Cachorros

Cachorros calmos: por que algumas raças são mais tranquilas?

Publicado em 31 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Quem é apaixonado por pets sabe que existem cachorros calmos e outros mais agitados. Talvez você já tenha notado que cada pet é único em seu jeitinho especial. Porém, cães da mesma raça tendem a compartilhar características que vão muito além da aparência.

border collie brincando na grama

De fato, a busca por temperamentos específicos sempre fez parte dos cruzamentos seletivos que deram origem à maior parte das raças.

No entanto, esse não é o único fator que contribui para ter um cão sempre tranquilo. Vamos saber mais sobre as raças de cachorros calmos?

Afinal, por que algumas raças são mais calmas do que outras?

Com algumas exceções, as raças de cachorro que conhecemos atualmente não surgiram de forma natural e espontânea.

Elas nascem a partir de cruzamentos seletivos, com o objetivo de destacar certas características de trabalho. São levados em consideração fatores como força, inteligência, tolerância ao frio, olfato aguçado, etc.

De algumas raças, como as de cães de guarda, era esperado que fossem fortes, ágeis e ariscos com estranhos. Já de outras, como as de pastoreio, esperava-se que fossem ativos e dóceis, sem o ímpeto de caçar o rebanho.

Agora imagine um cão que foi pré-selecionado para correr bastante passando o dia inteiro em casa só com alguns brinquedos! É de se esperar que ele seja mais agitado, não é mesmo?

É por isso que é muito comum encontrar um cachorro tranquilo entre as raças de cães de companhia. Isso é o que explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Juliana Bondino.

Isso porque, da mesma forma que um Border Collie foi pré-selecionado para correr e aprender comandos com facilidade, ajudando no pastoreio, cães de companhia foram pré-selecionados justamente para isto: estar sempre ao lado dos tutores.

Por isso, é nesse grupo que você pode encontrar um cachorro dócil e calmo para ser seu melhor amigo!

Conheça 5 raças de cachorros calmos

A opção por um cachorro de raça calmo não tem a ver apenas com o temperamento. Outras características, como menor necessidade de atividades físicas, também estão associadas aos peludos calminhos. 

A seguir, listamos algumas raças mais tranquilas:

Shih-tzu, já dá pra notar sua tranquilidade

Originária da China, a raça já surgiu para servir de companhia. 

cachorro shih-tzu olhando para câmera

Por isso mesmo, o Shih-tzu é um cachorro calmo, que gosta de colo e adora ficar perto da família, ainda que seja divertido e brincalhão.

Buldogue inglês, sim é um dos cachorros calmos

Apesar da hipótese de que tenha surgido como cão de briga, a verdade é que, ao longo do tempo, cruzamentos seletivos transformaram o Buldogue Inglês no cão de companhia dócil e até um pouco preguiçoso que ele é hoje.

buldogue no colo do tutor

Basset hound, dormir é a melhor opção para ele

Com faro aguçado e orelhas longas, que mantêm os aromas próximos ao focinho por mais tempo, o Basset Hound é um ótimo caçador. 

basset hound na grama olhando para câmera

No entanto, seus passatempos favoritos são mesmo comer e dormir. Até porque suas patas curtas não se adaptam tão bem a longas caminhadas.

São Bernardo, tamanho não é sinônimo de agitação

Quem disse que só existem cachorros pequenos e calmos?

Apesar do tamanho, os cães da raça São Bernardo são muito tranquilos e pacientes. Além disso, embora precisem de espaço, requerem quantidade moderada de exercícios.

Bloodhound, barulhento, é um dos cachorros calmos

Outra raça que chama atenção pelo porte, o Bloodhound é carinhoso, gentil e muito calmo. No entanto, também tende a ser um pouco barulhento, latindo e uivando com frequência.

bloodhound na grama pronto para correr

Vale ressaltar que calmo ou agitado, todo cãozinho pode ser um bom mascote. Aproveite para acompanhar mais informações sobre comportamento, cuidados e fatos interessantes do mundo canino aqui, no blog da Petz!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog