Cachorros

Como secar o leite da cadela naturalmente?

Publicado em 27 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 4min

Tanto a gestação quanto o parto de filhotes são processos naturais que independem da intervenção humana para que aconteçam. Porém, o período que procede o nascimento dos pequenos pode exigir uma atenção especial. Como secar leite de cadela naturalmente, por exemplo, em caso da produção após o desmame? 

filhotes mamando

É fato que os cuidados pré-natais ajudam a aumentar a segurança da mamãe de quatro patas e de seus filhotes durante o parto. Em alguns casos, pode até ser necessário intervir no procedimento, havendo indicação para cesariana. Mas, na verdade, os cuidados maiores devem ser desempenhados após o nascimento. 

Assim, é comum ficar na dúvida sobre como secar o leite da cadela naturalmente. Pensando em ajudá-lo nessa missão, nós preparamos este artigo com algumas dicas que podem ajudar a lidar com a nova mamãe. Confira a seguir!

Em condições normais, quanto tempo leva para o leite secar?

Quando o assunto são cadelas que deram à luz, alguns tutores podem ter muitas dúvidas após o desmame, como secar o leite, por exemplo. Antes de qualquer coisa, porém, é preciso ter em mente o que é esperado depois do nascimento dos filhotes. 

De acordo com a Dra. Jullia Ferreira Cabidelli Galletti, médica-veterinária clínica geral da Petz, o normal é que a cadela produza leite por, pelo menos, 30 dias após o parto. “Tudo dependerá da quantidade de filhotes e de como essa fêmea será estimulada pela frequência de amamentação”, explica.

Quanto ao fim da produção de leite, ela tende a ocorrer conforme o desmame dos filhotes. Esse processo tem início a partir da quarta semana e se completa por volta de seis a oito semanas de vida do cachorro. 

filhote de cachorro recém nascido

Nesse sentido, a Dra. Jullia explica que há diferentes possibilidades. “Algumas cadelas têm esse sincronismo de o filhote desmamar e o leite já secar. Em outras, a secagem ocorre aos poucos, após o desmame”, diz a especialista.  

Por fim, há casos em que a produção de leite pode continuar mesmo após o fim da amamentação. E é sobre esse quadro que iremos nos aprofundar nos tópicos a seguir. Dessa forma, você poderá entender melhor como secar o leite da cadela naturalmente. 

Acompanhando a secagem do leite

A produção contínua de leite mesmo após o desmame dos filhotes leva muitos tutores a pensar como fazer para secar o leite da cadela. Entretanto, os problemas causados por esse fenômeno à sua companheira são muito mais sérios que o incômodo causado pela sujeira do leite. 

De acordo com a Dra. Jullia, um dos principais riscos associados à produção descontrolada de leite de cachorra é o desenvolvimento de mastite. Trata-se de uma inflamação das glândulas mamárias que, além de dolorosa, pode agravar quadros de infecção (acompanhados de secreções hemorrágicas e pus).

Portanto, ao observar que o leite da cadela não está dando mostras de secagem depois do desmame, não deixe de consultar um médico-veterinário. Um profissional qualificado ajudará você a secar o leite da melhor forma possível. 

Secando o leite da cadela naturalmente

Em geral, é esperado que o leite da cadela seque sem a necessidade de intervenção. Esse processo costuma acontecer junto ou poucos dias após o desmame. Porém, se isso não ocorrer, pode ser necessário tomar algumas medidas preventivas. Nesse caso, como secar o leite da cadela naturalmente? 

De acordo com a Dra. Jullia, expor a cadela a situações de estresse (como separá-la de seus filhotes) é algo que pode interromper a produção de leite. “Lembrando que essa não é a forma mais adequada de fazer isso, pois compromete o bem-estar do pet”, alerta a veterinária, contraindicando o método. 

A melhor maneira de ajudar na secagem do leite é levar a cadelinha para uma consulta com o médico-veterinário. Após avaliar o estado geral de sua companheira, ele poderá indicar o uso de um medicamentos que ajudem a inibir a produção de leite. 

Alguns remédios, inclusive, são recomendados para casos de fêmeas que podem estar evoluindo para um quadro de mastite. Vale ressaltar que todo medicamento deve ser administrado apenas com orientação veterinária. 

Outra medida que ajuda a acelerar a secagem é evitar a lambedura das mamas, o que estimula a produção de leite. Para isso, você pode recorrer ao uso do colar elizabetano.

cachorra grávida

Sendo assim, se estiver pensando em como secar o leite da cadela naturalmente, não deixe de consultar um especialista. Do contrário, sua companheira pode acabar sendo mais prejudicada ainda. Para mais conteúdos como esse, continue explorando o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog