Gravidez psicológica em cães: tudo que você precisa saber

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 15, 2020

Cachorros
Gravidez psicológica em cães: tudo que você precisa saber
Tempo de leitura: 3 minutos

A gravidez psicológica em cadelas é mais comum do que se pensa e acontece quando o organismo da cachorra age como se ela estivesse prenha, porém sem estar de fato gerando filhotinhos em seu ventre.

cachorro deitado descansando

Apesar de raramente ser algo grave, os sintomas podem ser incômodos para o bichinho, por isso, é essencial que o tutor entenda tudo sobre a condição. Confira a seguir mais sobre a gravidez psicológica canina.

Como e por que a gravidez psicológica em cadelas acontece?

A gravidez psicológica em cachorro ocorre com quase metade das fêmeas não castradas, até mesmo nas que nunca acasalaram. Entretanto, o quadro também pode afetar cadelas que já foram castradas, por isso, é importante saber quais são os sintomas principais.

Geralmente, a gravidez psicológica aparece em fêmeas entre dois e quatro meses após o fim do cio. É possível observar que o comportamento do animal muda, já que ele começa a fazer um ninho em algum canto da casa e pode adotar algum objeto ou até mesmo outro bichinho como filhote.

Principais sintomas

Para identificar se a sua pet está com essa condição, atente-se aos sintomas de gravidez psicológica em cachorro:

  • Tetinhas inchadas;
  • Produção de leite;
  • Inchaço abdominal;
  • Uivos frequentes;
  • Adoção de objetos como filhotes;
  • Falta de apetite;
  • Agressividade;
  • Depressão,
  • Possessividade com o ninho.

Causas da pseudociese

Essa condição pode ocorrer devido a alterações hormonais na cachorrinha que “enganam” o organismo, fazendo-o agir como se ela estivesse realmente prenha. A gravidez psicológica em cadelas desencadeia várias mudanças que impactam a saúde mental e física do animal.

É importante saber, também, que o contato com machos não é uma causa de gestação psicológica canina. Não há uma causa clara para que essa condição aconteça, a não ser alterações hormonais devido ao aumento da progesterona no organismo da cachorrinha.

cachorro descansando

Complicações que podem ocorrer

Ao notar que sua cachorrinha está apresentando os sintomas da gravidez canina psicológica, é importante monitorá-la e mantê-la o mais confortável possível. Isso porque o quadro pode apresentar complicações, como tumores, infertilidade e câncer. 

Os principais fatores para isso são as inflamações no útero do animal, assim como o desenvolvimento de endometriose canina. Já a disfunção hormonal, se grave, pode acarretar no surgimento de câncer. 

Outro fator que pode agravar a situação é que o leite produzido pela cadela não será consumido e acaba sendo reabsorvido pelo corpo. Isso pode contribuir para o empedramento do leite, dores e até o surgimento de tumores nessa região do corpo do animal. 

Por esse motivo, buscar a orientação de um médico-veterinário em caso de gravidez psicológica em cadelas é essencial para a manutenção da saúde do seu pet. 

Prevenção e tratamento da pseudociese

Como não há uma causa definida para a cachorra com gravidez psicológica, também não existe um método de prevenção cientificamente testado e comprovado. Porém, o que pode contribuir para evitar o quadro, é a castração do bichinho. O procedimento é indicado também para evitar outros problemas de saúde.

Na gravidez psicológica canina, como tratar ficará a cargo do médico-veterinário, que poderá prescrever medicamentos inibidores hormonais, além de ansiolíticos e outros. Além disso, o tutor precisa ficar de olho no bichinho, se preocupando com seu conforto e em manter sempre água e comida perto da cadelinha.

cachorro na casinha

Para adquirir os medicamentos indicados pelo médico-veterinário, conte com a Petz! Aqui você encontra tudo o que seu bichinho de estimação precisa, como ração, brinquedos, caminha e muito mais. Aproveite nossas condições especiais e garanta o bem-estar do seu melhor amigo!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Robson - 09/05/2018

Boa noite a todos, muito obrigado pela atenção. Até…

Robson - 17/10/2015

Boa noite a todos, muito obrigado pela atenção. Até…