Cachorros

Manchas pretas na pele do cachorro: quando devo me preocupar?

Publicado em 10 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Algumas manchas pretas na pele do cachorro são completamente normais. Afinal, os peludos possuem suas particularidades, e é exatamente isso que os torna tão especiais! Entretanto, é necessário estar atento à aparência do seu filho de quatro patas. 

cachorro olhando para a câmera

As alterações nas cores e texturas na pelagem do pet podem ser sinal de alerta! Pensando nisso, elaboramos um guia com tudo sobre manchas pretas na pele do cachorro! Quer saber como proteger seu amigo? Continue lendo! 

Manchas pretas na pele do cachorro: é normal? 

Como os cães estão cobertos de uma fofa camada de pelo, é difícil notar algumas características. Por isso, algumas vezes, os tutores se preocupam ao encontrar manchas pretas na pele do cachorro. Será que é normal? 

Para responder a essa pergunta, conversamos com a Dra. Mariana Lyra, dermatologista-veterinária da Petz. A especialista explica que algumas manchas na pele do cachorro são perfeitamente normais, especialmente em raças de pelos mais claros, como Shih tzu e Poodle. 

Assim, se durante um cafuné na barriga do seu pet você percebeu algumas pintinhas, não se preocupe. Esta é apenas uma característica do seu amigo! Porém, é necessário estar atento a alguns sinais! Textura diferente, variação de tamanho ou surgimento de novas manchas indicam perigo. Confira mais detalhes abaixo. 

Quando devo me preocupar?

Como vimos, na grande maioria das vezes, as manchas pretas na pele do cachorro são apenas pintas e, por isso, não representam perigo. Entretanto, a Dra. Mariana explica que, em alguns casos, é necessário buscar ajuda médica, especialmente quando as manchas estão associadas a algum outro sintoma. 

De acordo com a especialista, os sinais abaixo merecem atenção redobrada:

  • manchas que aumentaram de tamanho;
  • manchas com textura ou elevação;
  • secreção no local;
  • feridas;
  • sangramentos;
  • coceira na região. 

Se seu pet apresentar algum dos sintomas acima, procure um veterinário rapidamente. O especialista poderá realizar um diagnóstico preciso e aplicar o tratamento mais adequado. 

O que pode causar manchas na pele do cachorro?

Diversos fatores podem causar manchas escuras na pele do cachorro, até mesmo situações comuns em nosso dia a dia. “As máculas ou manchas podem acometer o cão em decorrência de exposição solar prolongada”, diz a especialista.

cachorro olhando para cima

Por isso, aparecem mais em regiões com menos pelo. Também podem aparecer em decorrência de trauma crônico, por exemplo, de prurido ou algum objeto fazendo fricção, como a coleira”, explica a Dra. Mariana. 

A especialista lembra, ainda, que manchas na pele de cachorro podem estar associadas a doenças mais graves, como neoplasias (tumores), infecções fúngicas, bactérias, doenças hormonais ou alergias. 

Devemos ressaltar que é importante buscar um veterinário sempre que você perceber uma mancha nova na pele do seu pet, mesmo de outras cores, como manchas roxas na pele do cachorro. Apenas um profissional poderá identificar a causa e, assim, iniciar um tratamento adequado!

Diagnóstico e tratamento

Ao receber um cachorro com manchas escuras na pele, o veterinário irá iniciar uma série de testes, que podem variar de acordo com tipo, localização e aparência da mancha. A Dra. Mariana explica que um dos exames mais comuns é a citologia. 

Nele, uma agulha bem fina é introduzida no local afetado e, depois, o conteúdo coletado é analisado em um microscópio. Com isso, é possível notar a presença de inflamações ou neoplasias. A análise da cultura bacteriana e a biópsia também costumam ser realizadas, dependendo do caso. 

De acordo com a especialista, o tratamento pode variar de acordo com a origem do problema. Em alguns casos, a aplicação de remédios antifúngicos é suficiente. Entretanto, para tumores e doenças hormonais, podem ser aplicadas terapias mais intensas, como a quimioterapia. 

Por isso, é fundamental buscar uma clínica de confiança, como os Centros Veterinários Seres, da Petz!

Como evitar as manchas

Como podemos ver, alguns fatores podem causar doenças de pele nos cães, sendo a exposição a raios solares o principal deles. Sendo assim, é possível evitar essas doenças, protegendo nossos amigos de quatro patas! 

A aplicação de protetor solar nos pets é recomendada por veterinários e especialistas, especialmente para raças mais sensíveis. Encontrado em lojas especializadas, como a Petz, esse produto é próprio para os peludos e não contém componentes tóxicos. 

Outra ação importante é evitar passeios e atividades durante as horas mais quentes do dia e oferecer áreas de sombra para seu peludo descansar. Além disso, lembre-se de levar seu pet regularmente ao veterinário. Além de monitorar a saúde e o desenvolvimento, ele poderá notar sintomas e, assim, iniciar um tratamento rapidamente! 

cachorro de barriga para cima
Caso você encontre manchas pretas na pele do cachorro, na Petz você se depara uma equipe de profissionais que ficarão felizes em atender você e seu melhor amigo. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog