Cachorros

Como fazer o cachorro emagrecer de forma saudável?

Publicado em 10 de março de 2021

Tempo de leitura: 6min

Cães acima do peso podem ter uma aparência irresistível. Já no que diz respeito à saúde, os quilos a mais podem trazer uma série de consequências que diminuem a qualidade de vida do pet. Por isso, se seu bichinho está acima do peso, é hora de se preocupar em como fazer o cachorro emagrecer de forma saudável.Como fazer o cachorro emagrecer

O sobrepeso pode trazer doenças cardíacas, dificuldade respiratória, sobrecarga das articulações, entre outros. Mas como fazer para o cachorro emagrecer é a dúvida de muitos tutores. É o que você descobre agora!

Afinal, quando um cachorro é considerado acima do peso?

Falando de nós, humanos, a questão do “peso ideal” é um tanto polêmica, mas o fato é que muitos ainda recorrem ao famoso Índice de Massa Corpórea (IMC) como parâmetro. Ou seja, basta fazer uma continha rápida (peso em kg/altura em m²) para obter um resultado bem objetivo.

Devido às diversas diferenças entre as raças caninas e mesmo entre indivíduos de uma mesma raça, saber se um cão está obeso é uma tarefa bem mais complicada. Ao menos para um leigo.

De acordo com a Dra. Camila Canno Garcia, médica-veterinária da Petz, o parâmetro mais utilizado para diagnosticar a obesidade canina é o Escore de Condição Corporal (ECC).

Esse método se baseia na análise de diversas características corporais, contando principalmente com a palpação da camada de gordura do organismo do pet, conforme a escala abaixo:

  • Cachorro magro (1 a 3): os ossos da costela e dos quadris são bem aparentes. Há grande reentrância abdominal, com espaço considerável entre o peito e as patas traseiras;
  • Cachorro com peso adequado (4 a 6): os ossos da costela aparecem pouco ou não aparecem, mas é fácil senti-las na palpação. Há leve reentrância abdominal;
  • Cachorro obeso (7 a 9): os ossos da costela não aparecem, tampouco é possível senti-los facilmente durante a palpação. Não há reentrância abdominal.

Além dessas características, a Dra. Camila recomenda que o tutor esteja atento também a outros sintomas da obesidade canina: muito cansaço ao fazer as atividades cotidianas (como brincar ou passear), dificuldade de locomoção, dificuldade respiratória e sedentarismo.

4 dicas para ajudar o cachorro a emagrecer

Se você suspeita que seu amigo de quatro patas está acima do peso, não seja condescendente. Você é a chave de como fazer o cachorro perder peso. Por mais que seja difícil recusar-se a dar um petisco gorduroso ao cachorro, é melhor que vê-lo sofrer com a diminuição da qualidade de vida dele.

A seguir, separamos algumas dicas de como fazer o cachorro emagrecer de maneira saudável.

1. Procure um veterinário

O médico-veterinário é o profissional mais indicado para diagnosticar a obesidade canina. Em muitos casos, poderão ser solicitados exames complementares a fim de identificar quaisquer alterações secundárias, dando início ao tratamento.

Com base na avaliação clínica e no resultado dos exames, o veterinário poderá prescrever mudanças na dieta e na rotina do cachorro, objetivando como emagrecer o cachorro de maneira segura e eficaz.

2. Não reduza a quantidade de ração por conta própria

É certo que para emagrecer é necessário um aporte menor de calorias associado a um gasto energético maior.

Porém, ao reduzir a quantidade de ração sem orientação de um veterinário, é grande o risco de o pet apresentar deficiências nutricionais, uma vez que pode acabar não ingerindo a quantidade recomendada de proteínas, vitaminas, minerais etc.

Durante o tratamento, muitos veterinários recomendam o uso de ração light para cachorro. Estas contam com todos os nutrientes, porém com um menor índice de gordura.

No entanto, é importante que a mudança para ração light seja recomendada por um profissional da área, após avaliação do estado de saúde do paciente, visto que pode haver contraindicações.Como fazer o cachorro emagrecer

3. Estimule exercícios físicos (com orientação de um veterinário)

Para acelerar o processo de como fazer seu cachorro emagrecer, muitos tutores podem sentir-se tentados a estimular atividades físicas intensas, como corridas, saltos e outros.

Porém, de acordo com a Dra. Camila, isso não é recomendado, contribuindo para aumentar o risco de problemas como estresse térmico e sobrecarga das articulações devido ao excesso de peso.

Em vez disso, prefira estimular exercícios leves ao pensar em como fazer o cachorro emagrecer. Se possível, passeie com o pet mais de uma vez ao dia, evitando os horários mais quentes, entre 10h e 16h.

Durante o trajeto, respeite o ritmo do cachorro, fazendo pausas sempre que necessário, até que ele recupere o condicionamento físico.

Ainda segundo a veterinária, em alguns casos pode haver indicação para outras atividades, como fisioterapia ou mesmo natação. Estas devem ser realizadas apenas com orientação veterinária e sob supervisão de um profissional da área.

4. Peça a colaboração de todos os membros da família

Quem já fez dieta por algum motivo sabe que é muito mais fácil seguir as recomendações de como fazer cachorro emagrecer com a ajuda de todos em casa. Diferentes de nós, os cães não têm discernimento para decidir entre comer ou deixar de comer determinado alimento que pode ser prejudicial.

Portanto, é fundamental que todos da casa estejam a par da situação e respeitem igualmente as orientações do veterinário para ajudar o cãozinho a perder peso. Se alguém fica com dó e oferece alimentos gordurosos às escondidas, o tratamento de como fazer o cachorro emagrecer é prejudicado, assim como a saúde do pet.

Para aqueles que convivem com crianças ou com pessoas de coração mole, que não resistem aos olhares pidões dos cães, seja paciente e procure argumentar que a medida é o melhor para o amigo de quatro patas.

Felizmente, hoje em dia há muitos acessórios que ajudam a deixar a dieta mais divertida, como comedouros-brinquedos que estimulam comportamentos naturais dos cães, como farejar e perseguir o alimento.Como fazer o cachorro emagrecer

Você pode encontrar esses brinquedos e acessórios no Pet Shop on-line da Petz! Além do nosso catálogo de produtos, não deixe de aproveitar também nossos diversos conteúdos aqui no blog sobre saúde e alimentação animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog