Cachorros

10 dicas para uma inesquecível festa de aniversário para cachorro

Publicado em 04 de fevereiro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Mais do que um pretexto para celebrar, aniversários nos lembram a sorte que é ter passado mais um ano ao lado de quem a gente ama. Portanto, nada mais justo do que fazer uma festa de aniversário para cachorro, não é mesmo?

Obviamente, os pets não entendam o que é essa tradição surgida ainda na Roma antiga. Mas, a verdade é que a festa de aniversário de cachorro pode ser muito divertida para eles!

cachorro com chapéu e bolo de aniversário

Entretanto, para a celebração ser ainda mais especial, é preciso que o tutor fique atento a alguns cuidados. Do contrário, a comemoração pode acabar em estresse e até em intoxicação alimentar.

A seguir, separamos algumas dicas para uma festa de aniversário para cachorro segura e inesquecível!

1. Escolha um local seguro para a festa de aniversário do cachorro

As festinhas de niver de cachorro podem ser feitas tanto em ambientes internos, como em salão de festas, quanto externos. A escolha ideal vai depender de fatores como temperamento do pet, horário da festa, entre outros.

Seja como for, é fundamental que o local escolhido seja fechado para evitar fugas. Assim, todos os tutores podem ter mais tranquilidade.

2. Prefira os horários antes das 10h e depois das 16h

Ainda mais se a ideia é uma festa ao ar livre, evite fazê-la nos horários de sol quente. Em vez disso, prefira comemorar logo pela manhã ou no fim da tarde, a partir das 16 horas.

Nesse sentido, vale levar em conta o biorritmo do pet. Isto é, se ele é mais ativo de manhã ou à tarde. Ao optar por um desses horários, você evita a exposição excessiva aos raios ultravioletas. Além disso, a tendência é que, sem o sol escaldante, os pets também fiquem menos cansados.

3. Só tenha convidados se o pet for sociável

Quem disse que festas de aniversário devem ser grandes e com muitos convidados? Há quem prefira celebrar só com mais chegados, os pets também podem ficar mais à vontade só com a família. Isso é verdade especialmente para cães que não foram devidamente socializados.

Leve isso em consideração caso seu cachorro estranhe a presença de desconhecidos e de outros pets. Ao forçar a barra, você corre o risco de deixar o peludo estressado e sujeito a brigas.

4. Mantenha o volume da música baixo

Para nós, é difícil conceber uma festa de aniversário sem trilha sonora. No entanto, ela não apenas não faz falta como pode ser muito incômoda para os cães.

Lembre-se de que nossos amigos de quatro patas têm uma audição muito melhor que a nossa!

Se quiser realmente ter música na festa de aniversário do cachorro, mantenha o volume baixo. Além disso, se possível, dê preferência a ritmos mais tranquilos. Segundo pesquisas, ritmos pesados, como o rock, tendem a deixar os cachorros ansiosos e estressados.

5. Ofereça água em abundância durante a festa de aniversário para cachorro

Independentemente de a festa ser realizada em ambiente interno ou externo, nunca descuide da hidratação do pet. Para isso, recomenda-se deixar diversos bebedouros distribuídos pelo local do evento.

cachorro com pequeno bolo de aniversário na cabeça

Quanto maior for o número de convidados de quatro patas, mais água você deve oferecer. Lembrando que você também deve ficar de olho para mantê-la sempre limpa e fresca.

6. Evite deixar decorações ao alcance do pet

Bastante usados em festas infantis, certos artigos decorativos podem ser perigosos na festa de aniversário para cachorro, pois balões podem acabar estourando, gerando barulho e medo nos peludinhos.

Sem contar o risco de algum dos convidados acabarem engolindo o que não devem. Por isso mesmo, se quiser decorar a festa, prefira elementos que fiquem fora do alcance dos cachorros. Os festões e outros artigos de parede podem ajudar.

7. Mantenha as lixeiras fechadas e fique de olho em alimentos caídos no chão

Nenhum tutor deseja que, ao final da festa de aniversário de cachorro, seu cachorro tenha uma intoxicação alimentar!

Especialmente para aqueles que planejam servir comida também para os tutores, o ideal é utilizar apenas lixeiras com tampa.

Fique de olho nos alimentos caídos no chão e converse com as pessoas para que te ajudem a recolhê-los imediatamente.

8. Ofereça petiscos e alimentos especiais para cachorros

Certos petiscos desenvolvidos especialmente para cães devem ser oferecidos apenas em ocasiões especiais. E que ocasião pode ser mais especial do que uma festa de aniversário para cachorro?

Na Petz, é possível encontrar petiscos bem diferentes, como bombons, vinho e até cerveja para cachorro. Além, é claro, dos já tradicionais bifinhos, biscoitinhos, entre outros.

Mas atenção: os petiscos devem ser oferecidos sempre com moderação para evitar problemas digestivos!

9. Supervisione com atenção o aniversariante e seus convidados

Mesmo seguindo todas as dicas dessa lista, procure manter o pet por perto e ficar de olho nele durante toda a festa. Também peça para que seus amigos fiquem de olho em seus respectivos companheiros de quatro patas.

Ao perceber que os pets estão cansados, encerre a festa quanto antes. Ou, se perceber que alguns cachorros estão se estranhando, afaste-os imediatamente.

10. Capriche no bolo de aniversário para cachorro!

Toda festa de aniversário que se preze tem bolo e parabéns, né?

cachorro fazendo festa de aniversário com chapéu na cabeça

Mas nada de oferecer bolinho de farinha e açucarado para os animais. Em vez disso, você pode fazer um bolo especial com alimentos específicos para cães, como ração líquida, bifinhos e biscoitinhos.

No vídeo abaixo, você confere o passo a passo com uma receita:

https://www.youtube.com/watch?v=YXbz3F40VWw

Gostou de saber mais sobre como fazer uma festa de aniversário para cachorro? Conte para nós nos comentários quando é o aniversário do seu amigão!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog