Meu cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 12, 2021

Cachorros
Meu cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo
Tempo de leitura: 5 minutos

Ensinar o cão a fazer xixi e cocô no local apropriado é uma tarefa que exige conhecimento, dedicação e paciência. Por isso, é sempre frustrante para um tutor constatar “meu cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo“. 

cachorro triste porque fez xixi no local errado

Dependendo de fatores como idade e experiência prévia do pet, alguns cães podem levar mais de um mês para entender definitivamente o que é esperado dele. A seguir, entenda por que o peludo pode desaprender e como adestrar o cachorro novamente.

O que pode ser quando o cachorro passa a fazer necessidades no lugar errado?

Se você está pensando “o cachorro está desobediente o que devo fazer?”, antes de mais nada, esqueça de uma vez por todas a ideia de que um cão é assim por pirraça. Apesar de serem seres sencientes, os cães não apresentam sentimentos complexos típicos de humanos, como culpa ou ressentimento. 

Eles não são capazes de fazer tramoias para tirar o tutor do sério como punição por algo que o tenha incomodado. Portanto, se está passando pela situação de “meu cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo”, fique esperto! É provável que haja algo errado com a saúde física ou emocional dele. 

De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz, a faixa etária do cachorro pode ajudar a identificar a causa do problema. Uma vez que os problemas que levam um cão jovem a fazer xixi no lugar errado costumam ser diferentes daqueles que afetam pets idosos.

“No caso de cães idosos, problemas relacionados à coluna e problemas reprodutivos podem ser a causa da mudança no local onde o pet faz suas necessidades”, diz a veterinária. É importante saber disso na hora de aprender e pensar “como adestrar meu cachorro”.

“Já no caso de cães filhotes ou adultos, mudanças no ambiente e a introdução de um novo pet são as causas mais comuns para o problema”, completa.

Cachorro passou a fazer xixi no lugar errado: como proceder?

A primeira coisa a fazer quando um cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo é tentar identificar a causa do problema. Para isso, procure responder às seguintes perguntas:

  • O local escolhido para que o pet faça xixi é ou continua adequado. Isto é, seguro, tranquilo, com boa acessibilidade e distante de comedouro e bebedouro?
  • Houve alguma mudança significativa na rotina do cachorro, como a chegada de um novo pet, de um bebê ou o tutor passou a ficar mais tempo ausente?
  • Além de fazer as necessidades no lugar errado, o pet apresenta outras mudanças na aparência ou no comportamento? Quais?

Em geral, para cães que não estejam adaptados ao local escolhido para fazerem suas necessidades, o redirecionamento para um novo lugar — associado ao reforço positivo — costuma ser suficiente para resolver o problema. 

Já se a causa for uma mudança brusca, mas permanente, como a introdução de um novo pet na família, a solução é um pouco mais complicada. É preciso habituar o peludo à nova situação por meio de associações positivas e outras estratégias.

Um bom exemplo de como iniciar o adestramento de cães e socializá-los é aumentar o número de recursos (comedouro, bebedouro, tapete higiênico, etc.), uma vez que a disputa por eles pode causar brigas. 

Se necessário, procure a ajuda de um adestrador ou médico-veterinário comportamentalista. Esses profissionais também são indicados para quando os comportamentos indesejados são resultado da ansiedade por separação.

Se o seu amigão está velhinho ou vem apresentando outras mudanças no comportamento, como prostração ou falta de apetite, agende uma consulta com o veterinário.

cachorro no tapete higiênico

Quando e por que buscar ajuda especializada?

Pode parecer um acontecimento banal, capaz de atrapalhar apenas o convívio com o tutor. Mas o fato de o pet “desaprender” onde deve fazer suas necessidades sempre deve ser investigado com cautela. 

Entre os problemas de saúde que podem fazer com que o pet deixe de utilizar o tapete higiênico ou de ir ao quintal estão: dificuldade de locomoção (por problemas na coluna, articulares, etc.), incontinência urinária e até a perda de visão, em alguns casos. Lembrando que os quadros mencionados são mais comuns em cães idosos.

Quando a mudança é ocasionada por questões de manejo, é recomendado que o pet passe por um check-up. O tutor precisa pedir a ajuda de um especialista em comportamento canino, caso não consiga resolver o problema sozinho ou não saiba como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Seja como for, nunca brigue ou tente punir o cachorro que desaprendeu a fazer necessidades no lugar certo. Além de ineficaz, a medida pode piorar ainda mais a situação.

Como reeducar o cão para fazer xixi no lugar certo?

Como visto, o primeiro passo para resolver o problema é identificar o que levou o pet a mudar seu comportamento. 

Ao constatar algum problema de saúde, o veterinário poderá dar início ao tratamento adequado. O que poderá possibilitar que o cãozinho volte a fazer suas necessidades no local determinado pelo tutor. 

Dependendo da situação, o veterinário poderá sugerir mudanças no manejo ambiental, ou mesmo o uso de fraldas para cães em determinados casos. Pode ser que um treinamento para o cachorro também ajude nesta tarefa.

Uma vez identificada e havendo solução para o problema, o método para reeducar o pet deve ser o mesmo recomendado para ensiná-lo pela primeira vez: ficar atento aos sinais de que o cão precisa urinar ou evacuar (como cheirar o chão persistentemente), levá-lo ao local certo e recompensá-lo pelo acerto. 

cachorro levando bronca

Viu, há possíveis soluções para o cachorro que desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo. A Petz está sempre pronta para ajudar você e o seu peludo em todos os momentos. Continue acompanhando nossos conteúdos para se informar ainda mais!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *