Bem-Estar

Picada de inseto em cachorro: o que fazer e como prevenir

Publicado em 27 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Ver os cães correndo e brincando ao ar livre é sempre uma alegria — ainda mais aqueles que vivem confinados em apartamentos. Tanto que muitos tutores se deixam levar por esse entusiasmo e acabam esquecendo de que a atividade também tem perigos, entre eles, o risco da picada de inseto em cachorro.

cachorro na grama

O seu pet precisa que você esteja preparado para qualquer imprevisto. Por isso, vamos orientar sobre o que fazer em caso de picada de inseto em cachorro, sinalizando os principais sintomas de reações mais graves. 

Picada de inseto em cães

Em geral, ao longo da vida, os cães são picados diversas vezes por uma série de insetos, principalmente quando estão ao ar livre. Assim como acontece conosco, as picadas podem causar reações diferentes em cada animal. Então, o melhor é manter-se bem informado sobre tudo o que pode acontecer.

A médica-veterinária da Petz, Dra. Larissa Seibt, explica que a picada de inseto em cachorro sempre é desconfortável, porém, alguns animais podem desenvolver reações mais graves devido a uma sensibilidade exacerbada. Já observou se o seu pet é um deles?

“Prestando atenção nisso, é possível discriminar dois tipos de acidentes: pets que apresentam somente uma reação local, e outros mais sensíveis às toxinas liberadas pelo inseto”, diz.

O perigo mais alarmante é a alergia em cachorro por picada de inseto. A Dra. Larissa explica que “o pet pode entrar em um quadro de convulsão e coma, evoluindo para óbito por conta da cardiotoxicidade do veneno”. O bom é que tudo isso pode ser evitado ao tomar as precauções corretas.

Insetos mais perigosos para os cães

Dependendo da sensibilidade do pet e da quantidade de picadas, até a mordida de formiga em cachorro pode colocar a vida dele em risco. Por isso, fique ainda mais atento quando estiver em locais com muitas abelhas, vespas, marimbondos e outros insetos.

abelha em flor amarela

A Dra. Larissa destaca que alguns mosquitos também podem ser agentes causadores de doenças, como a dirofilariose e a leishmaniose. Sendo assim, procure manter sempre o pet protegido com repelentes de uso veterinário. Esse produto pode livrar o cão de alergias e enfermidades graves.

Sintomas da reação à picada de inseto em cachorro

A alergia à picada de inseto em cachorro tem sintomas muito claros que podem aparecer imediatamente ou levar alguns minutos. Portanto, ao perceber que o pet foi picado, fique atento à reação dele. É muito importante não ignorar nenhum sinal. Entre os que causam preocupação, estão:

  • vômito;
  • diarreia;
  • extremidades frias;
  • dificuldade para respirar;
  • inchaço exagerado no local da picada;
  • tremores;
  • febre.

Caso o cachorro apresente um ou mais dos sintomas listados acima, leve-o imediatamente ao veterinário. Já vimos que, com picada de inseto em cachorro, não se brinca, então, em casos preocupantes, não perca tempo.

Mesmo que as lesões locais causem incômodo, elas não são uma emergência veterinária, sendo possível aliviar dores e coceiras com o uso de bolsas térmicas. Porém, não é indicado usar remédio caseiro para picada de inseto em cachorro. Embora a intenção seja boa, não se pode arriscar.

Como saber se seu pet foi picado?

Geralmente, as picadas costumam ocorrer no focinho, nos lábios e na gengiva. Então, a maneira mais fácil de descobrir se a fonte do incômodo do cachorro é uma picada de inseto é avaliar esses locais.

Se houver vermelhidão, inchaço, coceira e dor, é muito provável que o cachorrinho tenha sido picado. Como já foi dito, nesse caso, o próximo passo é acompanhar o quadro de perto. Caso os sintomas agravam-se, o veterinário precisa ser acionado.

O que fazer em caso de picada de inseto

Em caso de picada de inseto, a primeira coisa a fazer é identificar o bicho que picou o pet e observar a reação do animal. Caso perceba qualquer sinal de anormalidade, leve seu amigo imediatamente a um veterinário. Dependendo do caso, o profissional pode recorrer a medicamentos e/ou procedimentos mais invasivos.

“O pet será mantido na fluidoterapia para a manutenção de volemia (quantidade de sangue em circulação) e, em casos mais graves, na oxigenioterapia”, diz a Dra. Larissa. O tratamento pode incluir o uso de antialérgico para picada de inseto em cachorro, antibióticos e anti-hemorrágicos, dependendo da gravidade da reação.

A medicina veterinária está preparada para acolher o animal em qualquer estágio de gravidade, por isso, confie no veterinário do seu cão! Só ele pode oferecer o melhor tratamento e tirar seu pet dessa grande enrascada! 

dachshund com flores amarelas
Quer evitar a picada de inseto em cachorro ao máximo? Saiba que a Petz conta com diversas opções de repelentes para atender às necessidades do seu amigo. Acesse nossa loja on-line ou visite a unidade mais próxima de você.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog