Cachorros

Quanto tempo um cachorro vive? Descubra aqui

Quando um cão integra uma família por muitos anos, com o passar do tempo, é comum que os tutores comecem a se perguntar “quanto tempo um cachorro vive?”. Todos gostariam que ele vivesse para sempre, mas infelizmente não é assim.

Em termos biológicos, a idade de um cão não é igual à dos seres humanos. O pet sente a passagem do tempo de modo muito mais rápido. Enquanto as pessoas só alcançam a maturidade biológica na adolescência, a depender do porte, um cão pode ser considerado adulto de 8 a 24 meses de idade. Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre quanto tempo um cachorro vive.

Expectativa de vida dos cachorros

Você já deve ter escutado por aí que um ano em idade canina é equivalente a sete anos humanos. Contudo, o cálculo não é tão simplista assim. Para determinar a expectativa de vida de um cachorro, é preciso levar em consideração diversos fatores, como raça, qualidade da alimentação, calendário de vacinação, realização de exercícios físicos e interação social.

O porte do cão também precisa ser considerado. Um cachorro pequeno costuma viver mais do que outro de grande porte. Porém, o que você quer saber mesmo é quanto tempo um cachorro vive, não é?

Afinal, quanto tempo um cachorro pode viver?

A média de vida dos cães de grande porte costuma variar de 7 a 10 anos. Normalmente, os de médio porte vivem de 10 a 13 anos, enquanto os de menor porte podem chegar aos 18 anos ou mais.

É preciso considerar que essas são as expectativas de vida média de um cachorro em um cenário ideal, vivendo saudável e feliz junto aos tutores. Contudo, para nossa tristeza, nem sempre é assim.

A expectativa de vida desse amado animal de estimação pode ser reduzida, principalmente por causa de doenças congênitas, traumatismos, câncer e outras questões de saúde.

O que pode diminuir a expectativa de vida dos cachorros?

A Ciência ainda tenta entender porque o câncer está entre as principais causas de óbito dos cães. Há diversos fatores relacionados nesse processo, como o envelhecimento celular. Já o atropelamento por veículos, as quedas e as brigas com outros cachorros figuram como os responsáveis mais frequentes pelos traumas.

Por isso, não custa reforçar alguns alertas, como manter o cão sempre na guia ao sair de casa, ter atenção ao abrir portas e garagens para o danadinho não fugir e ficar de olho nos filhotes junto de cães adultos.

Se você reparar bem em tudo que falamos até agora, vai perceber que pode contribuir para seu cachorro viver mais. Os cuidados com o animal aumentam significativamente a qualidade de vida dele.

Se você estiver atento ao checklist básico de cuidados que envolvem vacinação, vermifugação, alimentação de qualidade, acompanhamento com o médico-veterinário, castração, check-ups entre outros, o seu amor de quatro patas tende a viver muito mais.

Conhecendo a expectativa de vida de cada raça

Ficou curioso para saber quantos anos vive cada raça de cachorro em média? Já vamos contar! Antes disso, vamos começar falando de uma grande paixão nacional entre os brasileiros: o cachorro sem raça definida (SRD), ou seja, o querido vira-lata popular em todo o Brasil.

Afinal, quanto tempo um cachorro vira-lata vive? Ao contrário do que muitos pensam, ele não é mais resistente que um cão de raça e precisa de igual cuidado.

Além das doenças congênitas, por conta do cruzamento entre raças e por terem vivido nas ruas, muitos estão sujeitos a outros fatores de risco que podem diminuir a expectativa de vida.

Lembra do que falamos sobre traumas por atropelamentos e brigas? Some a isso falta de alimentação de qualidade e cuidados veterinários, doenças infecciosas e falta de saneamento. O resultado é uma média de vida de apenas dois anos.

Então, se você está pensando em adotar um cachorro para integrar sua família, considere um SDR para minimizar essa triste realidade. Lembrando sempre que, seja um vira-lata caramelo, seja um cachorro de raça, todo animal precisa de amor e cuidado.

Média de vida das raças populares

Agora, para matar sua curiosidade, listamos a média de vida das raças mais populares. Confira se a raça do seu filho de patas está aqui:

  • Shih-Tzu: de 10 a 15 anos;
  • Yorkshire Terrier: de 12 a 14 anos;
  • Poodle: 18 anos;
  • Lhasa apso: de 12 a 15 anos;
  • Buldogue Francês: de 10 a 12 anos;
  • Boxer: de 10 a 12 anos;
  • Chow Chow: de 11 a 13 anos;
  • Pinscher: de 12 a 15 anos;
  • Pastor Australiano: de 12 a 15 anos;
  • Golden Retriever: de 10 a 13 anos;
  • Spitz Alemão: de 17 a 18 anos;
  • Cocker Spaniel : de 13 a 15 anos;
  • Akita : de 11 a 15 anos;
  • Maltês: 15 anos.

Lembrando sempre que esses números são expectativas médias e possuem influência de muitos fatores. O avanço dos estudos sobre melhorias genéticas, funcionamento do organismo, nutrição e evolução da medicina-veterinária contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos pets e, consequentemente, do incremento na expectativa de vida.

Portanto, se o seu companheiro de quatro patas estiver se aproximando desses números, não fique triste. Isso não significa que ele deixará de fazer parte da família tão cedo.

Então, gostou de saber mais sobre quanto tempo um cachorro?  Aqui, no nosso blog, você sempre fica bem informado sobre tudo do mundo animal.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Descubra como escolher nomes de tartarugas

Os répteis são tranquilos e silenciosos e podem ser ótimas companhias. Em geral, eles são…

4 horas ago

Gato com gases: é normal soltar pum?

Um gato com gases pode até ser engraçado. Quando um pet solta pum próximo das…

5 horas ago

Espécies Endêmicas

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

23 horas ago

O que é o Ibama

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

23 horas ago

Gato pode comer kiwi

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

24 horas ago

O que é polinização

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

24 horas ago