Saiba por que não pode dar Nimesulida para cachorro

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 14, 2020

Cachorros
Saiba por que não pode dar Nimesulida para cachorro
Tempo de leitura: 3 minutos

Você já se perguntou se pode dar Nimesulida para cachorro? Como parte significativa dos animais, os cães podem sentir dor por uma série de motivos. Ao perceber que o pet não está bem, muitos tutores se preocupam em aliviar rapidamente os sintomas com a ajuda de remédios. 

cachorro deitado na grama

Mas é preciso cuidado: alguns medicamentos de uso muito comum entre os humanos podem ser extremamente tóxicos para os cães. Nesse caso, continue lendo e descubra se Nimesulida é indicado para cães.

Afinal, pode dar nimesulida para cachorro?

De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, o uso de Nimesulida para cachorro não é indicado em hipótese alguma. Isso porque, apesar de já existirem alguns estudos que apontam sua eficácia nesses pets, a dosagem é muito inferior à dosagem recomendada para humanos. 

Logo, ao administrar nimesulida para cachorro, é grande o risco de o medicamento provocar malefícios, como intoxicações, gastrites, úlceras, diarreias, insuficiência renal, etc. 

Segundo a veterinária, o uso de qualquer medicamento sem prescrição médica, seja ele de uso “humano” ou veterinário, pode levar ao agravamento de problemas de saúde e até à morte do cãozinho. 

Portanto, ao se questionar “posso dar Nimesulida para cachorro?”, não se arrisque: em caso de mudanças no comportamento, nos hábitos ou na aparência do seu amigo de quatro patas, procure um veterinário.

cachorro laranja em pé

Anti-inflamatórios para cachorro: eles são a melhor opção

Um dos motivos por que tanta gente se pergunta se cachorro pode tomar Nimesulida é que, em geral, anti-inflamatórios de uso humano são mais baratos que aqueles específicos para cães. 

No entanto, é preciso ter em mente que cada espécie metaboliza de maneira diferente as substâncias presentes nos medicamentos. Como exemplo, enquanto o paracetamol costuma ser seguro para nós, ele é muito perigoso para os cães e extremamente tóxico para os gatos, sobrecarregando o fígado desses animais. 

É por isso que, segundo a Dra. Juliana, os veterinários costumam dar preferência aos medicamentos próprios para determinada espécie. “Eles são desenvolvidos levando em conta a maneira como os cães absorvem e eliminam a substância”, diz. 

Outro desafio para a administração de medicamentos de uso humano aos cachorros diz respeito à dosagem, que costuma ser muito menor para os pets, em especial os de pequeno porte.

“Por vezes, a dosagem é tão inferior que não é possível encontrar a opção adequada em farmácias convencionais. Assim, é necessário fracionar o comprimido diversas vezes, o que torna a administração do produto inviável”, completa a veterinária.

Entre as opções de anti-inflamatórios para cães disponíveis em lojas como a Petz estão: Trocoxil®, Rimadyl®, Previcox®, Carproflan®, Flamavet®, entre outros.  Nunca dê medicamentos sem prescrição.

Em alguns casos, é possível que o veterinário recomende o uso de medicamento vendido em farmácias convencionais. Em outros, ele poderá indicar um fármaco desenvolvido especialmente para cães. 

Seja como for, nunca administre qualquer medicamento sem antes consultar um veterinário. Após uma avaliação, ele poderá recomendar o fármaco mais apropriado de acordo com estado de saúde, porte, idade e histórico do seu amigo. 

Vale lembrar que mesmo medicamentos de uso canino podem acarretar prejuízos para a saúde do cãozinho quando administrados de maneira inadequada. No caso dos anti-inflamatórios, o uso contínuo desses medicamentos pode acabar sobrecarregando e comprometendo definitivamente alguns órgãos, como fígados e rins. 

cachorro olhando para cima

Agora que sabe se pode dar Nimesulida para cachorro, no blog da Petz, veja outros medicamentos de humanos que podem ou não prejudicar a saúde do cãozinho.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *