Bem-Estar

Aprenda a tirar cheiro de xixi de cachorro com 4 dicas incríveis

Publicado em 20 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Poucos momentos são tão excitantes e alegres quanto a chegada de um novo cachorro em casa. Apesar disso, existem situações que podem incomodar novos tutores, como cuidar das necessidades dos pets. Pensando nisso, montamos uma lista de como tirar cheiro de xixi de cachorro com alguns passos simples.

filhote cheirando xixi no tapete

Isso porque, muitas vezes, a surpresa de ver aquela mancha amarela vem acompanhada do odor forte da urina. Mas não se preocupe, é possível resolver tudo isso e ter um dia a dia ainda mais feliz com seu pet.

Educando seu pet: melhor prevenir do que remediar

A urina do cachorro, além de desagradável, pode ser prejudicial para você e para o seu ambiente. Isso porque, além de conter bactérias, o xixi possui alta concentração de ureia. 

A ureia, por sua vez, pode liberar amônia, que é um gás tóxico e corrosivo. Por isso, tirar cheiro de xixi de cachorro, bem como eliminar os vestígios da urina, também é uma questão de saúde e bem-estar.

4 passos para tirar cheiro de xixi de cachorro

Para quem está tentando ensinar o pet a fazer as necessidades no lugar certo, o cheiro de urina também é um problema. Cachorros costumam procurar o local de fazer xixi pelo olfato. Assim, se um lugar estiver com cheiro de urina, ele provavelmente será escolhido na hora de o cachorro fazer suas necessidades. 

Por isso, sempre que notar que seu filho de quatro patas fez xixi no lugar errado, limpe o ambiente o mais rápido possível para evitar novos desastres no mesmo local. Confira quatro dicas para eliminar a urina de cachorro com cheiro forte e dar ao pet uma melhor qualidade de vida.

1 – Retire bem toda a urina

Evite utilizar produtos diretamente em cima da urina. Isso fará com que eles percam sua ação limpante, e a mistura de odores pode ser ainda pior do que o cheiro do xixi de cachorro! Em vez disso, retire bem todo o líquido antes de começar a aplicar os produtos. 

Se o xixi estiver em um piso frio, é bem fácil: utilize panos ou papéis absorventes, não se esquecendo de manusear tudo com luvas higiênicas. Agora, se seu amigo escolheu como banheiro madeira, tapetes ou carpetes, você deve pressionar o local levemente com um pano ou um papel absorvente.

2- Hora de desinfetar 

Somente retirar a urina não vai deixar o local completamente limpo, muito menos tirar o cheiro de xixi de cachorro. Por isso, desinfetar o ambiente é essencial. A limpeza, além de ser primordial para retirar o odor de urina, vai garantir que o ambiente fique livre de bactérias e outros agentes que podem prejudicar a saúde do pet.

produtos de higiene sanitária

Para isso, especialistas recomendam a utilização de desinfetantes com amônia quaternária. Esses produtos, facilmente encontrados em lojas especializadas, como a Petz, têm o poder de combater o cheiro de urina de cachorro. Coloque um pouco e deixe agir por alguns minutos antes de terminar sua limpeza. 

3 – Evite receitas milagrosas

Muitas vezes ouvimos falar de receitas caseiras que fazem milagres, como aqueles mágicos desinfetantes caseiros para tirar cheiro de xixi de cachorro. Tome cuidado ao utilizar produtos que não são destinados exclusivamente para pets. 

Isso porque, com frequência, o cachorro pode apresentar alergia ou outras reações ao entrar em contato com produtos desconhecidos. Antes de utilizar vinagre, bicarbonato ou itens do gênero, consulte um veterinário de sua confiança. 

4 – Previna acidentes

Tirar o cheiro de xixi de cachorro do ambiente dá trabalho e não é uma tarefa muito agradável. Por isso mesmo, a melhor forma de lidar com o problema é prevenindo acidentes. 

Nesse sentido, uma das técnicas mais eficazes para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo é o reforço positivo. Funciona assim: em vez de punir o pet quando ele se aliviar no lugar errado, coloque um tapete higiênico em algum canto da casa e fique atento aos momentos em que o pet sentir vontade de fazer xixi. 

Percebeu que ele está apertado? Leve-o imediatamente para o tapete higiênico. Assim que ele fizer xixi, recompense-o com um petisco. Dessa forma, ele vai entender que é ali que deve ir quando quiser fazer suas necessidades. 

Ah! E lembra que dissemos que os cães utilizam o olfato para se guiarem? Além de eliminar o cheiro de urina em locais inadequados, você também pode apostar no uso de “atrativos”, que direcionam o bichinho ao tapete para cachorro urinar.

cachorro fazendo xixi na parede

Viu só como tirar cheiro de xixi de cachorro não é tão difícil assim? Na Petz, você encontra tapetes higiênicos, desinfetantes especiais, além de produtos que vão ajudar na hora de educar seu amigo. Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog