Cachorros

Saiba porque cachorro gosta de ficar no sol

Publicado em 12 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Como muitos tutores, você talvez já tenha flagrado a seguinte cena: basta entrar um raio de sol pela janela para o pet logo se posicionar sob ela. Mas você sabe porque cachorro gosta de ficar no sol? Se a resposta é não, saiba que veio ao lugar certo!

cachorro deitado no sol de barriga pra cima

Ainda que a radiação UV seja frequentemente associada a malefícios, como o câncer de pele, ela é fundamental para a vida na Terra. É graças a ela que as plantas produzem energia, e é ela, juntamente ao efeito estufa, que garante a manutenção da temperatura no planeta.

Especificamente no caso dos cachorros, os famosos banhos de sol também são muito benéficos para a saúde. Isso, claro, desde que respeitados os melhores horários e, em alguns casos, usando protetor solar.

Três motivos explicam porque cachorro gosta de ficar sol 

Não é todo mundo que gosta de tomar sol na praia, acomodado numa espreguiçadeira. Mas é difícil encontrar quem não goste daqueles raios de sol suaves que surgem pela manhã, especialmente nos dias frios. 

No caso do cachorro, acredita-se que ele também goste de sentir o corpo levemente aquecido pelo sol durante o cochilo. No entanto, cientistas especulam que existem diversos outros bons motivos para explicar porque cachorro gosta de ficar no sol.

1. Alívio de dores musculares e articulares

Quem sofre de reumatismo sabe que as dores costumam piorar nos dias frios. Com o cachorro não é diferente. Isso ocorre porque, com a queda das temperaturas, os músculos ficam mais contraídos, sobrecarregando as articulações. 

Além disso, o líquido sinovial presente nessas estruturas se torna mais viscoso com o frio, o que aumenta a rigidez do local. Ah! E se seu amigo pet já quebrou alguma das patinhas, aí é que a dor pode ser ainda maior! Nesses casos dá para entender porque cachorro gosta de ficar no sol, não é? 

cachorro deitado na grama ao sol

2. Proteção parcial contra ácaros

Como conselho para quem tem rinite, diz a sabedoria popular que faz bem sacudir os lençóis e deixá-los um pouco no sol para afastar os ácaros. De fato, este e outros parasitas, como pulgas e algumas bactérias, não gostam de receber a luz direta do sol.

Por isso, outra maneira de entender porque cachorro gosta de ficar no sol é a prevenção de doenças, como a sarna. Mas só parcialmente! Para manter seu amigo realmente protegido, consulte um veterinário para dicas mais específicas.

Outro tratamento fundamental é o uso regular de medicamentos antiparasitários. Além disso, é importante manter cuidados de higiene, como banhos e limpeza regular dos ambientes em que o pet vive. 

3. Liberação de serotonina e regulação do sono

Alguns estudos sugerem que passear com cachorro no sol por alguns minutos por dia pode ajudar na liberação de serotonina. Neurotransmissor sintetizado no Sistema Nervoso Central, ela ajuda na sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade e a depressão.

Outra substância associada aos banhos de sol, a melatonina é um hormônio derivado da serotonina, que ajuda a regular o sono. Sendo assim, por se sentirem bem, essa se torna uma das razões porque cachorro fica no sol.

Tomar sol é bom, mas é preciso seguir alguns cuidados!

Os banhos de sol caninos podem trazer diversos benefícios. Contudo, em excesso e em horários inapropriados, eles aumentam o risco de câncer de pele e de queimaduras. A seguir, veja alguns cuidados essenciais que garantem a segurança do cachorro no sol:

  • cachorro precisa tomar sol. Porém, os horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h, não são bons para a saúde dele;
  • use protetor solar nas áreas de menor densidade capilar, como região dos olhos, orelhas, focinho, barriga e risca da coluna;
  • controle a duração dos banhos de sol. Banhos muito longos em dias muito quentes aumentam o risco de hipertermia. Tome cuidado principalmente com o cachorro no verão.

cachorro branco e preto ao sol

Esperamos que você tenha gostado de saber a razão dos cachorros tomarem sol. Para que esse hábito seja ainda mais saudável, na Petz você encontra ótimas opções de protetor solar para cães.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog