Cachorros

Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Publicado em 25 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Ativos e brincalhões, às vezes, os amiguinhos de pelos se machucam. Quedas, torções nas patas, picadas de insetos e brigas com outros animais podem levar os pets a sentir algum desconforto físico. Então, qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Cachorro pug com expressão de dor.

Essa é uma dúvida muito comum entre os tutores desse animalzinho, afinal, é normal querer aliviar esse momento de desconforto rapidamente. Ninguém pode com o olhar de um cachorro com dor, não é mesmo?

Conforme explica a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz Florianópolis, nenhum medicamento deve ser utilizado sem consentimento do médico-veterinário. Isso porque existem alguns remédios para dor que podem ser realmente tóxicos para os cães. 

Assim, o melhor é procurar um especialista para indicar o melhor remédio para dor para cachorro, não acha? Se quiser entender mais sobre o assunto, a seguir, preparamos um conteúdo completo para você. Dê uma olhada abaixo!

Porque você nunca deve dar medicamentos sem prescrição veterinária

Assim como os humanos, os cães também manifestam dor de maneiras diferentes. Por isso, é importante ficar atento a alguns sinais, como choros constantes ou intermitentes (como ao andar ou durante a palpação), apatia, indisposição, falta de apetite e até agressividade repentina.

Além disso, nos casos de dor crônica, os pets podem ter comportamentos silenciosos e apenas não demonstrarem interesses que antes tinham em pequenas atividades, como brincar, caminhar e até espreguiçar.

Ao observar um ou mais desses sintomas, não tente resolver o problema sozinho. Em vez disso, agende uma consulta com o veterinário quanto antes. Afinal, só um especialista pode dizer qual remédio pode dar para cachorro com dor.

O uso indiscriminado de medicamentos, mesmo aqueles considerados seguros, pode resultar em superdosagens que colocam em risco a saúde do seu amigo. Além disso, pode apenas mascarar o problema, sem tratar a origem, o que leva à piora de certos quadros.

“Todas as medicações administradas ao cachorro devem ser prescritas com cuidado, de acordo com peso, raça, idade e estado de saúde, levando em conta a presença de doenças concomitantes”, diz Dra. Mayara.

“Quando administradas sem prescrição de um médico-veterinário, podem resultar em intoxicações, superdosagens e óbito do pet”, complementa. Portanto, antes de se perguntar “o que dar para cachorro com dor?”, converse com um especialista.

Bulldog francês deitado no chão com expressão de dor.

Remédios proibidos para cães

Caso esteja questionando “que remédio dar para cachorro com dor?”, saiba que, sem prescrição veterinária, nenhum medicamento é 100% seguro para os cães. Por isso, a melhor dica é ir a um médico-veterinário.

Mesmo quando o remédio para cachorro com dor é administrado em pequenas quantidades, pode oferecer riscos associados a fatores contingentes, como alergias e interações medicamentosas.

A Dra. Mayara explica que a intoxicação pelos medicamentos ocorre, pois, o organismo dos cães não consegue metabolizar essas substâncias ou tem dificuldade para eliminá-las da corrente sanguínea. “Dessa maneira, elas ficam concentradas, causando intoxicações”, diz.

Sintomas da intoxicação por medicamentos em cães

Jamais dê remédio para dor de cachorro sem consentimento veterinário. Caso ocorra a ingestão acidental do fármaco, os sintomas de intoxicação nos cães podem variar entre vômitos, anorexia, febre, salivação excessiva, falta de coordenação, diarreia, sensibilidade abdominal e arritmia. 

Lembrando que medicamentos permitidos em dosagem excessiva também podem desencadear reações adversas, inclusive, intoxicações. Por isso, é importante saber qual remédio de humano pode dar para cachorro com dor e qual é a quantidade indicada.

Ao verificar que seu amigo ingeriu um fármaco que não deveria, não perca tempo. Leve-o imediatamente ao veterinário, ainda que ele não apresente sintomas. “Quanto mais rápido o atendimento for realizado, melhor será para o paciente”, alerta Dra. Mayara. 

Para um tratamento mais assertivo, durante a conversa com o veterinário, procure informar corretamente qual foi a substância nociva, em que quantidade ela foi ingerida e há quanto tempo. Isso facilita a determinação de procedimentos de modo a eliminá-lo do organismo do pet.

Cachorro com dor: o que fazer?

Caso seu amigo esteja apresentando sinais de dor, consulte um veterinário. Ele é o único profissional que pode identificar a causa e indicar qual remédio pode dar para cachorro com dor. Lembre-se de que a dor costuma ser secundária a outros problemas de saúde. Portanto, não adianta apenas aliviá-la momentaneamente. 

Como os companheiros do reino animal não sabem falar, cabe aos tutores ficarem atentos aos mínimos sinais de desconforto para garantir o bem-estar. Assim, percebendo qualquer tipo de incômodo, procure saber qual remédio pode dar para cachorro com dor com um veterinário de confiança.

Filhote de golden retriever com expressão de dor.

Agora que você já conhece um pouco sobre os prós e os contras da medicação para cachorros com dor, é hora de pensar no bem-estar rotineiro do seu companheiro peludo. Para isso, não podemos deixar de falar do nosso catálogo. Acesse o site da Petz e confira os nossos produtos agora mesmo.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog