Como fazer o cachorro parar de morder?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 22, 2021

Bem-Estar
Como fazer o cachorro parar de morder?
Tempo de leitura: 5 minutos

Apesar de dolorida, receber a mordida carinhosa de um filhote é uma experiência fofa e divertida. Tanto é que muitos tutores gostam e até estimulam o hábito no começo. Até que a questão foge do controle e o pet passa a abocanhar tudo o que encontra pela frente. E agora, como fazer o cachorro parar de morder?

cachorro com brinquedo

Depois que os objetos da casa viram alvos das mordidas, sabemos que ensinar o pet a não fazer isso pode parecer uma tarefa impossível, mas não é. Por isso, abaixo listamos algumas dicas para ajudar a treinar um cachorro que morde

Afinal, por que os cachorros gostam de morder?

Ao longo da vida, os cachorros mordem por uma série de motivos. Independentemente de se tratar de um cão filhote, jovem ou idoso, morder faz parte do instinto desses animais. 

Na natureza, a mordida serve não só de defesa e ataque. O ato de roer é útil também para fazer a limpeza dos dentes após as refeições, entre outras funcionalidades.

Portanto, como fazer o cachorro parar de morder as coisas e pessoas envolve conhecer e entender essas necessidades. Recorrer à repressão e a outros métodos aversivos não só não resolve a questão do comportamento indesejado como pode levar a problemas ainda mais graves. 

Motivos pelos quais os cachorros mordem e o que fazer

Vimos que mesmo às vezes parecendo um cachorro agressivo, esse animal morde para suprir uma série de necessidades, que podem ser tanto físicas quanto psicológicas. 

Dissemos também que agir diretamente sobre essas necessidades é a chave para lidar com o problema de maneira eficaz. Portanto, confira por que o ato de um cachorro mordendo é fundamental:

1. Morder ajuda a aliviar o desconforto do crescimento dos dentes

Assim como nós, os filhotes de cães também passam por uma troca de dentes de leite por permanentes. Sobre essa fase, talvez você não se lembre, mas é comum que venha acompanhada de um certo desconforto gengival. Uma das únicas maneiras que os cachorros têm para lidar com ele é por meio das mordidas. 

Se o seu filho de quatro patas têm entre 4 e 6 meses de vida e não para de morder sua mão e tudo o que encontra pela frente, é possível que ele esteja passando pela troca de dentes. 

Ou seja, é comum ver o filhote de cachorro mordendo e rosnando. Primeiro, pelo alívio do desconforto gengival, segundo, porque a região pode ficar sensível e ele rosne para evitar qualquer contato.

Para ajudar a minimizar o problema de como fazer seu cachorro parar de morder, invista em mordedores especiais desenvolvidos para filhotes nessa fase. Lembrando que se o pet der sinais de dor, falta de apetite, entre outros sintomas, é recomendado levá-lo ao veterinário para uma avaliação

2. Morder mãos é mais divertido do que morder objetos inanimados

Boa parte das brincadeiras desses peludos consiste na simulação de uma das etapas de caça. A respeito disso, é válido pensar que, na natureza, as presas não costumam ficar paradas: elas correm, fazem barulho e, em geral, oferecem alguma resistência. 

Na contramão, muitos brinquedos não têm grande mobilidade e não trabalham com outros estímulos. Isso os torna menos interessantes para os pets. Já quando o cachorro fica mordendo pessoas, a história é diferente! 

A gente se afasta e ergue as mãos, conversa e interage bastante com o pet. Dá para perceber que isso é mais estimulante do que morder um objeto, não é mesmo? Para haver êxito em como fazer o cachorro parar de morder gente, uma saída é buscar por brinquedos mais completos. 

Atualmente, é possível encontrar na Petz opções como mordedores recheáveis, com pulos irregulares, que garantem mais mobilidade e imprevisibilidade. E você também pode participar da brincadeira lançando o brinquedo para deixar tudo mais divertido.

filhote mordendo

3. Sem querer, você estimula as mordidas

Em outras palavras, o que dissemos acima é que, ao resistir às mordidas, o que o tutor faz é deixar a brincadeira ainda mais divertida para o pet. Nesse sentido, muitos tutores gostam de participar da brincadeira. 

Por outro lado, se você se pergunta como ensinar o cachorro a não morder, o truque é não reagir, a fim de diminuir os estímulos. Em vez de afastar as mãos, deixe-as imóveis e faça um barulho alto, como “shhhh” ou “ai” quando a mordida for mais forte. 

Com o susto, a tendência é que o cãozinho pare de morder. Nessa hora, afaste-se e não deixe que continue a morder. Se necessário, você pode até virar de costas para ele.

Seja consistente! Uma hora vai cair a ficha de que a brincadeira não tem a mesma graça. Ao mesmo tempo, não deixe de oferecer brinquedos interativos para que tenha sucesso em como fazer cachorro mordendo tudo parar. Essa atividade faz parte do instinto canino e não deve ser apenas reprimida.

4. Morder ajuda o pet a conseguir sua atenção

Muitas famílias com cães moram em apartamentos e passam boa parte do dia fora de casa. Quando chegam da rua, muitos estão cansados e esquecem de dar atenção ao pet, que precisa de interação para seu bem-estar. Lembre-se de que cães são animais sociais!

Para chamar sua atenção, o pet pode levar brinquedos para você, mas também pode recorrer a técnicas nem sempre agradáveis, como latidos e mordidas. Principalmente se essa é a única maneira que ele encontra de interagir com o tutor. 

Em vez de ignorar o peludo, que tal se antecipar às mordidas e latidos e tirar um tempinho do seu dia para brincar com seu filho de quatro patas? Leve-o para passear, brinque de esconde-esconde, jogue frisbees e bolinhas para ele buscar. Se essa for a principal razão para as mordidas, você verá como elas vão parar!

cão mordendo brinquedo

Agora que você sabe como fazer o cachorro parar de morder, confira o blog da Petz  para outras dicas de bem-estar animal. Por lá, você vai ficar inteirado no assunto e seu pet vai se sentir ainda mais feliz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *