Lhasa apso e shih-tzu: você sabe a diferença entre as duas raças?

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 12, 2018

Cachorros
Lhasa apso e shih-tzu: você sabe a diferença entre as duas raças?
Tempo de leitura: 3 minutos

Pergunte a qualquer tutor de lhasa Apso ou de Shih-Tzu e ele lhe dirá: é comum que as pessoas confundam as duas raças. Afinal, ambas são compactas, atarracadas e têm pelagem parecida.

De acordo com a Dra. Nathalia Mooca, médica-veterinária da Petz, a confusão não é à toa. “Isso acontece porque o shih-tzu resulta do cruzamento do lhasa-apso com o pequinês”, diz a veterinária. “Por isso, ele herdou muitas características semelhantes”, completa.

Parecidos, mas não iguais! Tanto na aparência quanto no comportamento, essas duas raças possuem características particulares, sendo que conhecê-las é importante na hora de definir qual delas combina mais com o seu perfil. Vamos descobrir as diferenças entre lhasa Apso e Shih-Tzu?

 

Lhasa-Apso: o guardião dos templos

Quem olha para o lhasa apso, pequeno e simpático, nem imagina que os cães da raça surgiram para ser verdadeiros cães de guarda. No entanto, sabe-se que a raça teve origem no Tibete, onde acredita-se que eles tenham desempenhado o papel de guardiões dos templos e palácios dos monges tibetanos.

Pois é! Ainda que, hoje em dia, eles dificilmente cumpram essa função, a verdade é que o lhasa Apso ainda deve muito de suas características à sua origem, especialmente no que diz respeito ao comportamento. Conheça abaixo alguns dos principais traços físicos e a personalidade do Lhasa-Apso:

  • Apesar de também ser relativamente curto, o focinho do lhasa é um pouco mais protuberante em relação ao do shih-tzu;
  • É reservado, territorialista e muito protetor da família. Por isso, pode estranhar bastante a presença de pessoas ou de animais estranhos, passando a latir muito;
  • Por ser muito independente, o lhasa tende a não gostar muito de colo. Em compensação, costuma suportar um pouco melhor a solidão. Isso, é claro, desde que tenha sido acostumado a isso e que o tutor promova o enriquecimento ambiental, já que é muito ativo e inteligente,
  • Devido ao focinho um pouco mais comprido, apresenta menos problemas de saúde ligados à braquiocefalia, como problemas respiratórios ou oculares. No entanto, têm predisposição genética a ter problemas renais.

 

Vale lembrar que essas são apenas algumas das características mais notáveis do lhasa em relação ao Shih-Tzu. Para mais detalhes sobre sua aparência física, confira o guia sobre a raça em nosso blog.

 

Shih-tzu: um companheiro de longa data

Assim como o lhasa, o Shih-Tzu também tem sua origem na região do Tibete. Mas, da mesma forma que o lhasa era o cão favorito dos monges tibetanos, o Shih-Tzu foi se tornar popular mesmo na China.

Isso porque sua herança do pequinês o tornou um excelente cão de companhia para nobres e família imperial. Característica, aliás, que a raça mantém até hoje, como veremos a seguir com a personalidade do Shih-Tzu:

  • Tem focinho mais curto e achatado em relação ao do lhasa apso. Seus olhos também são mais redondos e saltados;
  • É muito sociável, se dando muito bem com outros animais e com pessoas de todas as idades, incluindo crianças;
  • Adora colo, carinho e companhia! Por conta dessa dependência, tende a sofrer mais com a ausência prolongada do tutor,
  • Devido ao focinho mais curto e aos olhos saltados, é propenso a problemas oculares, como úlcera de córnea, conjuntivite e lacrimejamento constante. Além disso, também tem predisposição a dermatites.

 

Confira mais detalhes sobre a raça neste guia! Independentemente de seu pet ser um Shih-Tzu ou um lhasa Apso, a Dra. Nathalia lembra que é importante levá-lo ao menos uma vez por ano ao veterinário para um acompanhamento individualizado.

Também não deixe de proporcionar a ele enriquecimento ambiental, por meio de brinquedos interativos e diferentes, a fim de garantir ao pet mais estímulos e atividade física. Entre no Pet Shop on-line ou procure a Petz mais próxima a você para ver as opções!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Ani Eble Kichkofel - 02/11/2019

A femea lhasa apso se dá bem com o macho shiz tzu

Petz - 19/12/2019

Oi, Ani.
Realmente depende de animal para animal. O ideal é apresenta-los aos poucos, respeitando o espaço de cada um, sem forçar a socialização. A princípio, não há nenhuma restrição para que essas raças convivam e se deem bem. 🙂