Curiosidades

Você conhece alguma raça de cachorro chinês?

Publicado em 05 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 4min

As raças de cachorros chineses estão entre as mais antigas do mundo. Por terem características tão especiais, elas conquistaram o mundo e permanecem em vários lares. Com certeza, você conhece alguma raça de cachorro chinês.

raça de cachorro chines

Essas raças são lindas. Algumas apresentam uma aparência um pouco exótica, que chama a atenção e se tornam a preferida de muitas pessoas. Veja algumas delas!

Chow Chow

É impossível não se apaixonar por um Chow Chow, primeira raça de cachorro chinês desta lista. Estima-se que ele exista há pelo menos 8.300 anos e originado de outras raças de cães chineses.

Esse pet tem uma pelagem volumosa e bem espessa. O porte varia de médio a grande. Por essas características, ele é comparado à aparência de um leão. A cor dos pelos pode ser preta, branca, marrom e bege.

Além da beleza, o traço marcante do Chow Chow é a língua arroxeada ou azulada devido à presença de células pigmentarias, essa característica deixa a língua, as gengivais e o palato com essa característica. Filhotes não nascem com essa característica, ela aparece a partir dos 2 ou 3 meses, se após esse período a coloração da língua não alterar é porque o cão não vem de uma linhagem pura.

Apesar da aparência de um filhote de leão inofensivo, o cão chinês Chow Chow costuma ter temperamento reservado. Apesar de ser um cão tranquilo, não é muito sociável com estranhos, então se não conhecer o pet é melhor evitar fazer carinho .

Sharpei

Essa raça de tamanho médio não é tão comum. As características físicas tornam o Sharpei inigualável, com dobras enrugadas de pele na cabeça, no pescoço e nos ombros, principalmente.

Ele também tem o olho mais “fechado” devido ao excesso de pele da cabeça. A língua pode ser azulada. É um animal calmo e sereno, mas agressivo com estranhos e outros animais, carregando um instinto de caçador. Por isso, não é uma raça indicada para conviver com crianças.

Pug

O cão Pug é uma pequena e fofa raça de cachorro chinês, que conquistou muitos corações ao redor do mundo. Ele se caracteriza por ter o focinho amassado, os olhos saltados, os pelos curtos e o rabo enrolado. Ao contrário das anteriores, a personalidade de se destaca por ser muito companheira, amorosa e apegada ao tutor.

O temperamento do Pug é ideal para quem quer um pet de estimação para brincar e fazer carinho, pois, além de inteligente, ele é muito amigável. O focinho achatado pode comprometer a respiração, portanto mesmo que ele adore passear, é preciso ter alguns cuidados com atividades intensas e calor.

Shih tzu

Outra raça de cachorro chinês é o Shih Tzu, muito companheiro, amigável e dócil. O nome significa “cão leão” em chinês, devido à pelagem longa, que permite fazer penteados.

raça de cachorro chines

O cão Shih Tzu é considerado pequeno, adaptando-se a espaços menores. É um cão muito sociável, convivendo bem com crianças, pessoas fora do seu convívio e outros animais. Sua pelagem longa exige cuidados extras como escovação diária e banhos e tosa frequentes.

Mastim Tibetano

Como o nome indica, o gigante e destemido cachorro Mastim Tibetano foi criado na região do Tibete. Ele é conhecido como um excelente protetor. Destaca-se pela imponência e pela força. Os instintos fazem dele um grande guardião, considerado um ótimo cão de guarda.

Devido ao tamanho, ele precisa morar em um espaço grande para gastar energia. É um pet que se apega à família, mas requer cuidado com pessoas estranhas e outros animais.

Pequinês

O cão da raça Pequinês é um dos menores do mundo. Apesar de ser um excelente companheiro, atualmente, não é muito encontrado no Brasil. Na China, ele era chamado de cachorro de manga, pois os tutores costumavam levá-lo na manga da roupa.

Mesmo sendo pequeno, é um cachorro forte, com pelagem longa, semelhante a uma pequena juba de leão. Por mais que tenha muita energia, não gosta muito de brincar. Ele é muito fiel e excelente companhia, enchendo o tutor de muito carinho.

Cão de Crista Chinês

Essa raça de cachorro chinês causa muita discordância. Há quem diga que ele é feio. Outros acham a falta de pelo no corpo um charme. A falta de pelos deve-se a uma característica genética, que também pode causar ausência ou formato anormal de alguns dentes e unhas grandes.

Por esse motivo, essa raça é considerada bastante exótica. Ele é paciente e amigável com crianças e outros animais, sendo um excelente companheiro.

raça de cachorro chines

Apesar de serem antigas, cada raça de cachorro chinês tem uma singularidade quanto à aparência e ao temperamento, que conquistam muitos tutores. Se você também é apaixonado por animais, não deixe de visitar o site da Petz para conferir tudo sobre seu melhor amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog