Como fazer cachorro parar de morder chinelo? Descubra por qual motivo os peludos amam roer!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 7, 2021

Cachorros
Como fazer cachorro parar de morder chinelo? Descubra por qual motivo os peludos amam roer!
Tempo de leitura: 4 minutos

A maioria dos tutores já deve ter passado pela situação de chegar em casa e descobrir que o cãozinho comeu seu sapato. A situação piora quando são aqueles calçados favoritos — a vontade é de voltar no tempo. Porém, como não é possível, o ideal é descobrir como fazer cachorro parar de morder chinelo.

cachorro mordendo sapato

Além de se perguntar como fazer cachorro parar de comer chinelo, você também já deve ter se perguntado por quais motivos os peludos fazem isso. Para descobrir tudo sobre o assunto, basta continuar lendo!

Por que os cachorros preferem brincar com os chinelos?

Com todos os brinquedos e espaço na residência, os cãezinhos adoram morder os sapatos dos tutores. Isso acontece pois eles estão sempre em movimento e, na maior parte das vezes, com o cheirinho do dono. Sendo assim, acaba se tornando um grande atrativo para o amigo de quatro patas.

Os chinelos e sapatos são normalmente feitos de materiais mais resistentes, como o couro e a borracha, o que as tornam muito atraentes quando o assunto é massagear gengivas e aliviar o estresse. Porém, os calçados não são as melhores opções para seu amigão brincar.

Uma dica ideal para aprender como fazer o cachorro parar de morder chinelo é oferecer outros brinquedos para o cãozinho. Dessa maneira, é essencial fazer o pet se acostumar com a nova aquisição para ele achar o brinquedo mais atraente que os sapatos do tutor.

Faz mal para o cachorro morder os sapatos?

Além de entregar  os sapatos e dar prejuízo para o tutor, que acaba perdendo seus calçados, permitir que o cão continue atacando os sapatos também é perigoso para o pet. Sendo assim, é essencial aprender como educar o cachorro para ele não morder chinelos

É importante aprender como corrigir o cachorro que morde chinelo, pois o peludo corre o risco de engolir ou ingerir alguma das partes do sapato. Isso pode resultar na necessidade de remoção cirúrgica para retirar a parte que o cãozinho comeu.

Como os tutores usam os sapatos em diversos espaços dentro e fora de casa, na maioria das vezes, eles acabam ficando sujos. Dessa forma, podem estar contaminados e transmitir doenças para o animalzinho que está com eles na boca.

Sendo assim, é importante evitar que o amigo de quatro patas morda os sapatos e, consequentemente, evitar que o pet corra riscos de ingerir algo indevido ou de adquirir alguma doença e não queremos que isso aconteça, não é mesmo?

Como corrigir o cachorro para que ele não morder os sapatos?

Para corrigir o cãozinho para que ele não morder mais os sapatos é preciso muita paciência, já que para ele todos os objetos são brinquedos. O primeiro passo é nunca oferecer um chinelo como brinquedo, pois pode ser confuso para o pet, que vai entender que todo sapato está ali para ele brincar. Por isso, evite!

Além disso, é muito importante oferecer outros brinquedos para seu amigão quando ele estiver mordendo os sapatos. Assim, você oferece uma alternativa saudável e segura para o peludo em vez de morder o chinelo. 

Portanto, ofereça outra alternativa todas as vezes que o cãozinho morder o calçado. Para aprender como fazer o cachorro parar de morder as coisas, é necessário conceder outro brinquedo para o pet ao invés do que ele está roendo. 

cachorro mordendo sapato do dono

Por que os cachorros gostam de roer?

Como visto anteriormente, alguns fatores contribuem para que cachorros gostem tanto de chinelos. A principal razão que leva os cães a se divertirem com isso tem a ver com o instinto natural deles: cachorros gostam de roer. Além disso, agora você também já sabe como fazer cachorro parar de morder chinelo de uma maneira fácil.

Quando os tutores pegam o cachorro mordendo chinelo, é essencial não tirá-lo da boca do animalzinho, pois só vai dar início a um cabo de guerra, fazendo com que o cachorro enxergue tudo ainda mais como uma brincadeira. Assim, é importante direcionar o foco do pet para outro brinquedo.

Além disso, os cães filhotes gostam de roer principalmente para  ajudar  a aliviar a coceira na gengiva típica dessa fase. Pensando nisso, há diversas categorias de brinquedos ideais para o peludo, basta o tutor escolher qual o pet vai gostar mais. Dessa maneira, seu cãozinho vai estar brincando com segurança e sem roer seus sapatos.

Benefícios para saúde do cãozinho

Como os tutores já sabem, o amigo de quatro patas adora brincar e possui energia de sobra para isso. Além de distrair e de gastar a energia do cachorro, brincar auxilia na redução do problema, principalmente nos casos de ansiedade por separação.

É muito importante que o peludo pratique atividade física para manter a saúde e o bem-estar. Dessa forma, além do cãozinho se divertir por horas, ele também vai estar saudável. 

Vale lembrar que o tutor deve prestar atenção antes de comprar e oferecer o brinquedo para o pet, pois é importante que eles sejam feitos de material seguro e atóxico para o cachorro. Assim, você vai estar garantindo a segurança e a saúde do seu amigão.

cachorro roendo chinelo

Portanto, agora que você já sabe como fazer o cachorro parar de morder o chinelo, basta entrar no site da Petz e escolher entre as diversas opções de brinquedos. Gostou de aprender e ficar por dentro sobre o assunto? Confira outros conteúdos incríveis como esse no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

Pedro Miguel - 06/01/2019

Olá,
Recomendo vivamente o seu blog/site.
Gostei muito do seu Post.
Obrigado
Pedro Miguel