Cachorros

Cachorro tem pesadelo? Confira aqui!

Publicado em 04 de junho de 2021

Tempo de leitura: 4min

O relato é bastante comum entre tutores que dividem o quarto com o pet: chega a noite, o companheiro dorme e, de repente, começa a fazer barulhos inusitados, como se estivesse tentando latir ou rosnar para alguém ou alguma coisa. Mas será que cachorro tem pesadelo?

cachorro tem pesadelo

Apesar de divertido, o comportamento também pode gerar algumas dúvidas e preocupações: afinal, cachorro tem pesadelo? Se sim, isso é prejudicial? E mais: devo despertar o pet do sonho ruim?

Começando pela pergunta principal, a resposta é sim: diversos estudos sugerem que assim como a gente, cachorro sonha e pode ter pesadelos. Em mamíferos, o fenômeno ocorre durante o sono REM, caracterizado pelo movimento rápido dos olhos. A seguir, saiba mais sobre o assunto e o que fazer (ou não) nessas situações. 

Estudos sugerem que outros mamíferos também sonham

Ao olhar para um pet fazendo pequenos movimentos e ruídos enquanto dorme, parece óbvio que os cachorros têm sonhos. No entanto, as evidências de que o fenômeno ocorre também entre mamíferos de outras espécies vão muito além da observação superficial. 

Já em 1959, um grupo de neurocientistas franceses encontrou uma maneira de inativar temporariamente o mecanismo que inibe os movimentos dos felinos durante a fase REM do sono e observou o comportamento deles. 

Com esse mecanismo inativado, os gatos passaram a erguer a cabeça e a fazer diversos movimentos, como se estivessem vendo e tentando perseguir animais ou objetos, o que sugere uma formação de imagens semelhante ao nosso sonho.

Mais recentemente, em 2001, um estudo observou os padrões cerebrais de ratos enquanto estes percorriam labirintos acordados e os comparou com os padrões cerebrais apresentados pelos mesmos indivíduos durante o sono REM. 

cachorro tem pesadelo

O resultado é que os padrões nas duas situações eram muito parecidos, sugerindo que os ratos não apenas sonham, mas que, assim como a gente, possivelmente sonham com situações experimentadas durante o dia ou rotineiramente. 

Da mesma maneira, estudos baseados na análise de encefalogramas em cachorros também revelaram padrões de atividade cerebral durante o sono que sugerem sonhos. Logo, é bastante provável que também o cachorro tem pesadelo.

Pesadelos, eles podem ser prejudiciais ao bem-estar?

Conforme explica a Dra. Júlia Bezerra de Andrade, médica-veterinária da clínica Seres de Aracaju, cães que não descansam pelo tempo adequado podem apresentar irritabilidade e comportamento agressivo, elevando o nível de estresse do pet. Continue lendo e saiba um pouco mais sobre o pesadelo de cachorro e como ele pode afetar os peludos.

Filhotes de até dois meses de idade necessitam, em média, de 18 horas de sono ao longo do dia. Conforme vão ficando mais velhos, o período de sono diminui para 12 horas diárias quando adultos. Ao chegar à idade madura ou senil, eles voltam a precisar de mais horas de sono”, explica a médica-veterinária. 

Uma vez que ocorrem durante a fase REM do sono, caracterizada pelo descanso profundo e pela liberação de hormônios importantes para o equilíbrio do organismo, o cachorro sonhando com pesadelos muito frequentes podem atrapalhar o descanso do pet, consequentemente deixando-o mais agitado e ansioso durante o dia.

Como proporcionar ao pet noites mais tranquilas

Ao observar o cachorro tendo pesadelo, é importante resistir à tentação de acordá-lo de maneira abrupta. “Se estiver tendo um sonho ruim, o cachorro pode apresentar comportamentos indesejáveis ao acordar, como atacar ou ser agressivo com o tutor, por reação ao sonho”, alerta a Dra. Júlia. 

Em vez disso, deixe que o cachorro desperte por conta própria e procure adotar medidas no futuro que favoreçam o repouso noturno, como proporcionar ao cão uma rotina saudável e previsível, com horários determinados para refeições, atividades físicas e mentais.

cachorro tem pesadelo

Além, é claro, de levá-lo ao veterinário ao menos uma vez por ano para um check-up. Alterações no organismo e quadros que provocam dor também podem prejudicar o sono. Gostou de descobrir se cachorro tem pesadelo? Então, confira outros conteúdos como esse no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog