Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Postado por PETZ, em 23/02/2021

Cachorros
Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Ativos e brincalhões, os cães estão sujeitos a se machucar de vez em quando. Quedas, torções nas patas, picadas de insetos e brigas com outros animais são situações que podem levar o pet a sentir algum desconforto físico. E então, qual remédio pode dar para cachorro com dor?

cachorro triste

Na verdade, conforme explica a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz Florianópolis, nenhum medicamento deve ser utilizado sem consentimento médico-veterinário. No entanto, alguns remédios para dor são realmente tóxicos para os cães. A seguir, saiba o que pode dar para cachorro com dor

Por que você nunca deve dar medicamentos sem prescrição veterinária?

Assim como a gente, os cães também manifestam dor de maneiras diferentes. Porém, vale ficar atento a alguns sinais comuns ao quadro. Entre eles, podemos citar: choros constantes ou intermitentes (como ao andar ou durante a palpação), apatia, indisposição, falta de apetite e até agressividade repentina.

Além disso, nos casos de dor crônica, os pets podem ter comportamentos silenciosos e apenas não demonstrarem interesses que antes tinham em pequenas atividades, como brincar, caminhar e até espreguiçar.

Ao observar um ou mais desses sintomas, não tente resolver o problema sozinho. Em vez disso, agende o quanto antes uma consulta com o veterinário. Afinal, só um especialista poderá dizer qual remédio pode dar para cachorro com dor.

O uso indiscriminado de medicamentos, mesmo aqueles considerados seguros, pode resultar em superdosagens que colocam em risco a saúde do seu amigo.

Além disso, a utilização de fármacos sem acompanhamento para suprimir a dor apenas mascara o problema sem tratar a sua origem. Isso pode acabar levando à piora de certos quadros.

“Todas as medicações administradas ao cachorro devem ser prescritas com cuidado, de acordo com peso, raça, idade e estado de saúde do cão, levando-se em conta a presença de doenças concomitantes”, diz Mayara.

“Quando administradas sem prescrição de um médico-veterinário, podem resultar em intoxicações, superdosagens e mesmo ao óbito do pet”. Portanto, antes mesmo de se perguntar “cachorro com dor: o que dar?” converse com um especialista.

Remédios proibidos para cães

Caso esteja questionando “meu cachorro está com dor, que remédio posso dar?”, saiba que sem prescrição veterinária nenhum remédio é 100% seguro para os cães. 

Contudo, enquanto alguns oferecem riscos associados a fatores contingentes, como superdosagem, alergias e interações medicamentosas, há aqueles extremamente tóxicos para todos os cães, mesmo quando administrados em pequenas quantidades.

remédio diversos

Dra. Mayara explica que a intoxicação pelos medicamentos ocorre pois o organismo dos cães não consegue metabolizar essas substâncias ou tem dificuldade para eliminá-las da corrente sanguínea. “Dessa maneira, elas ficam concentradas no organismo, causando intoxicações”, diz.

Sintomas da intoxicação por medicamentos em cães

Jamais administre medicamentos ao cachorro sem consentimento veterinário. Caso ocorra a ingestão acidental do fármaco, os sintomas de intoxicação nos cães podem variar entre vômitos, anorexia, febre, salivação excessiva, falta de coordenação, diarreias, sensibilidade abdominal, arritmia e, em casos mais graves, convulsões e morte súbita. 

Lembrando que medicamentos permitidos em dosagem excessiva também podem desencadear reações adversas, inclusive intoxicações. Por isso, é importante saber qual remédio de humano pode dar para cachorro com dor e qual é a quantidade indicada.

Ao verificar que seu amigo ingeriu um fármaco que não deveria, não perca tempo. Leve-o imediatamente ao veterinário, ainda que ele não apresente sintomas. “Quanto mais rápido for realizado o atendimento, melhor será para o paciente”, alerta Mayara. 

Para um tratamento mais assertivo, durante a conversa com o veterinário, procure informar corretamente qual foi a substância nociva, em que quantidade ela foi ingerida e há quanto tempo. Isso facilita a determinação de procedimentos a fim de eliminar a substância do organismo do pet.

Cachorro com dor: o que fazer?

Caso seu amigo esteja apresentando sinais de dor, consulte um veterinário. Ele é o único profissional que poderá identificar a causa e indicar qual remédio pode dar para cachorro com dor. Lembre-se de que a dor costuma ser secundária a outros problemas de saúde. Portanto, não adianta apenas aliviá-la momentaneamente. 

cachorro sério

Agora que sabe quais medicações não pode dar para cachorro com dor, no blog da Petz, veja outras dicas que auxiliam na saúde e vitalidade do seu amigo de quatro patas.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *