Bem-Estar

Como cuidar de uma cadela no cio?

Publicado em 21 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Cuidar da cadela no cio pode ser tarefa árdua para o tutor. Isso porque a pequena pode ter alterações comportamentais e cólicas, além de manchar móveis e tapetes com o sangue característico desse período, atraindo os machos da redondeza.

cadela olhando para o horizonte.

Durante o cio da cadela, há uma verdadeira montanha-russa hormonal que impacta a saúde e o comportamento. Quer saber mais sobre como cuidar e garantir o bem-estar do pet? Continue a leitura!

Afinal, a cadela entra no cio com quantos meses?

Sabe-se que o primeiro cio de cachorro ocorre a partir da maturidade sexual do animal. Porém, não existe uma idade certa para isso acontecer. “Em média, ocorre entre 6 e 12 meses de idade”, explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Rafael Cerqueira.

Segundo o especialista, as variações na idade do primeiro cio de cachorro dependem, principalmente, do tamanho do pet. “Cadelas de pequeno porte costumam ter desenvolvimento mais precoce em relação às de grande porte”, diz o Dr. Rafael.

Por isso, os veterinários recomendam agendar a castração logo depois do fim do ciclo de vacinas, o que acontece por volta dos 6 meses, evitando o primeiro cio. A castração também ajuda na prevenção de algumas doenças, como a piometria e o câncer de mama.

Como saber se a cadela está no cio: fases do ciclo reprodutivo

Assim como o primeiro cio não tem data certa para acontecer, a frequência do ciclo é diferente para cada pet. De acordo com o Dr. Rafael, “normalmente, o cio se repete a cada 6 ou 12 meses”. A seguir, saiba mais sobre cada uma das fases de ciclo.

  • Proestro: é a fase inicial da estimulação hormonal do ciclo estral. Nela, a cadela no cio já começa a liberar feromônios capazes de atrair cães machos, mas ainda não está apta para cruzar;
  • Estro: nesta fase, a cadela está no cio propriamente dito. Nele, a fêmea pode deixar de apresentar secreção, e o inchaço vulvar fica estável. Além disso, ela se torna receptiva ao macho, aceitando a monta.

Então, quanto tempo dura o cio da cadela? O estro tem duração média de 3 a 10 dias. Por isso, se quiser evitar uma prenhez, mantenha o macho longe dela por pelo menos 15 dias.

  • Diestro: durante esta fase, ocorrem as estimulações hormonais que permitem a manutenção da gestação (em caso de fecundação/fertilização). Ela acontece mesmo na cadela no cio que não cruzou ou nas quais não houve fecundação.

Nesta fase, muitas cadelas sofrem com a chamada pseudociese (gravidez psicológica). A cachorrinha apresenta todos os sinais de gestação, mas não está prenhe. A fase dura entre 56 e 90 dias, em média;

  • Anestro: caracteriza-se por ser o intervalo entre as fases principais do ciclo estral. Nela, a atividade hormonal dos ovários é bem menor, sendo um período de recuperação pós-gestação ou pós-diestro em cadelas não prenhes. A duração média costuma ser de três a dez meses.

Sintomas: como reconhecer cadela no cio

Como visto, o proestro é a fase do ciclo que apresenta as alterações físicas mais evidentes, principalmente na região da vulva, como aumento de volume, vermelhidão discreta ou escurecimento e liberação de secreção levemente sanguinolenta.

cadela deitada olhando para a câmera acima dela.

Como saber se a cadela está no cio? É só ficar atento, pois o período é marcado pela estabilização desses sinais, sendo mais comum reconhecer o estro a partir de mudanças comportamentais:

  • carência ou maior necessidade de atenção;
  • agitação ou inquietação;
  • atração dos machos;
  • lambedura genital excessiva;
  • agressividade.

Saber reconhecer a cadela no cio é importante não só para garantir cuidados adequados, mas também para manter machos não castrados afastados. Lembre-se de que, além do risco de uma gravidez indesejada, o contato com cachorros de rua, por exemplo, pode expor a peludinha a diversas doenças.

Cuidados com a cadela durante o cio

“Durante o cio, as variações hormonais provocam necessidades fisiológicas e comportamentais que geram estresse nas cadelas”, explica o Dr. Rafael. Por isso, nesta fase, o especialista diz que é preciso ter alguns cuidados adicionais:

  • ofereça uma ração de qualidade e fique de olho para ver se a pet está comendo. Durante o cio, é comum cadelas apresentarem falta de apetite ou apetite seletivo;
  • procure um veterinário se tiver alguma dúvida. Por conta do inchaço, a região da vulva fica mais sujeita a sofrer traumas no proestro e no estro. Além disso, lambeduras em excesso podem causar inflamações na região;
  • colocar fralda canina na sua pet funciona como um absorvente para cadela, grande aliado durante o cio. No entanto, a pet não deve ficar com a peça o tempo todo. O ideal é fazer a troca ao menos duas vezes ao dia.
  • lembre-se de dar um intervalo sem o absorvente para a cadela fazer as necessidades após brincadeiras, refeições e sempre que demonstrar incômodo com a fralda;

Diferente do que muitos pensam, a fralda não impede o cruzamento! Por isso, a única maneira de evitar a prenhez é mantendo os machos não castrados à distância ou castrando a fêmea. 

cadela olhando para a câmera.

Procure distrair a cadela no cio e agradá-la com petiscos. Nas lojas da Petz, você encontra tudo o que precisa, como tipos de fraldas e brinquedos, para tornar esse período menos estressante para sua pequena.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog