Cachorros

Pode dar Dramin para cachorro?

Publicado em 07 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

O reconhecimento dos cães como membros da família faz com que cada vez mais gente prefira levar esses amigos para viajar. Graças a isso, o número de estabelecimentos próprios para pets não para de crescer. Porém, muitos animais continuam com problemas de enjoo. Pensando nisso, será que pode dar Dramin para cachorro?

cachorro com a face feliz

Afinal, nenhum tutor quer que o amiguinho de pelos passe mal enquanto está passeando, não é mesmo? Por isso, às vezes, surge a ideia de dar remédio para cachorro.

Conversamos com um veterinário para tirar as principais dúvidas sobre o medicamento. Quer saber se pode dar Dramin para cachorro? Continue lendo que preparamos um conteúdo completo para você!

Afinal, é possível dar Dramin para o cachorro dormir na viagem?

Alguns remédios para tratamento de sintomas em seres humanos também podem ser administrados em cachorros, como é o caso do Dramin. Utilizado em casos de náusea e vômitos, o Dramin para cachorro dormir atua no sistema nervoso central, inibindo o mal-estar. 

Para confirmar se você pode dar Dramin para cachorro sem medicar o seu companheiro de pelos de maneira errada, pedimos ajuda a um dos nossos médicos-veterinários.

De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, cachorro pode tomar Dramin, mas é imprescindível que o fármaco seja utilizado somente sob orientação veterinária. 

Após uma avaliação individual, o veterinário pode recomendar a dosagem adequada, assim como indicar fármacos específicos para cachorros, que podem ser mais seguros e fáceis de administrar.

Em termos gerais, o mais indicado é contar com a ajuda de uma especializada. Assim, mesmo que o Dramin para cachorro seja aceitável, nunca dê um medicamento que não foi indicado pelo médico-veterinário do seu amigo de pelos.

A importância da orientação veterinária

Desenvolvido para aliviar sintomas de enjoo e aumentar o bem-estar, quando mal utilizado, o Dramin para cachorro pode colocar a saúde do pet em risco. Uma vez que atua no sistema nervoso central, o medicamento é bastante perigoso, principalmente se for usado sem indicação médica.

O Dr. Ítalo explica que a superdosagem pode levar a quadros de náuseas, convulsões, choque anafilático, síndrome extrapiramidal e até óbito. Portanto, nunca administre o medicamento sem consultar um veterinário antes!

Ainda de acordo com o médico-veterinário, outro motivo importante para procurar um profissional de saúde antes de medicar o pet com o medicamento é o fato de que, assim como outros fármacos, o Dramin serve apenas para aliviar sintomas, não atuando diretamente na causa do problema. 

Isso sem contar o risco de alguns pacientes apresentarem alergia a um dos componentes da fórmula. Caso o pet utilize outros medicamentos, o Dramin também pode interagir com eles de maneira inesperada.

pessoas dentro de um avião

Efeitos colaterais do Dramin

Você pode dar Dramin para cachorro, porém é preciso ter alguns cuidados extras! Mesmo quando administrado em dosagem adequada e sob orientação veterinária, o Dramin para cachorro ainda pode causar diversas reações em pacientes mais sensíveis. 

Sendo assim, ao se perguntar “posso dar Dramin para cachorro?”, consulte um veterinário. Isso porque, entre os possíveis efeitos colaterais do fármaco, estão: a inquietação, o nervosismo e os distúrbios gastrintestinais. 

Além disso, a sonolência é esperada na maior parte das vezes, por isso, esteja bem preparado para lidar com as necessidades do seu animal de estimação. Seja como for, em caso de dúvidas, entre em contato com o veterinário. 

Como dar remédio para cachorro?

Outra razão para administrar medicamentos apenas sob orientação veterinária é que, dependendo do relato e da disponibilidade, o profissional pode recomendar um fármaco em formato mais adequado ao perfil do seu amigo. 

Em outras palavras, não adianta seguir conselhos de outros tutores ou amigos. Isso porque, dependendo do porte físico ou do estado de saúde do seu companheiro de pelos, outros medicamentos são melhores. Inclusive, a dosagem pode variar bastante, por isso, cuidado!

“Para pacientes de pequeno porte, o volume menor facilita a administração de gotas. Já quando o volume é maior,  às vezes, esse tipo de administração torna-se inviável”, diz Dr. Ítalo. Lembrando que a dosagem costuma ser calculada de acordo com o peso do cachorro. 

Essa é mais uma razão para redobrar a atenção quando se trata do seu companheiro do reino animal. Inclusive, se você tiver outros animais em casa, vale ter uma atenção extra quando às medicações que utiliza sem a recomendação de um médico-veterinário.

Depois de conferir tudo sobre Dramin para cachorro, o que acha de conhecer mais algumas dicas para melhorar o cuidado com o seu cachorrinho? Nosso blog tem tudo o que você precisa com conselhos de especialistas.

cachorro com olho fechado e com sono

Agora, se está interessado em mimar o seu amiguinho de pelos, no site da Petz, você encontra tudo para dar uma vida ainda melhor a ele. Em nosso catálogo digital, você adquire caminhas, tapetes higiênicos e acessórios para deixar o seu cachorro sempre feliz. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog