Alimentação

Qual é a melhor ração para cachorro filhote? Veterinária responde!

Publicado em 20 de março de 2020

Tempo de leitura: 4min

Muitos tutores se perguntam qual é a melhor ração para cachorro filhote e até quanto tempo de vida ela deve ser oferecida.

cães filhotes comendo ração

Entre mamíferos, o leite materno é o alimento primordial, fornecendo os nutrientes necessários na primeira fase da vida. No caso dos cachorros, essa fase vai até por volta da sexta semana após o nascimento, quando começa a fase do desmame. 

A partir daí, a ração de cachorro filhote e os alimentos sólidos começam a ser introduzidos aos poucos na dieta.

Afinal, com que idade o pet começa a comer ração?

Como dissemos aqui em cima, o desmame dos filhotes costuma acontecer por volta da sexta semana de vida. De acordo com a Dra. Louise Siqueira, médica-veterinária da clínica SERES Salvador (BA), é nesse momento que a pessoa responsável por cuidar da mãe e dos filhotes deve começar a transição para os alimentos sólidos. 

“A transição deve ser feita aos poucos para que o pet se adapte e mantenha sua saúde”, diz. Sobre os alimentos sólidos, a veterinária explica que eles devem ser umedecidos inicialmente, “passando para sólido mesmo apenas depois de verificar que a mastigação está efetiva”, completa. Hoje em dia, existem inclusive papinhas exclusivas para a fase do desmame. 

A partir de quantos meses posso oferecer a ração seca para filhote?

Com a maior conscientização sobre a importância da castração, são poucos os tutores que lidam com os filhotes na fase do desmame. Se você está passando por ela, é importante conversar com um veterinário para mais orientações não só a respeito da alimentação como também a respeito de outros cuidados com a mãe e com o filhote. 

cachorro filhote beijando outro filhote

Já para os demais tutores, em geral os pets são adotados a partir dos três meses de idade, o que deixa a dúvida: será que nessa fase a ração seca é a melhor opção de ração para cachorro filhote?

Segundo a Dra. Louise Siqueira, a partir da sexta semana mesmo os cães já podem começar a se alimentar com a ração seca que, a princípio, deve ser umedecida. Além de servir para fornecer os nutrientes, essa transição é importante para que o pet saiba apreender e mastigar os grãos.

Qual é a melhor ração para cachorro filhote?

“A ração ideal deve respeitar o porte do animal, a idade e sua demanda energética. Existem também rações para raças específicas que podem ser utilizadas e que respeitam as particularidades de cada raça”, esclarece a Dra. Louise, da clínica SERES, de Salvador. 

Para quem tem dúvida de quais as melhores marcas de ração para cachorro filhote, lojas como a Petz contam com muitas opções de confiança. Desde que caiba no orçamento, especialistas recomendam que os tutores ofereçam rações superpremium, de preferência específicas para raças ou portes específicos.

O importante é prestar atenção aos tipos de ração, ou seja, se ela é standard, premium ou superpremium. Apesar de mais em conta, rações do tipo standard têm menor digestibilidade do que as do tipo premium ou superpremium. Logo, ele precisa comer mais para absorver todos os nutrientes necessários. 

Seja como for, é fundamental respeitar a indicação etária da ração na embalagem. Isso porque as necessidades nutricionais de um filhote não são as mesmas de um cão adulto ou idoso. 

Ração úmida, ração seca ou alimentação caseira?

Durante muito tempo, a ração seca reinou absoluta como a principal opção de alimento para cachorros de todas as idades. Hoje em dia, porém, diversos estudos apontam para os benefícios da ração úmida — que aumenta o consumo de água — e da alimentação caseira.

Para a Dra. Louise, a transição para a ração seca não é obrigatória. Fica a critério do tutor decidir, juntamente com um veterinário, qual é a melhor opção para o pet. Seja qual for a sua escolha, a Petz tem a ração adequada para o seu amiguinho de quatro patas.

cachorro filhote dentro do pote de ração

Vale destacar que, no caso da alimentação caseira, o ideal é que a dieta seja definida por um veterinário especialista em nutrição. Assim como as rações, ela também deve ser alterada de acordo com a fase da vida do cachorro.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog