Cachorros

Quantos filhotes a cadela pode ter a cada ninhada?

Publicado em 15 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4min

Seja porque planeja ficar com os filhotes ou, ao contrário, porque deseja encontrar um novo lar para eles, uma coisa é fato: antes de colocar o pet para cruzar, é importante se informar sobre quantos filhotes uma cadela pode ter a cada ninhada. No entanto, essa não é uma ciência exata.

cachorros filhotes juntos

“Não existe uma quantidade única e exata de filhotes que uma cadela pode ter na mesma gestação”, explica a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz. “O número pode variar de acordo com o porte do cachorro, idade e estado de saúde da cadela”, completa a veterinária. 

Para ajudá-lo a planejar e identificar quantos filhotes uma cadela pode ter, confira a seguir as raças com o maior e com o menor número de filhotes por ninhada e outras curiosidades sobre a gestação de cachorro

Porte: um fator importante para o número de filhotes

Embora não seja possível prever com precisão quantos filhotes a cadela pode ter, Dra. Mayara explica que a quantidade está bastante ligada ao porte. “Uma fêmea de pequeno porte costuma parir de dois a três filhotes no mesmo parto, embora possa gerir até seis animais”, enumera. 

“Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de oito ou até doze filhotes”. Além do porte, a idade e o estado de saúde da cadela também influenciam na quantidade de filhotes por ninhada. 

filhotes dentro do comedouro

Outro fator que vale a pena ser mencionado, de acordo com a veterinária, é se a gestação ocorre ou não nos primeiros cios, e quantos filhotes uma cadela pode ter na primeira cria

“Normalmente, na primeira ninhada a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz. Por isso, não estranhe se, ao cruzar o pet uma segunda vez, ela tenha mais filhotes.

Raças populares com o maior número de filhotes por ninhada

Uma vez que a quantidade de filhotes está associada a fatores que variam de indivíduo para indivíduo, é difícil falar em raças com o maior número de filhotes. Em geral, no entanto, as raças consideradas gigantes têm maior potencial para produzir ninhadas grandes. Entre elas:

  • São Bernardo;
  • Mastim napolitano;
  • Dogue alemão,
  • Fila brasileiro.

Há relatos de cadelas das raças Mastim, Fila brasileiro e São Bernardo que chegaram a dar à luz a 20 ou mais filhotes sobreviventes de uma vez. O mais comum, no entanto, é que mesmo as raças gigantes tenham, em média, de 6 a 10 filhotes por ninhada.

Raças populares com o menor número de filhotes por ninhada

O fato de raças menores terem um menor potencial para produzir grandes ninhadas não significa que elas não possam nos surpreender de vez em quando. Nesse sentido, não são incomuns casos de cadelas da raça Shih-tzu que chegaram a ter 10 filhotes — um número bem impressionante para um cachorro tão pequeno! 

Mais frequentemente, porém, as raças miniatura e de pequeno porte costumam ter em média de 3 a 6 filhotes. Entre as raças que dão poucos filhotes na ninhada, podemos citar:

  • Spitz alemão;
  • Chihuahua;
  • Maltês;
  • Pinscher;
  • Yorkshire Terrier.

Como saber a quantidade de filhotes?

Por mais que alguns fatores possam ajudar a saber quantos filhotes uma cadela pode ter, não é possível saber com antecedência o número exato, mesmo que a cadela já tenha ficado prenhe anteriormente. 

Lembre-se de que o número de filhotes não necessariamente se repete a cada gestação de cadela. A tendência é que ele seja menor nos primeiros cios e também conforme o pet vai envelhecendo, tornando-se idoso. 

A única maneira de ter uma ideia mais precisa da quantidade de filhotes é, após o cruzamento, levar a cadela ao veterinário. Por meio de exames como ultrassom e ecografia, ele poderá dizer o número de filhotes. Mais do que para matar a curiosidade, essa etapa é fundamental a fim de proporcionar uma gestação mais tranquila à filha de quatro patas. 

cachorros filhotes dentro da cesa

“Um número grande de filhotes pode ser arriscado para a cadela. Nesses casos, indicamos que o parto seja assistido pelo médico-veterinário e que seja feito, de preferência, em uma clínica ou hospital veterinário”, diz a Dra. Mayara de Souza. 

Agora que sabe quantos filhotes uma cadela pode ter e como garantir uma prenhez segura, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre curiosidades e bem-estar animal!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog