Quantos anos vive um cachorro vira-lata? Descubra!

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 22, 2021

Cachorros
Quantos anos vive um cachorro vira-lata? Descubra!
Tempo de leitura: 3 minutos

Cachorros sem raça definida são cheios de charme e de mistério. De que tamanho ficarão quando adultos e qual será o temperamento deles, por exemplo? Outra dúvida muito comum é quantos anos vive um cachorro vira-lata.

cachorro vira lata ao sol

Se você estiver curioso para saber a resposta, continue lendo que nós contamos a seguir! E adiantamos: com carinho e dedicação, eles têm tudo para viver por muito tempo ao seu lado!

Afinal, quantos anos vive um cachorro SRD?

Para responder quantos anos vive um cachorro vira-lata, temos uma notícia boa e outra que pode decepcionar os apaixonados por números exatos. Começando por esta, a médica-veterinária da Petz, Dra. Renata Alvez, explica que o tempo de vida de um pet, seja ele de raça definida ou não, não é uma regra, e sim uma estimativa.

O que vai determinar até quantos anos vive um cachorro é uma junção de fatores, como porte do pet, predisposição genética a doenças, estilo de vida, tipo de alimentação e cuidados com a saúde durante toda a vida do cão. 

E é aí que está a boa notícia! Em grande parte, prolongar o tempo e a qualidade de vida do seu filho de quatro patas depende muito mais de você e dos cuidados que tem com ele do que com a raça. No entanto, dadas condições adequadas de saúde, estima-se que cães vivam de 10 a 16 anos.

Cachorros vira-latas vivem mais: mito ou verdade? 

É mito! Se você esperava uma resposta diferente a respeito de quanto tempo vive um vira-lata, saiba que não está sozinho. Isso porque é comum ouvir dizer que cães vira-latas são mais resistentes e vivem mais do que cães de raça.

De acordo com a Dra. Renata, a explicação é que, graças aos cruzamentos aleatórios, eles seriam menos predispostos a apresentar doenças genéticas típicas de algumas raças. “Na clínica, percebemos que os cães SRD são mais resistentes a determinadas doenças. Porém, eles necessitam dos mesmos cuidados que qualquer cachorro de raça”, diz a especialista.

vira lata preto deitado

Estimativa de vida e cuidados com cachorro vira-lata

Um cachorro vira-lata que recebe amor, carinho, cuidados e atenção com uma alimentação adequada, vacinação e prevenção contra parasitas pode ter uma estimativa de vida que ultrapasse os dez anos com muita saúde e disposição.  

Para ter uma ideia de quantos anos vive um cachorro vira-lata, basta pensar na estimativa de vida de cães abandonados. Em geral, os cães SRD vivem, em média, até dois anos, devido às más condições a que são expostos diariamente. Por isso, não faltam motivos incríveis para adotar um cachorro SRD e mudar isso! 

Dessa maneira, é importante ressaltar novamente que um cachorro vira-lata precisa de tantos cuidados quanto um cachorro de raça. Por isso, sempre ofereça os cuidados necessários para o bichinho e faça o acompanhamento regular com o médico-veterinário.

Assim, você não precisará se preocupar com quantos anos vive um cachorro vira-lata: irá aproveitar cada minuto da vida dele com um peludo saudável e feliz!

A influência do porte na estimativa de vida

Enquanto a hipótese de que cães SRD são mais resistentes que cachorros de raça não é cientificamente comprovada, estudos sugerem que quanto vive um vira-lata pode estar diretamente ligado ao porte. 

Nesse sentido, acredita-se que quanto menor é o cachorro, maior é o tempo de vida dele. Segundo a Dra. Renata Alvez, existem duas teorias para explicar esse fenômeno. De um lado, alguns estudiosos defendem que as fases da vida de cachorro e o processo de envelhecimento é mais lento em animais de pequeno porte. 

De outro, parte dos pesquisadores acredita que cães pequenos tendem a viver mais por receberem mais cuidados. Além disso, de acordo com a veterinária, “problemas articulares, presentes principalmente em cães grandes, podem diminuir seu tempo de vida”, diz.

Como funciona com outros animais

Seja como for, trata-se de algo bastante incomum na natureza. Isso porque, em geral, mamíferos maiores costumam viver bem mais que os menores. 

Como prova, basta comparar a estimativa de vida de elefantes e hamsters: os primeiros podem viver até 70 anos, já os segundos chegam no máximo aos três anos, mesmo com todos os cuidados da criação doméstica.

vira lata com orelhas grandes

Gostou de saber mais sobre os fatores que influenciam quantos anos vive um cachorro vira-lata? Continue acompanhando a Petz no blog e nas redes sociais para saber de diversas curiosidades sobre o seu melhor amigo de quatro patas e o mundo animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *