Cachorros

4 dicas para adivinhar o crescimento de cachorro

Publicado em 19 de junho de 2019

Tempo de leitura: 4min

Então, você vai a uma feirinha de adoção, fica completamente apaixonado por um filhote e está louco para levá-lo para casa. Só tem um empecilho: você mora em um apartamento pequeno e não sabe de que tamanho a bolinha de pelos vai ficar. O que fazer para adivinhar o crescimento de cachorro?

crescimento de caes

Nessa e em outras situações, é compreensível querer adivinhar o porte do pet para tentar se programar. Por isso, separamos quatro dicas sobre como adivinhar o crescimento de cachorro com base no que os veterinários dizem.

1. Pergunte sobre os pais do filhote

Sim, nós sabemos que, em caso de adoção de pets abandonados, muitas vezes não se sabe nada sobre os pais ou antepassados do filhote, mas não custa nada perguntar.

Afinal, há situações em que a cadela resgatada está prenhe e os filhotes nascem no próprio abrigo. Se isso acontecer, observar o porte da mãe é de grande ajuda para saber de que tamanho o cachorro possivelmente vai ficar.

Isso acontece porque, de acordo com a médica-veterinária da Petz, Dra. Sabrina Donatoni, “geralmente, os filhotes apresentam, em média, o tamanho dos seus ascendentes”.

2. Observe as patinhas

Quase todo mundo já ouviu falar que tem como medir o tamanho do cachorro pela pata. De fato, de acordo com a médica-veterinária, Dra. Thaís Batista, patas desproporcionalmente grandes em um filhote podem, sim, indicar que ele será de grande porte.

Da mesma forma, cães com patas menores tendem a ser de pequeno porte. Mas atenção! Na hora de adotar, é importante ter em mente que o método não é 100% seguro.

Como prova disso, basta pensar em raças que fogem a essa regra, como os border collie — que têm patinhas proporcionais a seu tamanho, quando filhote — ou o buldogue francês — que tem patas relativamente grandes, mas é de pequeno porte.

3. Repare também nas orelhas

Outro método que pode ajudar, mas que não é garantia de saber o porte do filhote, é observar as orelhas dele com cuidado. Isso porque, segundo a Dra. Thais, assim como as patas, orelhas grandes demais para o tamanho do cachorro também podem indicar que ele vai crescer bastante.

crescimento de cachorro

Porém, a técnica só é válida se analisada dentro do contexto de possíveis antepassados do pet. Por exemplo, dachshunds têm orelhas grandes em relação a seu tamanho.

Logo, um SRD que tenha sido originado a partir dessa raça também pode ter a mesma característica, sem que isso signifique que ele será de grande porte. Tudo isso faz parte da curva de crescimento canino do seu melhor amigo.

4. Converse com um veterinário e peça uma radiografia sobre o crescimento de cachorro

Claro que, diante de uma feirinha de adoção, ou mesmo na hora de adotar aquele cãozinho que você viu nas redes sociais, não é nada viável levá-lo a um exame veterinário antes de adotá-lo.

No entanto, se você já levou o pet para casa, mas quer muito saber o porte dele de antemão, para tentar programar os cuidados com ele, a Dra. Sabrina diz que a radiografia pode ajudar, ao mostrar os discos de crescimento.

Assim você ficará sabendo até quantos meses o cachorro cresce.

Até quantos meses ocorre o crescimento de cachorro?

Os cachorros de porte pequeno ou médio fecham a curva de crescimento por volta de um ano de idade. Já em raças de maior porte, o crescimento de cachorro pode permanecer aberto de 18 a 20 meses.

Como visto, não é nada fácil prever com exatidão o tamanho que um SRD filhote ficará quando crescer. Assim, é difícil até responder a pergunta: cachorro vira lata cresce até quantos meses?

Agora, se o porte é realmente importante para você, vale considerar outras alternativas, como adotar um cachorro adulto! Afinal, você saberá com certeza que o crescimento de cachorro terminou e ele atingiu seu tamanho máximo. Só não se espante se ele ficar ainda mais forte, bonito e vistoso com os seus cuidados!

crescimento de cao

Está pensando em adotar um filhote? A Petz realiza diversas feirinhas de adoção em parceria com ONGs em defesa dos animais. Confira o nosso calendário e informe-se sobre o próximo evento na unidade mais perto de você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog