Cachorros

Conheça causas, sintomas, tratamento e prevenção da gastrite em cachorro

Publicado em 09 de junho de 2020

Tempo de leitura: 5min

Relativamente comum na rotina veterinária, a gastrite em cachorro consiste na inflamação da mucosa gástrica, presente no estômago. Crônica ou aguda, o fato é que ela causa muito desconforto gastrointestinal, inclusive com a presença de vômitos e fortes dores abdominais. 

cachorro com olhar triste

Por isso, quanto antes o problema for diagnosticado pelo veterinário, a fim de dar início a um tratamento apropriado, melhor será para o pet. A seguir, vamos aprender como reconhecer a gastrite canina e como preveni-la?

Principais sintomas da gastrite canina

Sem uma consulta ao veterinário, pode ser difícil reconhecer a gastrite crônica ou aguda em cachorro. Isso porque muitos dos sintomas da doença são inespecíficos, isto é, comuns a outros problemas de saúde. 

Em geral, o quadro de gastrite é caracterizado por um conjunto de indícios ligados ao sistema gastrointestinal. Entre eles, é possível citar alguns sintomas de gastrite em cães, como:

  • Dor abdominal;
  • Náuseas;
  • Sialorreia — salivação excessiva;
  • Vômitos constantes com ou sem sangramento;
  • Febre;
  • Prostração;
  • Falta de apetite,
  • Rigidez abdominal.

Outro sinal de cachorro com gastrite, ligado às dores abdominais, é o choro durante a palpação. Ao perceber um ou mais desses sintomas, procure imediatamente um veterinário.

Quais são as causas da gastrite em cachorro?

Conforme explica o Dr. Ítalo Cássio, médico-veterinário especialista em emergência e terapia intensiva, e coordenador técnico da Petz, existem diversas causas para a gastrite em cachorro. 

“Ela pode ser desencadeada por verminoses, aumento do cortisol no sangue, lesões mecânicas causadas por corpo estranho no estômago, doenças de origem metabólica, entre outras”, cita o especialista. 

Nesse sentido, é importante destacar que existem dois tipos de gastrite: a crônica e a aguda. “A gastrite aguda ocorre de modo abrupto e pode ser causada por fatores que agrediram o órgão (o estômago) nas últimas horas”, explica o veterinário. 

É, por exemplo, o caso da ingestão de substâncias tóxicas ou de corpos estranhos, da presença de parasitas ou mesmo como consequência de infecções virais ou bacterianas.

Já a gastrite crônica, como o nome sugere, é aquela recorrente. Nesses casos, o Dr. Ítalo diz que “o paciente provavelmente apresenta intolerância a algum alimento ou tem doenças que provocam o aumento de secreções gástricas que desencadeiam a gastrite”. Entre elas, podemos citar as doenças hepáticas e renais.

cachorro em cima de mesa

Como é o diagnóstico da gastrite em cães?

Assim como ocorre com as demais doenças, o diagnóstico da gastrite em cachorro se baseia em três pilares: anamnese — entrevista com o tutor —, avaliação física/clínica e exames complementares. 

Enquanto a primeira ajuda a elucidar o histórico e alguns dos sintomas apresentados pelo paciente, é durante a avaliação clínica que o veterinário poderá avaliar: dor abdominal à palpação, aumento de temperatura, desidratação, entre outros. Tal avaliação ajuda o veterinário a determinar os exames apropriados para a conclusão diagnóstica. 

“Esses exames geralmente consistem em ultrassom, para verificar o estômago, bem como os demais órgãos da cavidade abdominal — uma vez que a gastrite pode ser desencadeada por inúmeras outras alterações advindas de outros órgãos, por exemplo, o pâncreas, e até mesmo de glândulas, como a adrenal”, explica o veterinário.

Outros exames que costumam ser solicitados são os de sangue. Eles servem para verificar possíveis contaminações bacterianas associadas, além de alterações renais, hepáticas, entre outras.

Tratamento e prevenção

Uma vez confirmado o diagnóstico, um dos intuitos do tratamento é proteger o estômago contra o ácido clorídrico produzido pelo próprio organismo, visto que a mucosa está sensível demais para lidar com a substância. 

“São usadas medicações que ‘se grudam’ à mucosa gástrica, protegendo o órgão”, diz o veterinário. Fora esses medicamentos, outro remédio para curar gastrite de cachorro aumenta a motilidade, sendo que, em casos mais graves, quando o paciente não consegue se alimentar, pode ser necessária a internação.

Deu para perceber que a gastrite em cachorro é um problema sério e que causa muito desconforto, não é? Para evitar que o pet sofra com ela, a adoção de hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e atividade física diária, é importante para prevenir a gastrite em cães

Já no caso de cães mais sensíveis, também evite lhes oferecer petiscos de origem desconhecida e com alto teor de gordura, sódio e defumados. Para isso, confira a tabela nutricional do produto e escolha ração para cachorro com gastrite, sendo ela, a mais natural possível. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário.

cachorro deitado

Agora que você sabe mais sobre a gastrite em cachorro, acesse o blog da Petz, assim, você fica por dentro de assuntos como saúde e bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog