Cachorros

Cachorros dominantes: mito ou verdade?

Publicado em 02 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Muitos tutores já devem ter associado o comportamento dos seus peludos com cachorros dominantes, mas será que existem esses cãezinhos líderes? Na maioria das vezes, confundimos os comportamentos dos animaizinhos e as ligamos a termos errados, mas fique tranquilo, pois isso é muito comum!

schnauzer com bandana no pescoço

Ao contrário do que muitos pensam, seu cãozinho não precisa ser submisso a você ou a nenhum outro cachorro para viver em harmonia. Continue a leitura, confira a desmistificação do termo “cachorros dominantes” e aprenda como treinar seu pet utilizando um reforço positivo.

Comportamento canino 

Alguns tutores acreditam que o comportamento dos peludos está ligado ao fato de quererem uma posição de líder dentro da sua residência. Por isso, acabam utilizando modos de coerção para o cãozinho parar com essas ações, podendo causar danos ao estado emocional do pet.

A postura canina dos bichinhos pode dizer diversas coisas sobre os pets, como, por exemplo, na grande parte das vezes, que os peludos estão se divertindo e tendo suas próprias ações, e não sendo cachorros dominantes.

Dominância canina não é quando seu filho de quatro patas está tendo alguns comportamentos considerados “ruins” ou quando não obedece nenhum comando dado. Dessa maneira, se o peludo possui essas ações, é necessário ensiná-lo, com ajuda de um reforço positivo, a não fazer mais isso!

O que é um reforço positivo?

O reforço positivo é tudo aquilo que aumenta as ações dos cãezinhos, como levar o pet para passear, oferecer petiscos, fazer as brincadeiras que o cachorro gosta e muitos outros. Tudo o que o peludo adora pode ser usado com um reforço positivo para influenciar o comportamento do pet.

Você já deve ter passado pela situação de o peludo roer os objetos da casa ou dele fazer suas necessidades no lugar inapropriado. Nessas situações e em muitas outras, o reforço positivo é usado como uma recompensa quando o animalzinho não pratica mais essas ações. 

Como funciona uma matilha de cães

Muitos pensam que em uma matilha de cachorros há um cão dominante e todos os outros peludos respeitam e fazem o que o líder ordena. Mas será que isso acontece mesmo? 

Pelos lobos serem antepassados dos cãezinhos, muitos acreditam que a matilha tem um cachorro alfa dominante que conquistou esse título pela força e agressividade. Mas, ao contrário desse pensamento, os peludos vivem em cooperação no grupo e sem tentar dominar uns ao outros. 

Portanto, os pets em uma matilha de cachorros vivem em uma organização social. Contudo, não significa que o grupo estará sempre em harmonia e livre de conflitos e desentendimentos. Agora você já sabe como funciona uma matilha de cães.

cachorro olhando para cima

Cachorros marcando território

Você já deve ter percebido que, muitas vezes, quando o cãozinho vai passear, ele acaba marcando território com suas necessidades. Isso acontece porque, por meio dessa marcação, os animaizinhos conseguem identificar outros pets, como, por exemplo, se uma fêmea no cio passou por lá.

Alguns cãezinhos também fazem essa marcação de território dentro de casa, e isso pode causar incômodo no tutor. Uma das causas dessa situação é quando o peludo se sente ameaçado ou assustado por algum motivo e quer deixar seu cheiro naquele local. Assim, se sente mais seguro e aconchegado.

Assim, quando essa situação acontece, não quer dizer que o animalzinho está marcando território para ser um cão dominante. Afinal, como citado acima, há explicações para os peludos terem esse comportamento.

Como fazer o cãozinho parar de marcar território dentro de casa?

Para ajudar o cãozinho a parar de marcar território dentro de casa, é essencial saber se esse é o motivo ou se o pet ainda não aprendeu qual o local apropriado para fazer suas necessidades. Por isso, ensinar o animalzinho a fazer o xixi e as fezes novamente na área ideal é o primeiro passo. 

Outra dica é fazer o seu filho de quatro patas se sentir confortável e seguro. Dessa forma, não haverá a necessidade de o peludo marcar o território por se sentir ameaçado ou com medo. No caso dos machos, o ideal é sempre castrar o animal além de todas essas dicas.

Adestramento canino

O adestramento dos cãezinhos é uma técnica ideal para ajudar os peludos a discernir o certo do errado. Assim, o animalzinho vai parar de ter alguns comportamentos indevidos e vocês terão uma convivência mais harmônica. 

Há diversos tipos de adestramento, mas todos visam ajudar o pet a ter bons comportamentos sem o auxílio da punição. Consultar o especialista é a maneira correta e mais eficaz de verificar qual é o método mais ideal para seu amigão. 

Além disso, o adestramento canino também é muito utilizado para ensinar alguns “truques” para os cãezinhos, como deitar, levantar, sentar e diversos outros comandos, aproximando ainda mais o tutor do peludo. Mas é necessário ressaltar que o tempo de adestramento pode variar de um pet para outro. Por isso, é essencial ter paciência. 

pinscher olhando para frente

Agora você já sabe que não há cachorros dominantes, mas sim peludos com comportamentos e ações diferentes dos outros. Gostou de saber um pouco mais sobre o tema? Então, confira outros conteúdos incríveis como este aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog