Bem-Estar

Feridas em cães: saiba porquê é importante cuidar delas

Publicado em 17 de agosto de 2019

Tempo de leitura: 3min

Os tutores até que tentam evitar, mas as feridas em cães são um problema muito comum na clínica veterinária. Com diferentes causas, elas são um sintoma importante de que algo não vai bem com o cachorro.

feridas em cachorro

Logo, é fundamental cuidar as feridas na pele do cachorro e buscar ajuda veterinária assim que elas surgem. Até porque, uma ferida mal cicatrizada expõe o pet a uma série de problemas secundários, como infecções.

Vamos saber mais sobre o assunto?

Feridas em cães: o que pode ser?

“As principais causas de feridas vistas nos consultórios hoje em dia são resultado de mordeduras de outros animais que, na maioria das vezes, moram na mesma casa”, alerta o médico-veterinário da Petz Dr. Samuel Teófilo.

Além delas, outras causas muito comuns para feridas em cães são:

  • Reação alérgica à picada de insetos ou de ectoparasitas;
  • Coceira por causas variadas;
  • Lambedura em excesso e dermatite;
  • Traumas;
  • Doenças sistêmicas, como leishmaniose.

Levar o pet ao veterinário a fim de identificar a causa das feridas em cachorro é essencial, visto que o tratamento vai depender de um diagnóstico preciso.

Nesse sentido, o Dr. Samuel lembra que buscar ajuda é importante, independentemente do tamanho da lesão. “As feridas podem ser secundárias a um problema mais grave”, diz ele.

Outros sinais de feridas aos quais ficar atento

Como visto acima, levar o pet ao veterinário para avaliação das lesões é importante, mesmo que elas pareçam inofensivas. No entanto, redobre a atenção se, além das feridas na pele, seu amigo apresentar também miíases (bicheira) e berne, necrose e perda de pele ou abscesso.

feridas em cães pet

Também fique especialmente atento em caso de sinais mais inespecíficos, como falta de apetite, apatia ou desidratação. “Eles deixam o veterinário mais alerta para a possibilidade de algo sistêmico e não só de uma afecção local”, diz o Dr. Samuel.

Como proceder em caso de feridas em cães?

Antes mesmo de levar seu filho de quatro patas ao veterinário, procure fazer a limpeza das feridas. Utilize antisséptico ou com água e sabão e cicatrizante para cachorro.

Nesse momento, é recomendado usar luvas para evitar contaminações, além de gaze, que não deixa fibras na ferida (como faz o algodão). Tome cuidado! Como a ferida pode causar dor, pode ser que seu amigo reaja e tente morder. Se isso ocorrer, o melhor é levá-lo direto ao veterinário.

Uma vez no veterinário, o tratamento vai depender da causa da ferida. Seja como for, cuidar de um cachorro com coceira e feridas de forma adequada é importante para evitar problemas secundários.

Aqui vão algumas dicas:

  • Ao longo do tratamento, mantenha a ferida sempre limpa para evitar que a infecção se alastre e possa se generalizar;
  • Enquanto a ferida permanecer aberta, lembre-se de proteger o pet com repelentes para evitar a contaminação por larvas de moscas;
  • Devido à coceira causada pelo processo cicatricial, os pacientes tendem a lamber a área da lesão. Para evitar a lambedura, siga as recomendações do veterinário sobre formas de isolar a região. O que pode ser feito com curativos, roupa cirúrgica ou colar elizabetano.

ferida em cães

Na sessão de farmácia da Petz você também encontra antibiótico para cachorro com ferimento e oferece o melhor tratamento na cicatrização das feridas.

Vale lembrar que qualquer medicação só deve ser administrada com orientação de um médico-veterinário!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog