Bem-Estar

Cachorro comeu papel: quais são os riscos e o que fazer

Publicado em 08 de março de 2021

Tempo de leitura: 5min

Por serem muito curiosos (e às vezes destruidores), os cães acabam incluindo no cardápio alguns “pratos” inusitados. Quando menos esperamos, podemos olhar para o lado e descobrir que nosso cachorro comeu papel!

cachorro sério

Alguns cães que passam a maior parte do tempo dentro de casa gostam muito de brincar com papel e podem acabar ingerindo o material acidentalmente. A seguir, saiba o que fazer quando o cachorro comeu papel e quais são os riscos envolvidos.

Meu cachorro comeu papel, e agora?

Não é recomendado deixar que o cachorro brinque, muito menos que coma papéis comumente encontrados em nossa casa. Porém, sabemos que no dia a dia nem sempre é fácil controlar cada passo do cachorro.

Às vezes, por algum descuido, suspeitamos que nosso amigo de quatro patas acabou comendo papel e nos perguntamos: “Meu cachorro comeu papel, o que faço?”. 

Não é preciso entrar em desespero. Mas a situação requer atenção para observar se o material pôde ser eliminado pelo próprio organismo ou se está causando alguma obstrução gastrointestinal. “E se meu cachorro comeu papel higiênico?” Valem os mesmos princípios!

A respeito da eliminação do papel pelo organismo dos cachorros, é válido destacar que esse tipo de material é composto principalmente por celulose. Presente também em vegetais, esse polissacarídeo não é facilmente digerido pelos cães, podendo seguir dois caminhos. 

Na melhor das hipóteses, em pouca quantidade, as fibras do papel podem ser incorporadas no bolo fecal para serem eliminadas em seguida. Caso contrário, o bolo de papel poderá ficar alojado no sistema gastrointestinal, causando mal-estar ou mesmo obstruções.

Quais os riscos se meu cachorro comeu papel?

Se o cachorro comeu papel, sem dúvida as obstruções são a principal preocupação. Essas podem ocorrer em diferentes regiões, como na garganta ou no intestino, provocando diferentes sintomas. A seguir, listamos os principais:

Má digestão

A má digestão ocorre quando o organismo do pet enfrenta dificuldade para digerir determinado alimento. Portanto, é uma reação esperada após a ingestão de papel. 

A fermentação do material no organismo gera gases que, por sua vez, podem provocar dores abdominais. Além disso, o organismo pode tentar expelir o papel, provocando vômito e enjoo.

Falta de apetite

Assim como a gente, os cães também não têm vontade de comer quando estão com indigestão. Logo, se o seu amigo comeu papel e está com dificuldade para digerir o material, é provável que ele perca o interesse pela ração ou mesmo por petiscos. A falta de apetite pode desencadear outros problemas, como fraqueza.

Prisão de ventre

A ausência de evacuação é um dos sinais mais importantes de obstrução gastrointestinal e também um dos mais graves, podendo até mesmo causar o óbito do pet. Além da dificuldade para ir ao banheiro, a constipação também provoca dores abdominais.

meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste

Apatia e prostração

É muito difícil manter nosso nível de energia quando não estamos nos sentindo bem. Com os cães é a mesma coisa! Portanto, caso seu amigo esteja com alguma obstrução provocando vômitos, dores abdominais e constipação, é provável que ele fique mais amuado e indisposto.

Meu cachorro comeu papel e está com obstrução gastrointestinal. O que faço?

Havendo suspeita de obstrução no sistema gastrointestinal do pet, procure atendimento veterinário e avise que o cachorro comeu papel. Exames como raio-x e ultrassom são recomendados para determinar a localização exata, assim como o grau da obstrução. 

Uma vez detalhada a situação, o veterinário poderá indicar uma dieta ou medicamentos que ajudem o organismo do pet a eliminar o material por conta própria. Em casos mais graves, pode ser necessária a remoção cirúrgica do corpo estranho. 

Meu cachorro comeu papel higiênico, como prevenir?

Uma situação é quando o pet brincou e acabou ingerindo o papel excepcionalmente. Outra bem diferente é quando o cãozinho já tem o hábito de roer esse tipo de material. 

Se o cachorro comeu papel higiênico, isso pode se tornar um padrão. Para tutores de cães que gostam de brincar com o rolo, a primeira dica é cortar o acesso do pet ao material, fechando a porta dos banheiros. 

Feito isso, procure proporcionar mais estímulos apropriados ao seu amigo. Inserir mais passeios e brincadeiras no dia a dia do seu companheiro é fundamental para garantir a saúde física e mental dele. Assim, você nunca será pego de surpresa com o questionamento: meu cachorro comeu papel higiênico! O que fazer?

Por fim, jamais permita que seu cachorro brinque com jornal. Especialmente quando molhado, este tipo de papel libera substâncias tóxicas que podem causar irritação na pele e no sistema gastrointestinal do cachorro.

cachorro deitado

Às vezes nossos bichinhos podem ser brincalhões demais e acabar comendo o que não devem. Aqui na Petz, você encontra todas as informações e produtos necessários para seu cachorro. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog