Cachorros

Filhote com diarreia depois do vermífugo é normal? O que fazer?

Publicado em 15 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 4min

Muitos de nós sabemos que, mesmo que tragam benefícios para a saúde, os remédios provocam efeitos colaterais adversos. Mesmo assim, diante de um filhote com diarreia depois do vermífugo, é natural que os tutores fiquem preocupados e busquem entender se a reação é esperada ou exige atenção especial.

filhote com diarreia depois do vermífugo

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que qualquer reação ao vermífugo deve ser acompanhada com atenção. Em caso de persistência ou agravamento dos sintomas, um médico-veterinário deverá ser consultado. 

A seguir, contamos com a ajuda da Dra. Ana Rita Carvalho Pereira, médica-veterinária especialista em gastroenterologia, para responder quais são as reações esperadas após o uso de vermífugo para filhotes e quando o tutor deve procurar ajuda.

Afinal, é normal que o filhote tenha diarreia após o uso de vermífugo?

De acordo com a Dra. Ana Rita, sim. “Pode acontecer, pois se trata de uma medicação como qualquer outra, que pode gerar vômitos e diarreias dependendo da sensibilidade de cada paciente, assim como da verminose com que ele foi acometido”, explica. 

Nesse sentido, a veterinária diz que ver um filhote com diarreia depois do vermífugo pode estar relacionado pelo próprio processo inflamatório e infeccioso provocado pelo parasita. “Após a morte dos parasitas, os mesmos se deslocam da parede intestinal e saem pelas fezes, podendo provocar ainda mais diarreia”, completa.

É importante destacar que, da mesma maneira que muitos pacientes com verminose não apresentam diarreia, a alteração nas fezes após o uso do vermífugo para gatos ou cães pode ocorrer mesmo em pacientes que não apresentam o problema, tendo usado o medicamento de maneira preventiva. 

Quando o tutor deve procurar ajuda?

“Normalmente, a diarreia provocada pelo vermífugo é autolimitante”, diz a Dra. Ana Rita. Isso significa que, em geral, ela desaparece por conta própria, sem a necessidade de qualquer tipo de tratamento ou mudanças na dieta. Estas, aliás, não são recomendadas sem a orientação de um veterinário.

filhote com diarreia depois do vermifugo

Já se o cachorro apresenta diarreia persistente ou se ela vem acompanhada de outros sintomas, como falta de apetite, fraqueza, dores ou vômitos, é importante procurar ajuda. “O veterinário vai examinar o paciente, avaliando seu estado geral para dor, desidratação, etc”, explica a especialista.

Em geral, o tratamento consiste no uso de medicações de suporte e sintomáticas, a fim de deixar o pet sem dor e sem náusea. “Em alguns casos mais graves, pode ser necessária a internação, mas não é comum”, explica a veterinária. 

Como ajudar o filhote a lidar com a diarreia

Por mais que seja uma reação comum e que, em geral, desapareça sozinha, ter diarreia após o uso de remédio de verme para gato ou para cães é sempre uma experiência chata. Assim, é natural querer fazer o que estiver a seu alcance para reduzir o desconforto do pet. 

Para isso, a primeira coisa que o tutor deve fazer é estar atento a outros sinais preocupantes, como dor, vômitos e fraqueza. Conforme já dissemos acima, se isso acontecer, não deixe de entrar em contato com o veterinário. 

Alterações na alimentação do seu gato filhote com diarreia, por exemplo, devem ser feitas apenas sob recomendação de um veterinário. Ou seja, nada de seguir dicas de internet e trocar a ração por arroz branco. Lembre-se de que mudanças repentinas na dieta podem agravar o quadro.

Mantenha o ambiente limpo, recolhendo as fezes do seu amigo e trocando o tapete higiênico sempre que necessário. Por fim, seja paciente e não brigue com o filhote em caso de eliminação em local inapropriado. 

filhote com diarreia depois do vermifugo

É preocupante ver o filhote com diarreia depois do vermífugo, mas agora você sabe lidar melhor com o assunto, não é mesmo? Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Petz para mais informações relevantes sobre a saúde do seu amigo de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog