Bem-Estar

Como passear com cachorro: 6 dicas para uma caminhada divertida!

Publicado em 17 de junho de 2019

Tempo de leitura: 4min

Uma das atividades mais prazerosas do seu dia, os momentos de lazer entre tutor e pet são ótimos para exercícios e serve como um momento de conexão com seu amiguinho. No entanto, muitos tutores se perguntam como passear com cachorro.

como passear com caes

Alguns pets não estão muito acostumados a esta prática, e acabam puxando a coleira ou ficando muito agitados. Se você está no time dos que não sabem como passear com cachorro, não se preocupe.

Preparamos um guia com seis dicas de passeio com cachorro para se tornar uma atividade divertida!

Acostume o cachorro com a coleira

Muitos pets não gostam da coleira porque não estão acostumados com ela. A técnica para evitar que o cachorro puxe a guia durante o passeio é familiarizar seu amigo com a coleira.

O ideal é que seu filho de quatro patas adore a coleira, e mal espere o momento para colocá-la!

Afinal, ela significa que é hora de passear, não é mesmo? Comece colocando a coleira em seu pet em momentos dentro de casa. Deixe-o brincar um pouco, solto, para se acostumar à sensação da coleira no pescoço.

Depois, coloque a guia e passeie em um local familiar, como dentro de casa ou no jardim. Quando perceber que seu amigo está passeando tranquilamente, já acostumado com a coleira, é hora de ir para fora!

2. Tenha uma palavra de segurança

Outra boa ideia é ter uma palavra de segurança com seu amigo. Assim, quando soltar o cachorro em um parque ou uma rua mais tranquila, poderá chamá-lo sem problemas na hora de voltar para casa.

O ideal é que seja o nome do cachorro, mas se seu filho de quatro patas tem problema em reconhecer quando é chamado, utilize o reforço positivo.

Funciona assim: em um ambiente calmo, chame o cachorro diversas vezes, até que ele olhe para você. Nesse momento, ofereça um petisco, e espere até que ele venha em sua direção.

Repita o exercício seguidamente até que ele atenda mesmo sem petiscos!

3. Comande o passeio

Cachorros são enérgicos e cheios de personalidade. Por isso, muitas vezes, ao sair de casa, eles querem tomar a iniciativa e comandar o passeio.

Se, mesmo após treinar em casa, seu amigo ainda estiver puxado a coleira, mostre sua autoridade. Afinal, passear com o cachorro é um ótimo exercício para pets e tutores.

como passear com cao

Fique parado, sem se mover, até que o cachorro volte em sua direção. Não puxe a coleira ou arraste o cachorro para o outro lado. Apenas pare e espere: após um momento, o pet vai entender que deverá estar perto de você para poder caminhar.

4. Tenha sempre um petisco

Para os pets que ainda estão aprendendo a sair de casa ou para cães que não gostam de passear, o ideal é sempre levar um petisco escondido.

A rua é um local cheio de estímulos para os cachorros: carros, árvores, outros cães, pássaros… É muita coisa acontecendo, e seu amigo pode ficar ansioso com tanta informação!

Assim, se perceber que o cachorro está correndo em direção a um animal ou objeto, chame-o e atraia sua atenção com um petisco. Acalme seu amigo até que o passeio possa continuar.

5. Dê o tempo necessário

O passeio deve ser divertido e, para isso, não pode ser apressado! Reserve um período longo para caminhar com seu filho de quatro patas e descubra qual o melhor horário para passear com o cachorro.

Especialistas recomendam que o ideal é entre 40 e 50 minutos. Dessa forma, você e ele poderão aproveitar com calma.

Os cães gostam de cheirar, observar, investigar… Isso é parte do que torna as caminhadas tão prazerosas! Aprenda a curtir estes momentos com seu pet.

Muitas vezes também, os passeios são o momento do cachorro ir ao banheiro. Este é um momento privado, e todos precisam de seu tempo! Deixe seu amigo à vontade, e verá que a caminhada será muito mais tranquila!

6. A prática leva à perfeição

Se durante a primeira caminhada de seu amigo ele ficar ansioso ou agitado, não se preocupe. É comum que os pets não saibam muito agir do lado de fora! Com o tempo, ele se acostumará, e você também vai aprender como passear com cachorro agitado!

As caminhadas são essenciais para uma boa qualidade de vida, e devem acontecer diariamente, às vezes mais de uma vez por dia. E quanto mais o cachorro passeia, mais divertido fica!

Cão com coleira passeando

Tudo pronto para levar seu amigo para um belo passeio? Se precisar de uma forcinha, conte com produtos Petz para garantir o bem-estar do seu amigo nesse momento. Lembre-se, a caminhada deve ser uma atividade que tutor e pet esperam ansiosamente!

Seja nas redondezas da sua casa ou no parque da cidade, um passeio é sempre um momento divertido! E você, onde seu filho de quatro patas mais gosta de caminhar? Conte para nós nos comentários!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog