Saiba como dar comprimido para cachorro!

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 19, 2020

Cachorros
Saiba como dar comprimido para cachorro!
Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas vezes, basta olhar para a receita com a indicação de algum medicamento que muitos tutores desanimam. Além do compromisso em respeitar os horários de administração, o principal motivo para isso é que muitos pets rejeitam a medicação. Mas, afinal, como dar comprimido para cachorro?

cachorro olhando para câmera

O manuseio da boca do pet desde cedo facilita o processo

Talvez você já tenha reparado que enquanto alguns cães permitem que seus tutores abram sua boca, outros reagem de maneira pior a essa tentativa.

Em geral, isso ocorre porque, voluntária ou involuntariamente, alguns tutores acabam acostumando o pet a ter a área manuseada. Isso facilita situações importantes, como dar comprimido ao cachorro sem grandes preocupações.

É o que acontece quando o tutor escova os dentes do cachorro desde que ele é filhote. Ou quando abre a boca do pet com certa frequência para ver se não há nenhuma alteração.

Desde que sejam feitas com jeito e muito carinho, essas atitudes ajudam o pet a entender que não tem problema deixar que o tutor mexa na boca dele. Além disso, facilita muito na hora de administrar medicamentos, como o comprimido para cachorro.

Portanto, se o seu cachorro ainda é filhote, comece a acostumá-lo a esse manuseio desde já. Assim, você estará bem preparado se por acaso ele ficar doente.

Passo a passo: como dar comprimido para cachorro

Se o seu amigo não tem problemas em deixar sua boca ser aberta por você, basta colocar o comprimido no fundo da língua. Em seguida, feche a boca do cachorro por alguns segundos e massageie o pescoço para garantir a ingestão.

Também é recomendado oferecer água ou algum petisco para facilitar a descida do comprimido pelo tubo digestório.

boca de cachorro mostrando os dentes

No entanto, se ele reluta em abrir a boca nessas horas, tente seguir as dicas abaixo de como dar comprimido a cachorro:

  1. Com uma mão, pressione a bochecha do cachorro na área logo atrás dos caninos. Isso fará com que o pet abra levemente a boca;
  2. Utilize o polegar da mão que estiver livre para pressionar o maxilar inferior, puxando-o para baixo e forçando uma abertura maior;
  3. Peça para alguém da família ou amigo ajudá-lo, colocando a medicação no fundo da boca do cachorro. Não coloque muito na frente ou nos cantos, pois o pet cuspirá o comprimido;
  4. Uma vez que o comprimido estiver bem “encaixado”, feche a boca do seu amigo e a mantenha assim por alguns segundos, massageando o pescoço dele enquanto isso;
  5. Ofereça água ou um petisco para facilitar a ingestão.

É importante notar que esse método é recomendado apenas em caso de pets que não costumam apresentar comportamentos agressivos ou cães de pequeno porte.

Em se tratando de cães grandes e ariscos, o ideal é buscar comprimidos palatáveis ou outros métodos de administração.

Como enganar o cachorro para engolir o comprimido

Atualmente, existem comprimidos palatáveis cuja proposta é que sejam ingeridos pelo pet como se fossem petiscos. Tanto é que muitas vezes contêm aromatizantes atraentes para o cachorro, com indicações para diferentes tipos de doenças.

Entretanto, não é sempre que eles funcionam. Nesses casos e também quando se trata de comprimidos tradicionais, é possível camuflar o remédio.

Uma opção de como dar comprimido para o cachorro camuflado é apelar para o paladar do peludo. Procure misturá-lo à ração úmida ou à comida pastosa, ou até mesmo embrulhá-lo em algum alimento que o pet aprecie.

Note, porém, que esses métodos dificilmente funcionam quando é preciso dar o remédio por muitos dias seguidos. Até porque o cachorro começa a suspeitar e até a rejeitar o alimento. Se isso acontecer, tente dar um alimento diferente.

Posso amassar ou abrir o comprimido para misturar na comida do cachorro?

Muitos tutores ficam com esse dúvida quando não sabem como dar comprimido para cães. Porém, é melhor não fazer isso, a menos que haja recomendação do fabricante ou do médico-veterinário.

Principalmente no caso de comprimidos encapados, eles são produzidos dessa maneira para garantir a absorção das substâncias em prazo mais ou menos determinado. 

Ao abrir ou amassar um comprimido, o tutor altera essa característica do remédio. Como resultado, ele pode acabar perdendo sua eficácia ou não funcionar de maneira esperada.

cachorro branco no jardim

Isso vale também para quando o pet cospe o comprimido diversas vezes e este começa a se dissolver por conta do contato com a saliva. Quando isso acontece, o ideal é descartar o comprimido dissolvido e oferecer um novo.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais da Petz para mais dicas de como garantir o bem-estar do seu filho de quatro patas!

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *