Bem-Estar

Hipotireoidismo em cães: saiba como cuidar do seu pet

Publicado em 29 de junho de 2019

Tempo de leitura: 4min

A tireoide é uma pequena glândula localizada no pescoço dos cachorros, e é essencial para produção de hormônios. Quando ocorre o hipotireoidismo em cães, significa que esta glândula não está cumprindo corretamente seu papel. O que pode comprometer o bem-estar de seu amigo.

hipotireoidismo em cachorro

Mais comum em cachorros adultos, o hipotireoidismo canino costuma não ser grave. Porém, a condição necessita de acompanhamento em uma clínica veterinária regular.

Para tirar todas suas dúvidas sobre o assunto, elaboramos um guia com as principais informações sobre a doença. Confira!

O que é o hipotireoidismo?

Apesar de despertar muitas dúvidas, o hipotireoidismo em cães é uma doença relativamente comum.

“É uma doença endócrina, ou seja, uma desregulação na quantidade de hormônios.”, explica a médica veterinária da Petz, Dra. Anna Carolina Massenzi.

Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelo próprio corpo e têm como função regular o funcionamento do organismo.

“Quando ocorre o hipotireoidismo em cães há uma baixa do hormônio produzido pela tireoide.”, complementa a veterinária.

Estas substâncias regulam a energia do pet. Ou seja, com a ausência destes elementos, seu amigo pode ficar desanimado e cansado.

Mas, além disso, esta doença pode causar ainda outros problemas. Por isso, fique de olho para notar o hipotireoidismo em cães com sintomas como os citados a seguir!

Sintomas da doença

Por ser um problema interno, relacionado ao funcionamento do organismo, o hipotireoidismo animal pode ser difícil de ser notado. Cabe ao tutor ficar de olho para perceber os sinais de que seu amigo está com problemas.

Conforme informa a Dra. Anna Carolina, os principais indícios que um cachorro está com hipotireoidismo são:

  • Ganho de peso;
  • Letargia;
  • Fraqueza;
  • Feridas;
  • Queda de pelo,
  • Depressão.

Apesar da doença possuir alguns sintomas comuns, cada pet pode reagir de uma maneira distinta.

Se você perceber que seu filho de quatro patas está triste e teve uma mudança repentina de comportamento, busque um veterinário imediatamente!

Saiba como diagnosticar e tratar o hipotireoidismo em cães

Ao receber um pet em seu consultório, o veterinário irá realizar o exame clínico, que consiste em analisar os sintomas apresentados pelo paciente. Se desconfiar de hipotireoidismo, serão necessários alguns testes.

Conforme explica a Dra. Anna Carolina, o diagnóstico do hipotireoidismo em cães geralmente se dá por exame de sangue.

Nele, os especialistas realizam uma contagem dos hormônios produzidos pela tireoide e verificam se estão dentro da normalidade.

hipotireoidismo em caes

Caso a doença seja confirmada, o veterinário irá indicar o hipotireoidismo em cães e o tratamento adequado para seu pet. “A terapia envolve reposição desses hormônios por medicação via oral.”, complementa a especialista.

O pet deverá tomar estes remédios de acordo com a orientação de seu médico, mas o tratamento costuma durar durante toda a vida.

Assim, você precisará sempre estar de olho na saúde de seu filho de quatro patas, além de levá-lo regularmente ao veterinário. Quanto aos comprimidos, não se preocupe. Eles são facilmente encontrados nas lojas da Petz.

Principais causas do hipotireoidismo em cães

Quando nos deparamos com uma nova doença, é normal querer descobrir as causas, para saber o que poderíamos fazer para evitá-la.

No caso do hipotiroidismo em cães, você pode ter a certeza que não é o responsável pelo problema em seu filho de quatro patas.

Esta condição está relacionada, na maioria das vezes, a problemas congênitos e, por isso, algumas raças têm predisposição à doença. São elas:

  • Labrador;
  • Golden Retriever;
  • Beagle,
  • Cocker.

Além da questão genética, algumas condições como câncer e doenças autoimunes podem contribuir para o surgimento do hipotireoidismo em cães.

Convivendo com a doença

Se seu filho de quatro patas foi diagnosticado com hipotireoidismo, não se preocupe. Muitos pets convivem com a doença durante muitos anos, e podem ter uma ótima qualidade de vida!

hipotireoidismo em caes pet

Para isso, basta não se esquecer de realizar consultas regulares com um veterinário, oferecer uma dieta para cães com hipotireoidismo e administrar a medicação de forma correta.

Precisa de levar seu pet para uma consulta? Procure uma unidade da Petz com clínica veterinária! Nossos profissionais ficarão felizes em ajudar você e seu amigo.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog