Cachorros

Dicas para tornar dois cachorros amigos

Publicado em 09 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Muitos tutores ficam em dúvida sobre adotar ou não um novo peludo quando já possuem um cãozinho em casa. Até porque é muito comum encontrar cães que não se dão bem com outros animais, mesmo que da mesma espécie. Mas, afinal, é possível tornar dois cachorros amigos?

Dois cães sentados lado a lado em uma entrada com porta

A seguir, você confere dicas de como socializar cachorros!

Socialização, o segredo para muitas amizades

Quando se trata de um cão doméstico, muitos chegam à casa dos tutores com dois ou três meses de idade. Essa é a chamada primeira fase do medo.

O período é crucial para mostrar ao cão o que ele deve temer e quais situações podem ser muito agradáveis. Isso inclui o convívio com outros cachorros e pessoas!

Quando um pet não recebe os estímulos sociais necessários nos primeiros meses de vida ou quando ele tem experiências traumáticas, o mais provável é que ele se torne antissocial.

Cachorros amigos: socialização passiva x socialização ativa

Para promover a socialização canina, é importante que o pet tenha contato com outros cachorros e pessoas ainda filhote. Porém, engana-se quem pensa que basta passear com ele, deixando-o explorar o mundo sem interferências.

Isso porque a ideia de socialização não é apenas acostumar o pet aos estímulos. É importante fazer com que ele aprecie a companhia de outros cachorros.

Essa é a principal diferença entre a socialização passiva e a ativa. Na primeira, o pet recebe os estímulos ao acaso, correndo o risco de ter experiências negativas.

Já na segunda, o tutor “cria” esses encontros de forma controlada, associando-os a outros estímulos agradáveis, como brincadeiras e petiscos. Isso faz com que o peludo aprecie a presença de outros cães com experiências boas. Logo, ele passa a se dar bem com eles.

Como apresentar um cachorro para outro

A escolha dos indivíduos, assim como a maneira em que os pets são apresentados, é muito importante na socialização. O contato com um pet agressivo ou uma interação cercada de broncas e de punições pode ser traumática.

dois cães indo passear com seu tutor usando coleiras

Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a evitar problemas e a garantir uma socialização mais adequada:

  • Procure apresentar o filhote somente a cachorros sociáveis e tranquilos. Isso facilita a interação, diminuindo o risco de brigas;
  • De preferência, faça a apresentação em locais fechados, tranquilos e longe de outros estímulos que possam assustar os cães amigos;
  • Deixe que os cães se aproximem em seu próprio tempo. Deixe que se olhem e que se cheirem até que se sintam à vontade para brincar;
  • Sempre supervisione a brincadeira. Em caso de brigas, faça um barulho alto para distrair os cães e aparte os dois com cautela;
  • Evite brigar, não grite e não faça nada que possa contribuir para que o pet associe aquele momento a algo negativo,
  • Ofereça petiscos e estimule brincadeiras. Isso ajuda seu amigo a associar a presença de outros cachorros a momentos agradáveis.

Segundo pet: como tornar dois cachorros amigos?

Mesmo um cão amigo bem socializado costuma estranhar a chegada de um segundo pet na casa. Nessa hora, muitos apresentam mudanças de comportamento, como o isolamento.

“O pet precisa de um tempo para entender e aceitar que há um novo integrante na casa”, diz a médica-veterinária da Petz, Dra. Karina Mussolino. 

cães brincando um em cima do outro

Por isso, se você quer descobrir como socializar dois cachorros, saiba que é possível facilitar esse processo seguindo alguns passos, como:

  • Garanta que cada peludo tenha sua própria caminha, potinho de ração e demais acessórios. Isso ajuda a evitar disputas pela posse desses itens;
  • Se possível, adquira difusores de feromônios que ajudam a deixar os bichinhos mais tranquilos em situações novas e possivelmente estressantes;
  • Na hora de apresentar um pet ao outro, prefira um local neutro e promova primeiro o contato visual, por exemplo, deixando que eles se vejam através de um vidro;
  • Depois do contato visual, promova o contato físico, mas com barreira (portão, caixa de transporte). Assim, eles conseguirão sentir o cheiro um do outro e se conhecer melhor;
  • Com a ajuda de alguém que possa ficar com o pet recém-chegado na coleira, deixe que os dois cachorros interajam. Dependendo de como for esse contato, você poderá soltar os dois e observar como está a interação;
  • Por mais que o novato exija atenção, não esqueça de dar muito carinho para o seu primeiro pet;
  • Principalmente num primeiro momento, participe e garanta muitos momentos de brincadeiras com petiscos para os dois. Isso fará com que ambos associem a presença do outro a experiências agradáveis.

Caso tenha dificuldade de socializar o mascote com um novo integrante na casa ou com outros cachorros, vale a pena procurar a ajuda de um especialista em comportamento canino. 

Através de uma ou mais consultas, ele poderá dar dicas de como tornar os cachorros melhores amigos de forma mais rápida e mais eficiente.

dois cães fazendo carinho um no outro

Não é o máximo ficar por dentro de dicas como essa? No blog da Petz você encontra informações de comportamento, saúde e curiosidades sobre os animais de estimação. Acompanhe as publicações!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog