Alimentação

Gato pode comer carne de porco? Saiba os alimentos permitidos para os bichanos!

Publicado em 05 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Se os bichanos pudessem elaborar o próprio cardápio, certamente a carne estaria presente em todas as refeições! Mas será que esse alimento realmente é indicado para os felinos? Gato pode comer carne de porco, por exemplo? 

gatinho no colo

Na hora de escolher os petiscos do seu peludo é necessário atenção. Muitos itens comuns em nossa dieta podem ser tóxicos para os pets. Quer saber se gato pode comer porco? Continue lendo! Aprenda aqui a melhor forma de alimentar seu pet. 

Carne de porco faz mal para gato? 

Seja na clássica feijoada ou apenas no “pê-éfe” de cada dia, a carne de porco é um ingrediente muito comum nos lares brasileiros. Mas será que gato pode comer carne de porco? 

Se você está buscando a resposta para essa pergunta, saiba que ela é um tanto complicada. Isso porque vai depender muito da quantidade, dos hábitos do pet e, claro, de seu próprio organismo. Conforme lembra o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, os gatos são exclusivamente carnívoros. 

Porém, devemos tomar uma série de cuidados quando oferecemos alimentos caseiros para nossos peludos. Abaixo, separamos alguns pontos para esclarecer se o gato pode comer carne de porco. 

Cuidados com a carne de porco

Como os bichanos são pets carnívoros, muitas vezes imaginamos que pode dar carne para gato sem restrições. Entretanto, a história não é bem essa. Na verdade, é preciso muito cuidado ao oferecer petiscos ao seu pet. 

Se você está se perguntando se pode dar carne de porco para gatos, fique atento às dicas abaixo: 

  • não pode dar carne crua para gatos. O primeiro alerta fica para as carnes cruas, que nunca devem ser oferecidas aos bichanos. “Assim como nós, os pets também podem se contaminar com doenças”, informa o Dr. Bruno. A carne de porco carrega diversos parasitas e merece atenção redobrada;
  • consulte um veterinário: se você deseja alterar a dieta do seu pet ou introduzir qualquer alimento em seu cardápio, é necessário consultar um veterinário. O especialista poderá oferecer recomendações específicas para seu bichano, além de acompanhar a transição; 
  • não utilize nenhum tempero: ingredientes como sal, azeite ou manteiga são considerados tóxicos para os gatos. Por isso, se for oferecer carne de pocro, não utilize nenhum tempero. A forma mais indicada é cozinhar levemente em água; 
  • faça um teste: antes de oferecer um petisco diferente para seu peludo, faça um teste. Isso porque muitos pets possuem alergia a certos alimentos. Ofereça um pedaço pequeno e espere 24 horas. Se o pet não passar mal, tente porções maiores na próxima vez; 
  • atenção às quantidades: por fim, uma recomendação muito importante. Pode dar carne para os gatos, inclusive a de porco, como um petisco, mas ela não deve ser a base de sua alimentação. O excesso pode levar a diversos problemas de saúde. 

Como vimos acima, gato pode comer carne de porco, mas há tantas ressalvas que o melhor é mantê-la  longe do seu peludo. Afinal, alimentação é um assunto sério, e qualquer alteração no cardápio do seu peludo deve ser acompanhada de perto por um veterinário. 

gato de ponta cabeça

Mesmo você sabendo que pode dar carne para gato, o ideal é manter a alimentação dele à base de alimentos específicos para a espécie. Abaixo, preparamos um guia com maiores informações sobre a nutrição dos bichanos. 

Montando um cardápio equilibrado

Como adaptar os hábitos de um pet carnívoro para o ambiente doméstico? Montar o cardápio do seu peludo pode parecer um desafio!  Porém, a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que a resposta para essa pergunta é bem simples: basta oferecer uma ração de qualidade. 

“A ração atende a todas as necessidades nutricionais dos pets”, afirma. Como é elaborada especialmente para os bichanos, esse produto contém apenas ingredientes seguros e saudáveis. 

Além disso, possui uma grande durabilidade e fácil armazenamento, o que facilita ainda mais a vida do tutor! Por isso, antes de se perguntar se gato pode comer carne de porco, verifique o estoque de ração do seu filho de quatro patas. 

carne de porco
Se precisar de uma reposição, é só buscar a Petz mais próxima. Lá, você vai encontrar não só rações, mas petiscos, acessórios e tudo que seu melhor amigo precisa. Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog