Cachorros

Queda de pelo em cachorro: o que pode ser?

Publicado em 18 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Apesar de ser um processo natural da pelagem do pet, a queda de pelo em cachorro preocupa muitos tutores, especialmente quando ocorre em excesso. Nesses casos, vale investigar a causa, pois pode haver outros fatores envolvidos.

Cachorro peludo andando na grama.

Quem tem animais de estimação em casa sabe que é inevitável ter roupas (e cama, sofá, tapetes) cobertas com os pelos deles. Confira nossas dicas para diminuir esse problema, com o conteúdo exclusivo que o Blog Petz preparou sobre o tema!

Causas naturais de queda de pelo em cães

Quando a queda de pelo em cachorro está acontecendo, existem algumas causas naturais possíveis. Geralmente, a queda de pelo é, nada mais, nada menos, que a troca de pelos, assim como acontece com o cabelo dos humanos.

Essa queda diária é normal se for moderada, assim como a queda a cada estação do ano, chamada de troca sazonal de pelos. Quando o outono chega, por exemplo, os cachorros perdem o pelo curto do verão, e os pelos mais densos nascem para proteger o animal do frio.

Já quando o inverno acaba, esses pelos mais grossos caem, e os mais curtos e finos nascem para o cachorro não passar calor no verão. Assim, durante essas épocas do ano é normal o peludo perder muito pelo mesmo!

E quanto tempo dura a queda de pelos dos cachorros nesse caso? O problema pode perdurar por cerca de 2 meses e ocorre durante o período de março a maio e outubro a novembro.

A raça influencia na queda de pelos

Além do fator clima, a raça também é determinante quando o assunto é queda dos pelos. Algumas delas, como poodle, maltês e yorkshire, têm a tendência de soltar menos pelo, mesmo os cachorrinhos dessas raças sendo mais peludinhos.

No entanto, raças como labrador, pastor alemão, golden retriever e chow chow, são recordistas em deixar seus pelos por aí. Como eles têm o ciclo de vida do pelo mais curto, a queda é natural e não prejudica a pelagem deles.

E dependendo da raça, essa troca de pelos pode acontecer de uma a três vezes ao ano. Por isso, antes de ficar preocupado com a queda dos pelos, aprenda bastante sobre a raça do seu peludo.

Como saber se a queda é natural ou não

Sobre as causas naturais de queda de pelo em cachorro, o tutor precisa entender que todas as raças passam por esse processo, e os cães sem raça definida também. No entanto, algumas quedas não são naturais e merecem atenção especial.

O responsável deve se preocupar quando a queda de pelo afetar só uma parte do corpo do cão, quando faz falhas visíveis ou vier acompanhada de machucados, inchaço, vermelhidão, coceira e secreções anormais, como pus ou sangue.

Se você desconfia que o cãozinho está perdendo mais pelo que o normal e a queda vem acompanhada de algum desses sintomas, então a perda pode ser um sinal de alguma alteração sistêmica. Alguns exemplos são:

  • período de cio, gestação e pós-parto;
  • parasitas em geral, como piolhos, carrapatos e pulgas;
  • reações alérgicas a ingredientes da alimentação ou alérgenos ambientais;
  • estresse, como mudança de casa e viagens;
  • infecções;
  • deficiência de nutrientes;
  • problemas hormonais.

Cachorro poodle deitado na grama.

Diminuindo a queda de pelos do cachorro

Não se preocupe! Tem como diminuir a queda de pelo do cachorro. A primeira coisa que você deve fazer é levar o cãozinho ao veterinário, pois só ele vai poder dar o diagnóstico correto e tratar a doença por detrás da queda de pelo em cachorro. Veja nossas dicas:

Alimentação

Manter uma alimentação saudável é fundamental. Uma das causas da troca de pelo em excesso é a falta de nutrientes. Por isso, a ração do cachorro deve conter todos os nutrientes necessários para a saúde do bichinho nas diferentes fases da vida canina.

Banho e tosa

Manter o banho e a tosa em dia ajuda a remover o excesso de pelos, principalmente dos cachorros de pelo comprido ou de pelagem primitiva. Ainda, essa prática alivia o calor do pet e ajuda a combater doenças de pele formadas pelos nós e acúmulo de pelos.

Além disso, a higiene do animal é essencial para o seu bem-estar. Tomar banho frequentes com um shampoo de uso veterinário e específico para cada tipo de pelo auxilia a evitar acúmulo de microrganismos que, por sua vez, podem causar doenças de pele e queda dos pelos.

Escovação

Além de ser gostoso para o pet, tem como evitar queda de pelo de cachorro com a escovação. Ela retira os pelos mortos, evita que os nós se formem, deixa a pele limpa e estimula o crescimento de novos fios. Então, escove na direção de crescimento dos pelos, os pets vão amar!

Leve o peludo para tomar sol

A atividade física é muito importante para manter a saúde do cão, principalmente se ela for realizada ao sol. Ele ajuda a evitar doenças de pele e combate os ácaros, um dos principais causadores de sarna e alergias em animais.

Como tratar a queda de pelos

O tratamento de queda de pelo cachorro vai depender da causa. As doenças precisam de diagnóstico e tratamentos específicos. Nesse caso, só o veterinário pode ajudar.

E o que é bom para queda de pelo de cachorro na troca sazonal? Quando a queda é fisiológica, nossas dicas ajudam muito e podem ser complementadas com o uso de suplementos alimentares para queda de pelo.

Dois cachorros com pelo escovado sentados num sofá.

Agora que você já sabe tudo sobre a queda de pelo em cachorro, venha para uma das lojas da Petz e agende um delicioso banho para o seu peludo. Nossos profissionais são experts no assunto e irão ajudar a melhorar o bem-estar do seu amiguinho!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog