Cachorros

Saiba qual é a função do colar da vergonha e a origem do nome

Publicado em 30 de julho de 2020

Tempo de leitura: 3min

Quando nossos amigos de quatro patas passam por uma cirurgia, é comum o veterinário recomendar o uso do colar elizabetano para ajudar na recuperação e evitar lambidas na área. Contudo, muita gente chama essa proteção de colar da vergonha. Afinal, por que esse nome e qual é a importância do seu uso?

cachorro com colar elizabetano

A fim de responder essas e outras dúvidas, separamos um conteúdo para explicar o uso do utensílio e a origem do nome. Continue lendo para saber mais informações sobre o colar elizabetano. 

Qual é a função do colar da vergonha?

Apesar do nome, o colar da vergonha ou o colar elizabetano para gato ou cachorro não tem a função de deixar o pet envergonhado. Na verdade, a utilidade do aparelho é realmente importante, pois garante a segurança de ferimentos e áreas em cicatrização pós-cirurgias. 

Quem tem animal de estimação sabe que pets costumam lamber regiões machucadas. Apesar da saliva ajudar na cicatrização, o excesso de lambidas pode remover pontos e curativos, o que dificulta no processo de cura ou até piora o estado de saúde do amigo de quatro patas. 

Além de lamber, animais podem coçar ou esfregar o ferimento em regiões sujas. Então, para evitar qualquer ferimento ou piora, o colar da vergonha ajuda a garantir a segurança do pet

cachorro com colar-da-vergonha

Por que se chama colar elizabetano?

O colar da vergonha para cachorro, na verdade chamado de colar elizabetano, tem esse nome em homenagem à rainha da Inglaterra e da Irlanda, Elizabeth I. Quando criança, a rainha utilizava um item parecido com um cone para que não roesse as unhas dos pés. 

Logo, os funcionários da Elizabeth adaptaram o item para os animais, a fim de reduzir e melhorar ferimentos de modo mais rápido. A partir daí, o protetor se popularizou e continuou fazendo parte do universo pet. 

Colar elizabetano em diferentes versões

O item é conhecido por ser desconfortável, pois geralmente os animais ficam muito incomodados quando o vestem. Porém, atualmente, existem diversas modificações mais aconchegantes do colar elizabetano para cachorro e gato. 

Um exemplo de colar elizabetano mais confortável são os cones infláveis. Além desse produto, existem outros tipos de colares, como colar elizabetano macio e cone de pescoço. Na dúvida de qual é o melhor produto para o seu animalzinho, consulte um médico-veterinário.

cachorro filhote com colar elizabetano

Depois de saber mais sobre o colar da vergonha e sua função, que tal ficar por dentro de outros conteúdos do universo animal? Acesse o blog da Petz e fique por dentro.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog