Carvão ativado para cachorro: mito ou verdade?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 30, 2019

Cachorros
Carvão ativado para cachorro: mito ou verdade?
Tempo de leitura: 3 minutos

Seja por acidente ou pela ação de pessoas mal-intencionadas, infelizmente, cachorros estão sujeitos a sofrer com envenenamento. Nessas horas, adotar medidas que reduzam a absorção das toxinas pode contribuir para evitar um quadro mais grave.  É aí que entra o carvão ativado para cachorro!

Vendida e divulgada como um antídoto em caso de envenenamento de cachorro, a substância vem ganhando popularidade no tratamento desse tipo de emergência.

Mas, será que o carvão ativado realmente funciona? E, qual a melhor forma de usá-lo? Descubra isso e muito mais, a seguir.

Como o carvão ativado para cachorro funciona?

Para quem estava se perguntando se o carvão ativado realmente funciona em caso de envenenamento de cachorro, saiba que a resposta é sim!

Conforme explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Samuel Teófilo, o carvão ativado para cachorro funciona porque é uma substância porosa e absorvente. Ou seja, ele provoca a adesão de outras moléculas a sua superfície.

Na prática, quando um cachorro envenenado ingere carvão ativado para cães, o carvão vai se agarrar a parte das toxinas e impedir que elas sejam absorvidas pelo organismo do cachorro.

Como e quando usar o carvão ativado?

Sempre que houver a suspeita de envenenamento, o ideal é levar o pet para atendimento veterinário. No entanto, dependendo do horário e da oferta de serviços onde você vive, pode ser que tenha dificuldade em encontrar uma clínica veterinária 24 horas.

Se isso acontecer, vale muito a pena usar o carvão ativado para envenenamento.

“Em caso de envenenamento ou de intoxicação, o carvão ativado tem maior eficácia se administrado até uma hora depois da ingestão da substância”, explica o Dr. Samuel.

Sobre a forma de utilização, ele diz que, em farmácias veterinárias, o carvão ativado para cachorro geralmente é vendido em sachês, “ele deve ser diluído em água e administrado por via oral, com a ajuda de uma seringa”, esclarece.

Reações esperadas e efeitos colaterais

Ainda de acordo com o especialista, desde que administrado corretamente, o carvão ativado para animais não representa nenhum risco para o cachorro. Ao contrário! Ele pode reduzir, em média, até 75% da absorção das toxinas.

No entanto, não estranhe se, após seu uso, o pet apresentar fezes enegrecidas ou uma leve constipação. Segundo o Dr. Samuel, tais reações são esperadas e não prejudicam a saúde do cachorro.

“Lembrando que o uso do carvão ativado não exclui o atendimento do médico-veterinário. Além disso, o carvão só deve ser administrado em animais que estejam conscientes”, destaca.

Cachorro envenenado? Saiba como proceder

O carvão ativado para envenenamento de animais diminui a absorção de toxinas sem riscos para a saúde do cachorro, por isso, pode ser um grande aliado em emergências por envenenamento.

Separamos outras dicas para garantir o bem-estar do seu amigo em caso de acidentes:

  • Procure identificar a substância responsável pelo envenenamento rapidamente, saber em que quantidade ela foi ingerida e há quanto tempo. Isso ajudará o veterinário a chegar à melhor opção de tratamento;
  • Observe e relate ao veterinário todos os sintomas apresentados, como vômitos, diarreia, salivação, inchaço, tremores, vermelhidão na boca, respiração ofegante, convulsões, entre outros;
  • Caso o pet chegue a vomitar, vale a pena coletar uma amostra em um saquinho plástico, a fim de apresentá-la durante a consulta,
  • Nunca induza o vômito! Dependendo da substância, fazer isso pode levar a uma segunda queimadura (como no caso de substâncias corrosivas). Se o pet estiver inconsciente, a indução do vômito pode fazer o líquido seguir pela traqueia, causando pneumonia.

Sempre que possível, recorra à clínica veterinária!

Levar o seu amigo o quanto antes para receber atendimento emergencial é a melhor forma de assegurar uma recuperação mais rápida e com o mínimo de complicações.

Em alguns casos, o tratamento pode incluir internação para controle dos sintomas, como convulsões, e até lavagens gástricas, dependendo da gravidade da situação.

Na Petz, você encontra carvão ativado para cachorro, além de diversos outros produtos que ajudam a manter o bem-estar do seu filho de quatro patas. Acesse a página da nossa loja online ou visite a unidade mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

Jardel - 28/11/2019

Agora eu ja sei.