Cachorros

Dia do Cachorro: quando é comemorado e outras curiosidades sobre a data

Os amigos de quatro patas merecem uma data só deles, não é mesmo? O Dia do Cachorro é muito especial para celebrar com o seu amiguinho ou até ajudar ONGs. Isso porque muitas fazem feiras de adoção e conscientizam contra maus-tratos. 

Se você deseja saber mais sobre a história dessa data para lá de especial, continue lendo. Separamos curiosidades sobre o Dia Mundial do Cão, dicas para comemorar com o seu pet e outras informações importantes sobre o peludo. 

Quando é comemorado o Dia do Cachorro?

Muita gente acredita que 4 de outubro é unicamente o dia do cãozinho. No entanto, a data celebra o Dia Mundial dos Animais, ou seja, há espaço para todos os pets ganharem mimos e carinhos. 

O Dia do Cachorro é uma referência ao nascimento de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais pela Igreja Católica. Porém, essa não é a única data para celebrar, já que, em outros países, o dia do amigo canino é comemorado em agosto.

A verdade é que o cãozinho pode comemorar duas vezes, dado que o Dia Mundial do Cachorro é celebrado em 25 de agosto, na América do Norte, e 4 de outubro aqui, no Brasil. Muitos sortudos, não é mesmo? Agora, é só escolher quando festejar com o amigo de quatro patas. Que tal nesses dois dias? 

Dia do Cão Guia: essa data também existe!

Os amigos responsáveis por tornar as vidas de deficientes visuais e autistas mais ágeis e seguras também têm uma data para chamar de sua! Os tutores e os peludos comemoram o Dia Do Cão Guia sempre na última quarta-feira de abril. 

Desse modo, trocar carinho com o peludo e fazer o que ele mais gosta são ótimas maneiras de celebrar a data ao lado do amigo pet. Se você não for tutor do amigo canino, não o acaricie nem desvie a atenção se ele estiver trabalhando, o que inclui oferecer um mimo ou falar com o pet. Afinal, distrações podem causar acidentes. 

As causas apoiadas e incentivadas no Dia do Cachorro

Quando é o Dia do Cachorro, muita gente quer comemorar com o amigo de quatro patas e levá-lo para se divertir. Esta é uma ideia muito válida e agradável, mas também é possível utilizá-la para refletir. 

ONGs, feiras de adoção e mercado pet utilizam a data para incentivar as denúncias de maus-tratos, garantindo a proteção, a saúde e a qualidade de vida animal. Além disso, o incentivo à castração e à vacinação cresce nesse período. 

Pensando em tornar os cães mais saudáveis e felizes, é possível fazer um pouco para ajudar. Por isso, se presenciou um peludo preso por muito tempo, sem alimento e água, denuncie. Afinal, o Dia do Cachorro é muito mais que uma simples data. É um dia para pensar em formas de tornar o mundo melhor para os amigos.

No dia do cãozinho, aproveite e leve-o ao veterinário

Se seu pet não for castrado e/ou vacinado, não deixe de levá-lo ao veterinário. Isso vai garantir que ele cresça com vigor e saúde para aproveitar muitos e muitos anos ao seu lado.

Por fim, no Dia Mundial Do Cachorro, ofereça todo o seu carinho aos amigos de quatro patas e apoie quem está em busca de qualidade de vida e saúde animal. Essa é uma forma de ajudar o seu amigo e outros amigos pets também.

Você também pode celebrar com o seu pet

Agora que você conhece o Dia do Cachorro e as principais causas de conscientização da data, vai querer comemorar com o amigo peludo. Nesse caso, há formas de homenagear o seu cãozinho sem gastar muito ou nada com ele. Afinal, os cães são companheiros em todos os momentos e valorizam todos os gestos que demonstram cuidado e amor. 

Sabendo que os cãezinhos amam passear e comer, que tal ir com ele em um parque bastante aberto e com espaço para farejar, correr e brincar com outros animais? É uma forma de vocês aproveitarem o dia e estreitar ainda mais a relação entre tutor e cãozinho. 

Lembre-se que é possível ajudar ONGs no Dia Internacional Do Cachorro e em outras ocasiões, com trabalho voluntário, alimentos ou até adoção. Desse modo, o Dia do Cachorro será incrível não só para você, mas para um cãozinho que está à espera de um lar. 

Se você quer agradar ainda mais ao seu amigo de quatro patas, aproveite para passar na Petz e garantir aquele petisco delicioso que ele merece. São diversas opções para todos os paladares caninos. Com o passeio e as comidinhas deliciosas, as chances do dia ser inesquecível para o seu peludo são grandes.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro com ânsia de vômito, mas não vomita: o que pode estar acontecendo?

Assim como nós, os cães também estão sujeitos a ficar enjoados. Esse quadro é caracterizado…

9 horas ago

Doenças de pele em gato: sintomas e cuidados essenciais

As doenças de pele em gato merecem atenção especial por parte dos tutores. Esse é…

10 horas ago

Aprenda como fazer muda de bromélia

As plantas podem fazer parte da decoração da casa e dar um novo ar ao…

1 dia ago

Calopsita espirrando: o que pode ser?

A calopsita espirrando merece uma atenção especial. Quando se trata da saúde de um animal…

1 dia ago

Ferrugem em plantas: como tratar corretamente!

Ferrugem em plantas: como tratar da forma correta e eficiente? Essa é uma preocupação tanto…

2 dias ago

Manchas vermelhas na pele do cachorro: um sinal de alerta!

As manchas vermelhas na pele do cachorro podem indicar tanto doenças cutâneas quanto enfermidades sistêmicas…

2 dias ago