Cachorros

Saiba como limpar olho de cachorro do jeito certo

Publicado em 05 de outubro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Faz parte da rotina de muita gente acordar, escovar os dentes e lavar o rosto, passando pela limpeza ocular. Apesar de parecer banal, quando feito corretamente, o hábito melhora nosso bem-estar e ajuda na prevenção de doenças. Mas quando se trata de pet, saber como limpar olho de cachorro também é muito importante.

cachorro olhando fixamente

Isso porque cuidar corretamente da região dos olhos dos amigos de quatro patas é importante para evitar doenças e bactérias nos olhos, como conjuntivite e úlceras de córnea. Mas fazer a higienização dos olhos do pet é um momento de muita dificuldade para a maioria dos tutores, por ser uma região muito delicada. Portanto, vamos descobrir como limpar olho de cachorro sem incomodar o cão?

Quando e por que limpar os olhos do cãozinho?

De acordo com a Dra. Luma Castro, médica-veterinária da Petz, os olhos do cachorro deveriam ser limpos diariamente e sempre que necessário, ou seja, quando houver acúmulo de secreções que se solidificam ao redor dos olhos: a famosa “remela”. Ela faz parte do mecanismo fisiológico natural de limpeza dos olhos e ductos lacrimais.

Em certos casos, pode aparecer uma secreção de coloração avermelhada ou amarronzada em volta dos olhos. Essa condição é bastante comum e normal, trata-se de uma reação química entre substâncias presentes nas lágrimas, que reagem em contato com a luz e resultam nessa pigmentação e fica mais evidente em pets de pelagem clara.

Sendo assim, aprender como limpar o olho do cachorro é importante, pois esse acúmulo pode favorecer a proliferação de bactérias na região. Com isso, o pet fica mais sujeito a desenvolver infecções, como a conjuntivite.

Nesse sentido, a veterinária diz que algumas raças são mais propensas a apresentar excesso de secreção e problemas oculares, como por exemplo, Lhasa Apso, Shih-Tzu e Pequinês. São os cães com a região ocular proeminente ou dobras e rugas no focinho, as chamadas raças braquicefálicas. 

Por sua anatomia diferenciada do crânio, elas tendem a ter uma maior produção de remela, pois é uma forma de proteger os olhos. Por isso, podem precisar de uma limpeza mais profunda, às vezes mais de uma vez ao dia. Isso porque a secreção pode infiltrar nas dobras da pele, e esse excesso de umidade pode favorecer a proliferação de bactérias.

Como fazer a limpeza dos olhos dos cachorros?

Não limpar olho de cachorro é prejudicial. No entanto, uma limpeza inadequada, com produtos nocivos, também pode colocar em risco a saúde ocular dos amigos de estimação. 

Conforme explica a Dra. Luma: “O primeiro passo para aprender como limpar os olhos do cachorro é utilizar uma solução fisiológica ou produtos de limpeza específicos para a área dos olhos”. 

Além disso, a veterinária alerta que é importante fazer isso de maneira suave e delicada para evitar traumas. Portanto, confira o passo a passo de como limpar olho de cachorro:

  • Com as mãos limpas, embeba um algodão limpo em solução fisiológica;
  • Passe o algodão na região ao redor dos olhos;
  • Com os olhos do cachorro fechados, passe o algodão também por cima deles, tomando muito cuidado para não apertar,
  • Retire delicadamente rejeitos que tenham se acumulado nos cantinhos.

cachorro olhando para o alto

Atenção! O excesso de secreção ocular pode ser sinal de problemas

Fazer a limpeza regular dos olhos dos cachorros é uma ótima maneira de prevenir alguns problemas oculares. Ao fazer isso, fique atento ao aumento na liberação de remela no olho do cachorro. Ela pode estar associada a uma série de problemas. Entre as doenças mais comuns estão:

  • Úlcera na córnea: caracterizada pela erosão dessa estrutura ocular, pode ter diversos fatores como causa, com destaque para: traumas, infecções, mau posicionamento dos cílios, entre outros,
  • Conjuntivite: uma das doenças oculares mais comuns em cães, consiste na inflamação das conjuntivas, geralmente devido à pouca lubrificação ocular.

Ao perceber que há qualquer aspecto diferente nos olhos do seu cãozinho, procure um veterinário. Quando deixados sem tratamento, alguns problemas oculares, além de causarem desconforto, ainda podem levar à perda parcial ou total da visão do pet.

close em olho de cachorro

Aprender como limpar olho de cachorro não só promove o bem-estar do pet como previne diversas doenças. Por isso, é muito importante acostumar o animal desde filhote com este tipo de limpeza, desta forma ele não ficará nervoso e nem resistirá. E lembre-se sempre de não usar a mesma gaze nos dois olhos para evitar a transmissão de possíveis infecções.

Confira no blog da Petz outras dicas que ajudam a manter os olhos do pet sempre saudáveis. São diversos conteúdos voltados para a melhor saúde e qualidade de vida do seu melhor amigo de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog