Alimentação

Frutas que cachorro pode comer: confira uma lista especial

Publicado em 01 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 5min

“Tudo o que é bom mata, engorda ou é pecado”, diz um ditado popular. Porém, as frutas contrariam esta afirmação: docinhas e suculentas, elas ainda são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais. No entanto, você sabia que não são todas as frutas que cachorro pode comer

cachorro comendo melancia

Enquanto algumas oferecem riscos a longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento ou a piora da diabetes, por exemplo, outras, como as uvas, são tóxicas e não devem ser ingeridas nunca, nem em pequenas quantidades!

A seguir, confira quais são as frutas que cachorro pode comer. Vale lembrar que, dependendo do estado de saúde do seu amigo, algumas não são recomendadas. Além disso, o excesso é prejudicial. Portanto, ofereça opções que seu peludo pode consumir com moderação.

Abacaxi

Embora seja uma das frutas para cachorro, o abacaxi deve ser oferecido com cautela. Isso porque, apesar de ter sabor adocicado, ele é levemente ácido, o que pode causar lesões no sistema gastrointestinal do pet. Por outro lado, é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e potássio. 

Banana

A banana é uma das frutas que cachorro pode comer. Ela é uma boa fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais importantes para o organismo do pet, como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Por ser rica em frutose e calorias, deve ser oferecida com muita moderação para evitar obesidade e diabetes.

Caju

Conhecido pelo sabor adstringente, que amarra a boca, e pela saborosa castanha, o caju pode, sim, ser oferecido aos cachorros. Além disso, é rico em vitamina E, com função antioxidante; vitamina K, importante para a metabolização de proteínas; e vitamina B6, que auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. 

As castanhas de caju também podem fazer parte da alimentação do cachorro como opção de petisco. Isso, claro, desde que assadas, sem sal e em pequena quantidade, já que são ricas em gordura e podem contribuir para a obesidade.

Caqui

Docinho e saboroso, o caqui é rico em vitamina C. Porém, para os cães, isso não é lá uma grande vantagem: ao contrário dos seres humanos, eles conseguem sintetizar a substância, ou seja, não precisam obtê-la a partir da alimentação.

Mesmo assim, a fruta é rica em fibras e não faz mal para os cães. Só fique atento para remover todos os caroços e seja comedido nas quantidades, já que o excesso de açúcar aumenta o risco de obesidade e diabetes.

Laranja

A laranja é uma das frutas que cachorro pode comer. No entanto, por conta da acidez, é preciso moderação para não causar irritação no sistema gastrointestinal. 

Por segurança, é essencial remover a casca e os pequenos caroços da laranja. Apesar de rica em fibras, essa “pele” branca que envolve os gomos não é indicada para os cães.

Maçã

Na lista de frutas que cachorro pode comer, a maçã é uma das favoritas da maioria dos pets pelo sabor adocicado e pela textura mais firme. Boa fonte de vitaminas A, B, C e E, ela também possui muitas fibras, em especial, na casca. 

A maçã deve ser servida sempre sem sementes, que podem causar obstrução gastrointestinal, além de intoxicação, já que liberam uma substância derivada do cianeto.

Mamão

Muito bom para fazer receitas, como picolés, o mamão é uma das frutas que cachorro pode comer, desde que servido em pequenas quantidades. É rico em vitamina A, fibras, cálcio e potássio. 

Contudo, a papaína, uma das substâncias presentes no mamão, tem efeito levemente laxativo. Portanto, muito cuidado! Em excesso, a ingestão de mamão está associada a diarreias.

cachorro cheirando frutas

Melão

Composto predominantemente por água, o melão é uma das melhores frutas para cachorro. É rico em vitamina A, vitaminas do complexo B e potássio. Deve ser oferecido sem sementes e sem a casca, que é muito dura e pode causar lesões na boca do cãozinho (além de não ser nada apetitosa).

Melancia

Assim como o melão, a melancia é muito rica em água, o que é ótimo para refrescar o pet em dias quentes. O aumento da ingestão hídrica também é bom para prevenir problemas no sistema renal. A fruta ainda é rica em vitamina A. Sirva sem casca e sementes.

Morango

Típico das estações mais frias, pelo menos aqui, no Brasil, o morango é uma fruta cheirosa, algo que acaba chamando a atenção do cão. Se ele olhar para você com aquela carinha de pidão, não tem problema dar um pedacinho. Morangos são ricos em fibras, vitamina K, vitaminas do complexo B, magnésio e potássio.

Pera

Será que pode dar frutas para cachorro filhote também? Sim, a pera é uma opção. Ela é muito querida pelos pets, bastante rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais. Com a casca, contém ainda mais fibras, o que é bom para regular o intestino. 

No entanto, assim como a maçã, a pera deve ser servida sem sementes, já que contêm uma substância derivada do cianeto, tóxica para os cães. Por isso, fique atento ao servir!

Caso não saiba quais frutas que cachorro não pode comer, é muito importante destacar que a permissão do alimento varia de acordo com cada pet. Cães diabéticos, por exemplo, devem evitar o consumo sem orientação veterinária. 

Além disso, não é raro que cães saudáveis tenham uma reação negativa a uma ou mais frutas da lista, como desconforto abdominal, diarreia, vômito, entre outras. Observe seu amigo e, em caso de dúvidas ou suspeitas, não deixe de procurar um veterinário. 

cachorro no meio das frutas

Com exceção do morango, cujas sementinhas são inofensivas, o caroço sempre deve ser retirado, uma vez que podem causar obstrução gastrointestinal. Entre os sintomas do quadro, estão falta de apetite, vômitos, apatia e dificuldade para defecar. Nesse caso, procure uma clínica veterinária quanto antes! 

Para mais conteúdo, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros assuntos sobre bem-estar e saúde animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog