Seu cão está abaixo do peso? Saiba como fazer o cachorro engordar com saúde!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 9, 2021

Alimentação
Seu cão está abaixo do peso? Saiba como fazer o cachorro engordar com saúde!
Tempo de leitura: 5 minutos

Muitos tutores não estão atentos a isso, mas como fazer o cachorro engordar pode ser uma preocupação ao cuidar de um pet. Principalmente em centros urbanos, onde boa parte dos cães vive em apartamento, com ampla oferta de ração e de petiscos, é preciso estar atento ao risco de ganho de peso exagerado. 

cachorro ao lado do comedouro

Porém, há situações em que o inverso, isto é, o emagrecimento excessivo, também pode acontecer. Nesses casos, como fazer o cachorro engordar de maneira saudável? A seguir, saiba quais são as principais causas do emagrecimento e o que fazer para recuperar os quilos perdidos.

Como saber se o cachorro está magro demais?

Cachorros gordinhos costumam fazer sucesso entre as pessoas. Por isso, é comum encontrar quem acredite estar diante de um pet abaixo do peso e até que precise de um suplemento para cachorro sem que esse seja realmente o caso.

A bem da verdade, identificar se um cachorro está com o peso ideal é uma tarefa mais difícil do que muitos imaginam. Para fazer isso, os veterinários se baseiam no chamado Escore de Condição Corporal (ECC), método fundamentado na inspeção e na palpação para avaliação das características corporais de cada paciente.

De acordo com o ECC, são considerados abaixo do peso os cães que apresentam ossos da costela e dos quadris bem aparentes, além de reentrância abdominal acentuada. 

Mas é aí que vem a “pegadinha”: cada raça — ou indivíduo, no caso dos SRDs — possui características distintas que podem dificultar a avaliação. Como exemplo, basta pensar nos cães da raça Whippet e em outros galgos que possuem naturalmente uma reentrância abdominal visível.

Por esse e por outros motivos, a melhor maneira de descobrir se seu amigo de quatro patas está abaixo do peso é levá-lo para um check-up no veterinário. 

Cachorro magro: o que pode ser?

Uma situação é quando você suspeita que o cachorro pode estar mais magro do que deveria, mas não verificou oscilações no peso dele. Aí começam as preocupações em como engordar o cachorro.

Por outro lado, se o pet começou a emagrecer de maneira gradual ou repentinamente sem que tenha havido mudanças no manejo, é fundamental buscar ajuda profissional. Se for realmente necessário, ele desenhará um tratamento personalizado de como fazer para o cachorro engordar.

cachorro magro correndo

Conforme explica o Dr. Ítalo Cássio Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais das redes Seres e Petz, diversos problemas de saúde podem ter como sintoma a perda de peso e levar como fazer o cachorro engordar a ser uma preocupação.  

As doenças cardíacas, endócrinas, renais e gastrointestinais são as mais comuns. “Porém, qualquer patologia que leve a uma perda energética anormal ou a um consumo energético mais baixo pode levar o paciente a ter peso inferior ao ideal”, diz. 

É o que pode acontecer quando o pet está com alguma doença que provoca diarreias (como a giardíase) ou quando está sentindo muita dor e acaba deixando de comer. Outras condições que podem levar à perda de peso são doenças endócrinas, como o hipertireoidismo, ou mesmo alguns tipos de câncer.

Como fazer o cachorro engordar do jeito certo?

Como engordar meu cachorro?”. Para saber a resposta, nunca tente fazer um cachorro muito magro engordar por conta própria. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio, da Petz, diversas complicações graves podem ser desencadeadas pela introdução inadequada e intensiva de alimentos na dieta. 

Cães e gatos desnutridos, particularmente aqueles que perderam mais de 10% do peso corporal em pouco tempo ou que não se alimentaram adequada e suficientemente nos últimos setes dias estão sujeitos à Síndrome da Realimentação, condição de elevada morbidade e mortalidade cujos mecanismos patogênicos ainda são pouco conhecidos”, alerta o especialista.

Ainda segundo o veterinário, pacientes subnutridos realimentados de forma rápida via oral, enteral ou parenteral podem apresentar baixa concentração plasmática de diversos nutrientes importantes, como fosfato (hipofosfatemia), magnésio (hipomagnesemia), cálcio (hipocalcemia), sódio e potássio. 

“O restabelecimento rápido da oferta nutricional conduz a entrada de moléculas do meio extra para o intracelular, levando à diminuição brusca dos valores plasmáticos desses minerais, provocando alterações metabólicas”, diz o Dr. Ítalo.

O veterinário ressalta que pensar em como fazer o cachorro engordar rápido nem sempre é bom. “Uma boa dieta com ração superpremium adequada para a raça e para a espécie pode auxiliar na manutenção do peso ideal”, afirma. O uso de rações hipercalóricas deve ser feito apenas com prescrição de um veterinário. 

Problemas de saúde: quanto tempo leva para o pet recuperar o peso?

No caso de perda de peso provocada por problemas de saúde, o que fazer para o cachorro engordar depende do tratamento, ainda que nem sempre ocorra concomitantemente a ele. 

“O ganho de peso é gradual e não necessariamente se dará durante o tratamento. Ocorre que quando sofre uma patologia e o organismo entra em um balanço energético negativo (ou seja, as perdas são maiores que a absorção), é necessário que ele entre em equilíbrio novamente para só depois dar início a seu ‘estoque energético’”, explica o veterinário.

Para perdas de peso relacionadas à desidratação, há outra forma de como fazer o cachorro engordar. Quando é esse o caso, o peso pode ser equilibrado por meio da reidratação do paciente. “Todavia, se a perda de peso envolve tecido adiposo e até tecido muscular, o período de recuperação será maior”, completa.

cachorro deitado ao lado do comedouro

Se você suspeita que seu amigo de quatro patas está abaixo do peso, consulte um veterinário antes de pensar em o que fazer para o cachorro engordar. O especialista poderá te orientar de forma correta.

Confira também outras dicas nutricionais sobre cachorros aqui, no blog da Petz! Temos conteúdos diversos para ajudar seu amigo de quatro patas a estar sempre saudável e pronto para aventuras!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *