Gato pode comer carne de porco? Saiba os alimentos permitidos para os bichanos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 3, 2021

Alimentação
Gato pode comer carne de porco? Saiba os alimentos permitidos para os bichanos!
Tempo de leitura: 3 minutos

Se os bichanos pudessem elaborar o próprio cardápio, certamente a carne estaria presente em todas as refeições! Mas será que esse alimento realmente é indicado para os felinos? Gato pode comer carne de porco, por exemplo? 

gatinho no colo

Na hora de escolher os petiscos do seu peludo é necessário atenção. Muitos itens comuns em nossa dieta podem ser tóxicos para os pets. Quer saber se gato pode comer porco? Continue lendo! Aprenda aqui a melhor forma de alimentar seu pet. 

Carne de porco faz mal para gato? 

Seja na clássica feijoada ou apenas no “pê-éfe” de cada dia, a carne de porco é um ingrediente muito comum nos lares brasileiros. Mas será que gato pode comer carne de porco? 

Se você está buscando a resposta para essa pergunta, saiba que ela é um tanto complicada. Isso porque vai depender muito da quantidade, dos hábitos do pet e, claro, de seu próprio organismo. Conforme lembra o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, os gatos são exclusivamente carnívoros. 

Porém, devemos tomar uma série de cuidados quando oferecemos alimentos caseiros para nossos peludos. Abaixo, separamos alguns pontos para esclarecer se o gato pode comer carne de porco. 

Cuidados com a carne de porco

Como os bichanos são pets carnívoros, muitas vezes imaginamos que pode dar carne para gato sem restrições. Entretanto, a história não é bem essa. Na verdade, é preciso muito cuidado ao oferecer petiscos ao seu pet. 

Se você está se perguntando se pode dar carne de porco para gatos, fique atento às dicas abaixo: 

  • não pode dar carne crua para gatos. O primeiro alerta fica para as carnes cruas, que nunca devem ser oferecidas aos bichanos. “Assim como nós, os pets também podem se contaminar com doenças”, informa o Dr. Bruno. A carne de porco carrega diversos parasitas e merece atenção redobrada;
  • consulte um veterinário: se você deseja alterar a dieta do seu pet ou introduzir qualquer alimento em seu cardápio, é necessário consultar um veterinário. O especialista poderá oferecer recomendações específicas para seu bichano, além de acompanhar a transição; 
  • não utilize nenhum tempero: ingredientes como sal, azeite ou manteiga são considerados tóxicos para os gatos. Por isso, se for oferecer carne de pocro, não utilize nenhum tempero. A forma mais indicada é cozinhar levemente em água; 
  • faça um teste: antes de oferecer um petisco diferente para seu peludo, faça um teste. Isso porque muitos pets possuem alergia a certos alimentos. Ofereça um pedaço pequeno e espere 24 horas. Se o pet não passar mal, tente porções maiores na próxima vez; 
  • atenção às quantidades: por fim, uma recomendação muito importante. Pode dar carne para os gatos, inclusive a de porco, como um petisco, mas ela não deve ser a base de sua alimentação. O excesso pode levar a diversos problemas de saúde. 

Como vimos acima, gato pode comer carne de porco, mas há tantas ressalvas que o melhor é mantê-la  longe do seu peludo. Afinal, alimentação é um assunto sério, e qualquer alteração no cardápio do seu peludo deve ser acompanhada de perto por um veterinário. 

gato de ponta cabeça

Mesmo você sabendo que pode dar carne para gato, o ideal é manter a alimentação dele à base de alimentos específicos para a espécie. Abaixo, preparamos um guia com maiores informações sobre a nutrição dos bichanos. 

Montando um cardápio equilibrado

Como adaptar os hábitos de um pet carnívoro para o ambiente doméstico? Montar o cardápio do seu peludo pode parecer um desafio!  Porém, a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que a resposta para essa pergunta é bem simples: basta oferecer uma ração de qualidade. 

“A ração atende a todas as necessidades nutricionais dos pets”, afirma. Como é elaborada especialmente para os bichanos, esse produto contém apenas ingredientes seguros e saudáveis. 

Além disso, possui uma grande durabilidade e fácil armazenamento, o que facilita ainda mais a vida do tutor! Por isso, antes de se perguntar se gato pode comer carne de porco, verifique o estoque de ração do seu filho de quatro patas. 

carne de porco
Se precisar de uma reposição, é só buscar a Petz mais próxima. Lá, você vai encontrar não só rações, mas petiscos, acessórios e tudo que seu melhor amigo precisa. Venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *