

Essas papilas gustativas possuem receptores que transmitem informações sobre os sabores ao sistema nervoso. Além de atrair os canídeos para alimentos nutritivos, a capacidade de sentir sabores também é importante para os cães identificarem mais facilmente alimentos perigosos, como comida estragada.

Quais são os sabores que os cães são capazes de sentir?

Estudos trazem evidências de que os cães conseguem sentir praticamente os mesmos sabores que os humanos. O cachorro sente gosto doce e conta com receptores para outros sabores, como: salgado, amargo, azedo e umami, palavra de origem japonesa usada para descrever alimentos saborosos.

Além de análises comprovarem que o cachorro sente gosto da comida, há evidências de que os cães tenham receptores para água, integrados ao sistema de regulação osmótica, como parte do mecanismo de sede, levando-os cachorros a se hidratarem.

Quais são os sabores preferidos dos cães?

Além de comprovarem que o cachorro sente sabor, alguns testes já foram realizados para identificar os sabores preferidos do melhor amigo do homem. Para isso, em geral, são colocados dois comedouros ou dispensers com alavanca com diferentes tipos de alimento por vez.

Assim, pressionar a alavanca de um dos alimentos com mais frequência ou comer mais de um comedouro do que de outro indica a preferência, sendo que, como forma de controle, é alternada a posição do comedouro e do dispenser. 

O cruzamento do resultado dessas observações, realizadas para identificar a preferência, também indica que os cães têm uma alta preferência por carne e alimentos com açúcar na composição. 

Nesse sentido, embora nenhuma pesquisa tenha testado exaustivamente todas as combinações, os resultados levam à hipótese de que, no caso do alimento natural, os cães preferem, em ordem decrescente: carne de vaca, carne de porco, carne de frango e carne de cordeiro.

Os alimentos industrializados

Essa preferência é alterada no caso de alimentos industrializados, o que sugere que os outros sabores presentes no alimento interferem de maneira significativa na propensão.

Além disso, a quantidade de gordura é um fator que pode alterar a preferência. Segundo os resultados das observações, os cães preferem a carne de vaca magra à carne de porco magra. No entanto, a carne de porco gorda tem preferência em comparação com a carne de vaca magra.

Cachorro da raça Husky Siberiano comendo um grão de ração.

A textura e a temperatura do alimento

De acordo com o trabalho de pesquisadores, os cães demonstraram preferência por alimento cozido ao cru, o que vale especialmente para a carne, desfazendo o mito de que é mais saudável oferecer carne crua ao pet. Além de menos saboroso, o alimento sem cozimento aumenta muito o risco de contaminação.

Quanto à temperatura, os cães demonstram preferência por alimentos aquecidos em comparação aos frios. Porém, cuidado para não exagerar no tempo de panela ou micro-ondas! No caso da dieta caseira, o ideal é servir a comida morna. Alimentos muito quentes podem queimar a língua de cachorro.

A relação do olfato com o paladar

Sabemos que o olfato é um dos sentidos mais importantes para o cachorro. Por isso, muitos acreditam que o cheiro da comida seja até mais relevante quando comparado se o cachorro sente sabor. Entretanto, as considerações científicas realizadas revelaram alguns aspectos bastante surpreendentes.

De fato, assim como os bichanos, os cães se sentem atraídos por odores de carne. Contudo, se eles não sentirem o sabor da carne ao provarem o alimento, não darão preferência à comida, indicando que o odor deve estar aliado ao sabor.

O olfato demonstrou ser importante na preferência por determinados tipos de carne. Assim, durante os testes, cães com perda de olfato natural ou induzida artificialmente não demonstraram preferência por tipos de carne, ao passo que cães com o olfato normal, sim.

Seja como for, tanto os cães com olfato quanto os com perda olfativa preferiram a carne a outros tipos de alimento. Portanto, uma das conclusões é que o paladar canino é mais determinante na escolha do alimento do que o olfato. No entanto, o odor dos alimentos pode levar a pequenas distinções, como o sabor da carne.

Como saber quais são os sabores preferidos do meu cachorro?

As pesquisas foram realizadas em laboratórios, com pequenos grupos de cães. Outros testes feitos com pets domiciliados demonstraram que, em uma situação normal de convivência com uma família, em que os cães experimentam um ambiente mais rico e variado, é muito mais difícil encontrar padrões na preferência deles.

Isso também está ligado ao histórico de cada pet. Para saber quais são os sabores de que seu pet mais gosta é só observar quais alimentos são mais estimulantes para ele como recompensa. Além de comidas com sabor de carne, como bifinhos, muitos pets gostam de certas frutas e vegetais.

Como oferecer os alimentos?

A respeito da oferta de alimentos, é importante destacar que, para evitar o ganho de peso, é fundamental que a quantidade de petiscos não passe de 10% da quantidade diária recomendada de calorias para o animal. Já no caso da dieta caseira, é imprescindível que o cardápio seja elaborado por um médico-veterinário.

Levar o pet a um especialista é a maneira mais adequada de compreender tudo sobre os cachorros e as necessidades deles, seja relacionado a alimentação ou a outras questões ligadas à saúde do animal.

Cachorro nas cores bege e branco ao lado de um pote de comida e de água.

Agora que você já tem as principais respostas a respeito de se o cachorro sente sabor e outros detalhes importantes sobre o paladar dele, que tal conferir outros conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog