Meu cachorro não está urinando: devo me preocupar?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 3, 2020

Bem-Estar
Meu cachorro não está urinando: devo me preocupar?
Tempo de leitura: 5 minutos

Você coloca a coleira em seu amigo e se prepara para o passeio. Após fazer o trajeto comum e passados vários minutos, repara que seu pet não fez xixi. Aí, você se pergunta: “Meu cachorro não está urinando, o que pode ser?”.

Bom, a resposta para essa pergunta pode ser mais complexa do que parece, porque não urinar por longos períodos pode ser indício de diferentes doenças. Seja o que for, é essencial tomar alguns cuidados com o cachorro.

Continue lendo para descobrir alguns motivos pelos quais os cãezinhos deixam de urinar!

Meu cachorro não está urinando: como perceber o problema?

O primeiro passo é ter certeza de que o cachorro não faz xixi ou não está produzindo urina. Como fazer isso?

  • Se o cachorro não urinou o dia todo, é um sinal de alerta. Verifique com outros membros da família se o pet passeou em outro momento e cheque sinais de urina pela casa.
  • Verifique se o cachorro tenta urinar, mas não consegue. Os sinais dessa situação são: perna levantada, abdômen contraído e pernas traseiras agachadas. Se o pet faz esses movimentos, mas não urina, é um sinal de que há algo impedindo a saída do xixi (obstrução urinária).
  • Caso o cachorro urine em pequenas quantidades muitas vezes durante o percurso, também pode ser um sinal de alerta. Muitos tutores acreditam que seu amigo está apenas marcando território, mas os médicos-veterinários lembram que o pet não adota esse comportamento repentinamente. Se ele não tinha esse hábito e passa a urinar “em etapas”, pode ser um problema de saúde.
  • Se perceber que seu cachorro está com dor, geme ou late quando tenta fazer xixi, também é indício de problemas.

Além desses possíveis sinais, os especialistas ressaltam que urina escura ou com odor muito forte também são motivo de alerta. Caso note qualquer um desses sintomas, é hora de buscar ajuda médica.

4 doenças comuns quando o cachorro não está urinando

Se seu cachorro não está urinando, ele provavelmente apresenta um problema de saúde. Esse sintoma, no entanto, é comum a diferentes doenças. Algumas causas possíveis são:

1. Cálculos

Quem já sofreu com pedras nos rins sabe como a doença pode ser incômoda. O que muitos desconhecem, porém, é que pets também podem ter cálculos no sistema urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra)!

Esse problema tem diferentes causas. Alguns cãezinhos têm predisposição genética para a doença e precisarão de visitas regulares ao médico-veterinário. Já outros formam cálculo por causa do tipo de alimentação ou de falta de hidratação.

Os cálculos que impedem o animal de urinar são os que obstruem a uretra, mas quando aparecem em ureteres, bexiga e rins, podem causar dor e outros problemas.

O diagnóstico muitas vezes é feito por exames como raio-x e ultrassom, e os cálculos têm que ser desobstruídos clínica ou cirurgicamente. Após a remoção, o pet terá de seguir uma dieta especial, muitas vezes com ração de trato urinário, e tomar bastante água. Isso auxiliará na recuperação dele e ajudará a prevenir novos problemas.

2. Infecção no trato urinário

A infecção urinária é outro problema que exige cuidados com o cachorro, pois pode fazer o pet ter dificuldades para urinar. Uma doença um tanto comum, ocorre quando uma bactéria invade o organismo do cão através do canal urinário. O problema pode atingir uretra, bexiga e até mesmo rins.

Como nossos amigos adoram passear, brincar em parques e interagir com outros cães, a infecção no trato urinário é um problema difícil de evitar. O médico-veterinário poderá notar a infecção urinária em cachorros após um exame de urina.

O tratamento é feito com medicamento para cachorro, como antibióticos, muita água e uma dieta que ajude a tornar o pH da urina menos agradável para as bactérias.

3. Traumas

Cachorros são divertidos e adoram brincar! E, com energia para dar e vender, muitas vezes nossos amigos peludos podem sofrer acidentes. Alguns traumas, como pancadas ou quedas, podem atrapalhar o funcionamento do sistema urinário.

Cirurgias como cesárea e operações na área pélvica também podem causar lesões ou até mesmo rupturas de bexiga, ureteres ou uretra em cães. Esses problemas podem levar a urina a cair dentro do abdômen e não chegar ao meio externo.

Com exames clínicos e radiografias, o médico poderá notar um trauma na bexiga e iniciar o tratamento e indicar os melhores cuidados com seu pet. Além de drenagem com catéter, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

4. Insuficiência renal

Muitas vezes os problemas urinários têm uma causa mais profunda, nos rins. Eles podem parar de produzir urina. De acordo com especialista, as infecções, desidratações intensas, problemas no coração e, até mesmo, parasitas podem causar insuficiência renal aguda em cães.

Como o rim é um órgão delicado e essencial para o bom funcionamento do organismo, é importante procurar o médico-veterinário rapidamente. Após o especialista diagnosticar o problema, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.

Hidratação intensa, dieta especial, ração medicamentosa e suplementação alimentar são alguns dos passos de cuidado com o cão para auxiliar a melhorar a qualidade de vida do pet e tentar recuperar a função renal.

Para ter certeza do motivo pelo qual um cachorro não está urinando, é essencial buscar o médico-veterinário rapidamente. Lembre-se de que urinar é uma parte essencial do bom funcionamento do organismo.

Precisa de ração medicamentosa ou remédio para cães? Na Petz você encontra grande variedade de produtos! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *