Cachorros

Dicas quentes de como fazer roupinha para cachorro pequeno

Publicado em 20 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Os dias frios estão chegando, e você quer deixar o peludo mais quentinho? Ele foi convidado para uma festa de aniversário, e você não sabe como vesti-lo? Seja qual for a ocasião, ao saber como fazer roupinha para cachorro pequeno, você cria looks incríveis e personalizados gastando pouco!

cachorro com casaco cheirando folhas secas nno chão.

Para começar, vamos falar sobre o tecido ideal para fazer a roupinha para cachorro. Esse é um ponto fundamental para o peludo não ter alergia à roupa super fashion que você criar para ele!

Por isso, deixe de lado os materiais sintéticos ou feitos de lã. Prefira os tecidos de algodão ou flanela. Se você pretende fazer uma roupa de frio para cachorro e tiver habilidade com o crochê ou o tricot, utilize as linhas de algodão e abuse da criatividade!

Se o peludo tiver alergia aos tecidos de algodão, considere a possibilidade da crise ter sido desencadeada pelo produto usado na lavagem. Não é incomum os cães terem alergia ao sabão ou ao amaciante.

Outros materiais: quais usar e quais evitar

Pense que tudo que o animal pode arrancar e engolir não é uma boa ideia. Isso inclui materiais para enfeitar as roupas para cachorro pequeno: botões, glitter, penduricalhos e outros. 

O ideal são estampas do próprio tecido ou enfeites que ficam em lugares inalcançáveis com a boca e os pés, o que basicamente limita a colocação na região do dorso e perto do pescoço.

Mãos à obra

Quem sabe costurar leva vantagem nesse momento. Fazer as medidas e o molde, cortar e usar a máquina são destreza para poucos! Por isso, vamos dar dicas com diversos níveis de dificuldade para ajudar quem não tem tanta habilidade assim. Confira!

Nível fácil: como fazer roupinha para cachorro usando meia

Uma das maneiras de fazer roupinha para cachorro filhote ou de raças pequenas, como o Pinscher, por exemplo, é usar uma meia, que deve ser comprida e de algodão.

  • corte a parte onde ficam os dedos dos pés. Ela vai passar pela cabeça do cachorro e ir até a barriga. Se o cão for uma fêmea, pode ir até as perninhas;
  • faça dois buraquinhos na região onde fica o calcanhar, por onde as perninhas da frente passarão;
  • a parte com elástico, que fica no tornozelo, irá passar pela cabeça e ficar no pescoço. Enrole o excesso como uma gola rolê.

Você já sabe como fazer roupinha para cachorro pequeno usando meia! Como essa roupa é prática e de baixo custo, você pode fazê-la de diversas cores e incrementar como quiser.

Nível médio: como fazer roupinha para cachorro usando cola quente

Essa alternativa é interessante para quem quer aprender como fazer roupinha para cachorro pequeno, mas não sabe costurar. Afinal, as peças de tecido também podem ser coladas com a cola quente. Nesse caso, você vai precisar de:

  • pedaço de tecido cujo tamanho vai variar de acordo com as medidas do seu pet;
  • pistola e refil de cola quente;
  • tesoura;
  • lápis ou caneta para desenhar no molde e no tecido;
  • papel-pardo para fazer o molde;
  • roupinha velha do seu cão para usar de modelo ou fita métrica para tirar as medidas.

Use a roupinha antiga do seu bichinho como molde ou tire as medidas dele e desenhe o modelo desejado no papel-pardo. Assim, você terá o tamanho certo da roupinha para o seu pet.

cachorro com roupa de unicórnio.

O próximo passo de como fazer roupa para cachorro é usar o molde para fazer as marcações no tecido. Essa etapa é muito importante porque facilita o trabalho e garante que os cortes fiquem certos. Lembre-se de deixar de um a dois centímetros a mais para fazer as emendas com a cola.

Recorte o tecido de acordo com o molde desenhado. Una as peças recortadas usando a cola quente. Tome muito cuidado para não queimar os dedos. Agora, é só vestir o seu cãozinho!

Nível difícil: como fazer a roupinha usando a máquina de costura

Agora, o papo é com os costureiros de plantão! Prepare a máquina, as linhas e faça o molde da mesma forma que com a cola quente. Além disso, você vai precisar de:

  • tecido no tamanho ideal para o pet (30 cm de comprimento para um Pinscher);
  • 50 cm de viés na cor desejada;
  • 15 cm de punho na mesma cor do viés;
  • linha.

Providencie os materiais, use alfinetes de bebê para unir os pedaços de pano cortados e prove no cachorro antes de começar a costurar. Se estiver tudo certo, é só seguir o passo a passo abaixo para fazer as costuras:

  • Dobre o tecido ao meio e na vertical. Corte usando o molde, lembrando de deixar de um a dois centímetros para a costura;
  • Corte e costure os vieses nos bracinhos e na barra;
  • Una as laterais do tecido;
  • Costure o punho no lugar da gola.

cachorros pequenos com roupa em cenário de natal.

Você já sabe como fazer roupinha para cachorro pequeno! Seja qual for o seu nível de habilidade, temos certeza que a roupa ficou linda. Se, mesmo com nossas dicas de como fazer roupinha para cachorro pequeno, você ainda quiser um artigo pronto para completar o guarda-roupa do peludo, visite uma loja da Petz e surpreenda-se com nossos modelitos exclusivos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog