Picada de inseto em cachorro: saiba o que fazer e como prevenir

Postado por PETZ, em 02/06/2019

Bem-Estar
Picada de inseto em cachorro: saiba o que fazer e como prevenir

Ver os cães correndo e brincando ao ar livre é sempre uma alegria. Ainda mais para cães que vivem confinados em apartamentos. Tanto é, que muitos tutores se deixam levar por esse entusiasmo e acabam esquecendo de que a atividade também tem seus perigos, entre eles, o risco da picada de inseto em cachorro.

Muito comuns em pets curiosos, as picadas podem causar desde uma simples coceira até problemas sérios, dependendo do tipo do inseto e do número de picadas.

Além disso, assim como algumas pessoas têm mais sensibilidade às picadas, alguns cachorros também podem apresentar reações graves, como o choque anafilático. Saiba mais sobre a picada de inseto em cachorro e o que fazer em caso de acidentes.

Picada de inseto em cães

Em geral, ao longo da vida, os cães são picados diversas vezes por uma série de insetos, principalmente ao ar livre. E, assim como acontece conosco, as picadas podem apresentar reações diferentes de cachorro para cachorro.

A médica-veterinária da Petz, Dra. Larissa Seibt, explica que as picadas de inseto em cachorro sempre são desconfortáveis, porém, alguns animais podem desenvolver reações mais graves devido a uma sensibilidade exacerbada.

“Assim, é possível discriminar dois tipos de acidentes: um com pets que recebem uma ou poucas picadas e apresentam somente uma reação local, e outro com pets que são mais sensíveis às toxinas liberadas pelo inseto”, diz.

Quando um cachorro é picado por insetos, o perigo mais alarmante é dele entrar em choque anafilático. A Dra. Larissa explica que “o pet pode entrar em um quadro de convulsão, coma e evoluir para óbito, por conta da cardiotoxicidade do veneno”.

Insetos mais perigosos para os cães

Não é preciso que o animal seja extremamente peçonhento para que a picada seja perigosa. Dependendo da sensibilidade do pet e da quantidade de picadas, até mesmo a picada de pernilongo em cachorro pode colocar a vida dele em risco. Por isso, fique sempre atento em locais com muitas abelhas, vespas, marimbondos, etc.

Além disso, a Dra. Larissa destaca que uma reação alérgica grave não é o único problema decorrente das picadas. “Alguns mosquitos também são muito perigosos, pois carregam agentes que causam doenças”, diz a veterinária. É o caso, por exemplo, da dirofilariose e da leishmaniose. Sendo assim, procure manter sempre o pet protegido, com repelentes de uso veterinário.

Sintomas da reação à picada de inseto em cachorro

Com uma picada em cachorros, os sintomas podem aparecer imediatamente ou levar alguns minutos. Portanto, ao perceber que o pet foi picado por um inseto, fique atento à reação dele.

Embora lesões locais causem incômodo, elas não são uma emergência veterinária e é possível aliviar dores e coceiras com o uso de bolsas térmicas. Entre os sinais que devem causar preocupação estão:

  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Extremidades frias;
  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço exagerado no local da picada;
  • Tremores,
  • Febre.

Caso o cachorro apresente um ou mais desses sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário.

O que fazer em caso de picada de inseto

A primeira coisa a se fazer em caso de picada de inseto em cachorro, é identificar o inseto que picou o pet e observar a reação do animal. Caso perceba qualquer sinal de anormalidade, leve seu amigo imediatamente a um veterinário para ele receber suporte e monitoração.

“O pet será mantido na fluidoterapia, para manutenção de volemia (quantidade de sangue em circulação) e, em casos mais graves, na oxigenioterapia”, diz a Dra. Larissa. Além disso, o tratamento também pode incluir o uso de antialérgico para cachorro após picada de inseto, antibióticos e anti-hemorrágicos, dependendo da gravidade da reação.

Quer manter seu filho de quatro patas protegido contra as picadas de pernilongos? A Petz conta com diversas opções de repelentes para atender as necessidades do seu amigo. Acesse nossa loja online ou visite a unidade Petz mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *