Cachorros

Conheça as causas e os tratamentos de alergia em cachorro

Publicado em 25 de abril de 2022

Tempo de leitura: 6min

Assim como nós, os cães também podem sentir coceiras de vez em quando, sem isso estar associado a algum problema de saúde. Incômodos temporários e tédio são alguns dos motivos que podem levar à coceira. Por outro lado, quando o “coça-coça” se torna mais intenso, é bom investigar! Pode se tratar de alergia em cachorro.

cachorro triste

De maneira geral, a alergia em cachorro pode ser causada por fatores que vão desde a picada de ectoparasitas, como pulgas, até reações exageradas do organismo a determinado ingrediente de uma ração. Porém, não é fácil saber o motivo sem ir ao médico-veterinário.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a alergia canina? A seguir, trouxemos algumas informações importantes para te ajudar a cuidar do seu amiguinho peludo. Confira!

Afinal, o que caracteriza a alergia?

A alergia pode ser definida como uma reação exacerbada do organismo do seu pet a uma substância chamada de alérgeno. É importante destacar que cada cachorro com alergia reage de uma maneira a diferentes substâncias. 

Em outras palavras, o que provoca alergia em cachorro não necessariamente terá o mesmo efeito em outro. Tudo vai depender da maneira como o sistema imunológico de cada um interpreta a presença de determinada substância. 

Assim, caso a substância seja reconhecida como invasora, o pet poderá apresentar uma reação alérgica. Isso quer dizer desde uma coceira excessiva até grandes manchas vermelhas na pele.

Conheça as principais causas da alergia canina

Conforme falamos acima, a reação alérgica depende da resposta imunológica de cada animalzinho. Alguns cachorros podem apresentar alergia aos componentes de medicamentos, enquanto outros conseguem processá-los sem problemas. 

É importante dizer que alguns tipos de alergia canina são bastante comuns na rotina veterinária. Entre eles, podemos destacar a alergia alimentar, a atopia e a dermatite alérgica por picada de pulga. Abaixo, explicamos melhor cada uma delas.

Dermatite alérgica por picada de pulga (DAPP)

Uma coisa é fato: picadas de pulga são sempre incômodas para o pet. Afinal, elas liberam substâncias que estimulam a produção de histamina pelo organismo dos cachorros. Essa é uma amina associada ao combate de inflamações, provocando reações como coceiras e coriza — no caso de acometer as vias aéreas.

A dermatite canina alérgica por picada de pulga ocorre quando há uma hipersensibilidade do organismo do amigo de quatro patas à saliva da pulga. Entre os sintomas de alergia em cachorro causada por parasitas, estão:

  • prurido (coceira), principalmente nas regiões lombar e abdominal;
  • queda localizada de pelos;
  • lesões bacterianas secundárias;
  • descamação das áreas afetadas;
  • presença de ectoparasitas.

De acordo com a Dra. Luma Castro, médica-veterinária da Petz, o diagnóstico consiste em diferenciar a DAPP de outra dermatite canina. Para isso, além do exame clínico, o veterinário fará uma anamnese (entrevista) com o tutor, a fim de conhecer melhor o histórico do pet.

cachorro perto

Uma vez confirmada essa alergia na pele de cachorro, o tratamento envolve o uso de antipulgas, assim como a limpeza total do ambiente para evitar novas infestações. “Em caso de lesões secundárias, o uso de antibióticos e antialérgicos também pode ser associado ao tratamento”, diz a veterinária. 

Atopia ou dermatite atópica

Um tanto misteriosa, a atopia é caracterizada por uma reação alérgica pruriginosa a alérgenos presentes no meio ambiente, como ácaros, pólen, bolores, poeira, substâncias inorgânicas, entre outros. Porém, o que faz com que alguns indivíduos tenham essa reação e outros não?

Conforme explica a Dra. Luma, embora não se saiba exatamente quais são os alérgenos responsáveis por desencadear a dermatite atópica em cachorro, cientistas acreditam que o principal fator desencadeador da doença é genético. Os principais sintomas da atopia são:

  • prurido (coceira);
  • lambedura excessiva em partes do corpo, como patas e abdômen;
  • evolução do quadro para lesões bacterianas ou fúngicas;
  • otites recorrentes.

Como você deve ter notado, os sintomas da atopia são muito semelhantes aos de outros tipos de alergia de cachorro, como a DAPP. Por isso, em geral, o diagnóstico é feito por meio da exclusão de outros tipos de dermatite alérgica. 

Para isso, o veterinário poderá solicitar exames de raspagem e cultura. “A partir do momento em que o diagnóstico de atopia é realizado, é possível recorrer a testes intradérmicos a fim de detectar quais são os alérgenos para aquele paciente”, esclarece a médica veterinária. 

Embora não exista cura para a atopia, é possível melhorar a qualidade de vida do pet adotando alguns cuidados, como limpeza do ambiente e dos acessórios do amigo peludo, além do uso pontual de fármacos anti-histamínicos prescritos por um veterinário.

Falando em anti-histamínicos, a Zoetis disponibiliza um portfólio de soluções que tratam da pele do cão. O Apoquel, por exemplo, é um medicamento com princípio ativo maleato de oclacitinib, que atua no controle do prurido e inflamação da pele, garantindo eficácia e rapidez em sua ação direta na causa da coceira.
Os produtos Zoetis Brasil também podem ser encontrados em nossas lojas, site e app.

Alergia ou dermatite alimentar

Outra situação muito frequente é a dermatite alimentar causada por algum alimento que o pet comeu. Nesse sentido, alguns dos principais alérgenos alimentares são as proteínas de origem animal, como a carne de boi ou frango. 

Os sintomas desse tipo de alergia em cachorro são muito semelhantes aos dos demais tipos de alergia listados nesta matéria, com acréscimo de desarranjo intestinal:

  • prurido (coceira);
  • manchas avermelhadas na pele;
  • lesões bacterianas;
  • diarreia crônica.

Confirmado o diagnóstico de cachorro com alergia alimentar, o tratamento depende principalmente de uma mudança na dieta do pet. Atualmente, existem rações medicamentosas hipoalergênicas feitas com proteínas hidrolisadas de soja ou cordeiro, ambas conhecidas por gerarem menos reações alérgicas. 

Outra opção para evitar a alergia em cachorro causada pela ração é recorrer à alimentação caseira. Seja como for, converse com um veterinário sobre a melhor maneira de garantir uma dieta adequada ao seu amigo. 

cachorro se coçando
Agora que você já conhece tudo sobre esse assunto, que tal encontrar os produtos poligênicos no site da Petz? Acesse e confira uma lista completa de acessórios para seu amiguinho.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog