Cachorros

Cachorro com febre: saiba como tratar

Publicado em 30 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

De uma hora para outra, o cãozinho que é tão alegre e companheiro parece amuado, cansado e com tremores pelo corpo todo: infelizmente, é possível que você esteja diante de um cachorro com febre. Assim como os humanos, os cachorros também podem sofrer com esse problema.

cachorro deitado na caminha.

Em geral, a febre em cães está associada a alguma anomalia no organismo que aumenta a temperatura corporal dos nossos amigos peludos. Quer saber tudo sobre esse quadro e como agir diante de um cachorro com febre? Continue com a gente que vamos te contar tudo sobre esse assunto.

O que pode causar febre no cachorro?

Sim, cachorro tem febre. Muitos tutores de primeira viagem podem se surpreender com essa informação. No entanto, o quadro pode ser bastante comum. Assim como acontece conosco, a febre no cachorro não é uma doença. 

Caracterizada pelo aumento da temperatura corporal média, ela é uma reação do organismo a algum problema. Ela indica que o corpo está tentando combater um agente agressor.

Sendo assim, podemos considerá-la um sintoma. Segundo o Dr. Caio Pereira, médico-veterinário da Petz, as causas mais comuns por trás de um cachorro com febre são infecções. 

“Das mais leves às fatais, elas podem acometer qualquer parte do corpo, podendo ser causadas por bactérias, fungos ou vírus”, explica o especialista. Alguns exemplos de doenças que podem causar febre nos cachorros são: gripe, otite e infecções urinárias. 

cachorro deitado na caminha.

O Dr. Caio também lembra que a vacinação pode ter a febre transitória como reação adversa. Esse efeito colateral deve durar no máximo 48 horas após a aplicação.

Sintomas de cachorro com febre

Como saber se o cachorro está com febre? Esta pode ser a primeira dúvida que vem à mente dos tutores. Afinal, diferente dos humanos, não é possível medir a temperatura dos cãezinhos em casa, o que pode tornar um desafio identificar quando algo não vai bem na saúde do pet.

Os sintomas de cachorro com febre incluem apatia, tremores, falta de apetite, sonolência, vômitos, diarreia e ingestão excessiva de água. Caso presencie algum comportamento como esses vindo do pet, consulte um veterinário.

Isso porque os especialistas não indicam que os tutores tentem tirar a temperatura do pet em casa. Além de levar a resultados imprecisos, aferir a temperatura canina de maneira inadequada é desconfortável e pode provocar lesões no cão. 

Sendo assim, contar com o apoio de um profissional experiente é imprescindível, já que apenas um médico em consultório tem os equipamentos e as técnicas necessárias para medir a temperatura do cachorro com febre, diagnosticando o que pode estar causando essa alteração no corpo do animalzinho.

O que fazer quando o cachorro está com febre?

Caso o especialista constate o quadro de cachorro com febre, saiba que não há motivo para alarde. As chances de ser algo passageiro e fácil de tratar são bem altas. Mesmo assim, por mais que não seja uma doença, mas um sintoma, não basta administrar um “simples remedinho” para cuidar do pet nessa situação.

As medidas recomendadas para o tratamento de um cachorro febril dependem da origem do problema. Por exemplo, no caso da febre transitória decorrente da vacinação, o uso de um fármaco antitérmico costuma ser suficiente para aliviar o desconforto do animal. 

Entretanto, quando a febre é causada por alguma inflamação mais grave, como a otite, o tratamento deve ser associado a outras medidas de combate à infecção. Nesse caso, é necessário iniciar o tratamento com medicamentos próprios para o cachorro febril, como antibióticos, antifúngicos, etc. 

Pode dar dipirona para cachorro?

Ao se deparar com o cãozinho febril, muita gente pode se questionar se pode dar dipirona para cachorro com febre. Esse é um instinto bastante natural, afinal esse é um remédio comum nas “farmacinhas” caseiras dos humanos. Porém, é preciso ter bastante cuidado ao administrar fármacos sem prescrição veterinária.

Isso porque alguns princípios ativos, como o paracetamol e o ibuprofeno, são muito perigosos para os cães. O fígado deles não é capaz de metabolizar essas substâncias da mesma maneira que o nosso. 

Há medicações da linha veterinária que substituem esses fármacos e são muito seguras para os cãezinhos. Um profissional qualificado avalia todo o histórico do peludo antes de administrar qualquer tipo de remédio. 

Por isso, consulte sempre um especialista e evite ao máximo medicar um cachorro com febre por conta própria. Afinal, o uso de medicamentos de maneira equivocada pode provocar intoxicações e lesões medicamentosas.

cachorro triste deitado no sofá.

Esperamos que você tenha aprendido como ajudar um cachorro com febre. Lembre-se de manter o acompanhamento veterinário do seu peludo sempre em dia para evitar possíveis problemas de saúde. Se precisar de algum remédio veterinário, acesse a loja on-line da Petz para adquiri-lo. Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog